CoDAS
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CoDAS

Instruções e Políticas

POLÍTICA EDITORIAL 

Preprints 

Os autores podem submeter manuscritos ao SciELO Preprints antes ou em paralelo à submissão ao periódico CoDAS. O preprint não conta com revisão por pares formalizada no servidor de preprint em acesso aberto, operado pelo Programa SciELO. Nesses casos, o manuscrito é carregado automaticamente se atender aos critérios básicos de seleção ou se for aprovado após avaliação básica pelos editores da área do manuscrito e receberá um DOI atribuído pelo SciELO Preprints. O periódico CoDAS também pode submeter o manuscrito já aprovado em processo final de avaliação, edição e/ou publicação. Nesse último caso, o manuscrito é carregado automaticamente e terá o mesmo DOI que o artigo final.

Processo de avaliação por pares

O processo de avaliação dos manuscritos submetidos ao periódico CoDAS é composto por 3 etapas:

1. Avaliação técnica

Todos os artigos submetidos são checados quanto aos requisitos descritos nas normas de submissão. Aqueles que não estejam de acordo ou não apresentem todos os documentos solicitados são devolvidos aos autores com as indicações para adequação. Artigos de acordo com as normas e acompanhados de todos os documentos necessários passam para a próxima etapa.

2. Avaliação de escopo e interesse

Os artigos que passam na avaliação técnica são encaminhados para os Editores chefes, juntamente com o relatório de similaridade (via iThenticate). Neste momento, serão avaliados quanto à similaridade, validade científica, conformidade temático-metodológica (dentro da política editorial do periódico CoDAS) e prioridades de publicação no momento da submissão. Neste caso, o manuscrito pode ter como decisão editorial a "Rejeição imediata”. Artigos com potencial de publicação seguem para avaliação por pares.

3. Avaliação por pares

Os artigos recebidos são avaliados dentro da política de peer review, envolvendo, no mínimo, a participação de dois pareceristas da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e internacionais, de comprovada produção científica. O periódico CoDAS adota uma revisão por pares duplo-cego, os revisores não têm acesso à identificação dos autores e vice-versa. Os manuscritos podem receber parecer de “Aprovado”, “pequenas modificações”, “grandes modificações”, “Rejeitado”. Os pareceres de recusa ou de aceite com modificações sempre são acompanhados da avaliação dos revisores. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis. Na ocorrência de pareceres conflitantes, um dos Editores Associados da área específica pode ser consultado.

Avaliação por pares informada 

Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico CoDAS divulga os nomes do(s) Editor(es) responsáveis no momento da publicação do artigo. Essa prática reforça o compromisso do periódico com a integridade do processo editorial e proporciona reconhecimento aos editores pelo seu papel crucial na manutenção dos padrões de qualidade da publicação. Os pareceres dos revisores podem ser publicados junto ao artigo, com a identificação dos revisores caso haja concordância dos mesmos. Além disso, os revisores têm a opção de revelar suas identidades após a aprovação do manuscrito se assim desejarem.

A adesão a essas práticas é voluntária e busca promover um ambiente de avaliação aberto e transparente, respeitando as preferências de confidencialidade dos envolvidos.

Dados abertos

Os autores que disponibilizarem os dados brutos dos artigos publicados na CoDAS devem informar onde os dados estão disponibilizados nessa seção. É estimulado que os autores busquem disponibilizar esses materiais em repositórios de acesso aberto. Em caso de publicação num desses repositórios, declarar o repositório e URL para acessar o material disponível.

Taxas de Processamento de Artigos, após aprovação para publicação

Os artigos aprovados para publicação precisam pagar uma taxa de processamento de artigos (Article Processing Charges - APC) no momento do aceite. 

Critérios de isenção da taxa: 

Os autores que forem sócios ativos da SBFa terão isenção da taxa de 1 (um) artigo aprovado por volume. É necessário que pelo menos 1 (um) autor seja sócio ativo da SBFa na categoria “profissional sócio”. Quando houver mais autores sócios, deverá ser indicado o benefício de anuidade de qual autor será utilizado na respectiva publicação.

  • Autores brasileiros (sócios da SBFa) 

A partir do 2º artigo publicado no mesmo ano, benefício de 50% de desconto na taxa de processamento

  • Artigos originais e de Revisão: R$ 500

  • Notas (outros tipos de artigo): R$ 300

  • Autores brasileiros (não sócios da SBFa)

    • Artigos originais e de Revisão: R$ 1000

    • Notas (outros tipos de artigo): R$ 600

  • Autores internacionais

    • Artigos originais e Revisão: USD 300

    • Notas (outros tipos de artigo): USD 150

O pagamento da taxa de processamento somente acontecerá depois que os autores receberem a carta de aceite, em link privado. A presente política de pagamento de APC é válida para artigos submetidos a partir do dia 01 de Outubro de 2024.

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

CoDAS segue rigorosos padrões éticos em pesquisa, incluindo a necessidade de aprovação de Comitês de Ética em Pesquisa e o Consentimento Informado dos Participantes. A revista não tolera qualquer forma de má conduta científica, como plágio, falsificação ou fabricação de dados, e tomará as medidas cabíveis em caso de suspeita ou comprovação de tais práticas.

CoDAS está de acordo com os princípios e boas práticas sobre ética e negligência para publicações científicas. Recomenda-se COPE e o Manual de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica do SciELO.

Errata: em caso de erros identificados após a publicação de um artigo, a CoDAS publicará uma errata com as correções necessárias, garantindo a precisão e a integridade das informações científicas divulgadas. Recomenda-se https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_errata.pdf

Retratação: Em situações excepcionais, como a identificação de erros graves ou má conduta científica que comprometam a validade das conclusões de um artigo, o periódico CoDAS poderá realizar a retratação do trabalho. A retratação será devidamente comunicada aos leitores e indexadores, e o artigo permanecerá disponível online com uma nota indicando a retratação e os motivos que a justificaram. Recomenda-se https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf

Política sobre Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Detalhar quaisquer potenciais conflitos de interesses dos autores em relação à pesquisa. Caso qualquer um dos autores receba financiamento de instituições ou possuam vínculo institucional que entrem em conflito com a integridade dos resultados da pesquisa, estes devem estar explicitados nesta seção.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

O periódico CoDAS utiliza o sistema Ithenticate para a identificação de similaridades de texto que possam ser consideradas plágio. Ressalta-se que o conteúdo dos manuscritos é de inteira responsabilidade dos autores. Os artigos são verificados no momento da submissão do manuscrito. Caso haja evidências de grande similaridade entre o manuscrito e outros documentos, os autores são orientados a rever o manuscrito e resubmeter. 

Políticas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade, Questões de Sexo e Gênero

O periódico CoDAS está comprometido integralmente aos princípios Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade – DEIA (https://www1.abecbrasil.org.br/deia/). 

Os manuscritos submetidos ao periódico CoDAS devem observar os princípios da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). Por esta diretriz, os termos sexo (atributo biológico) e gênero (moldado por circunstâncias sociais e culturais) devem ser utilizados com atenção, a fim de evitar confusão de significado. Além disso, vale destacar que como parte dos temas sensíveis e caros ao periódico CoDAS estão as políticas de inclusão e acessibilidade em geral. Para garantir a acessibilidade do conteúdo das publicações, a CoDAS preocupa-se em divulgar em mídias que possuem possibilidade de ajustes de tamanho da fonte, contraste e uso de  leitor de texto.  

Comitê de Ética

Os Autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, quando pertinente.

Direitos Autorais

Os Autores de artigos publicados pela CoDAS mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado, de acordo com as recomendações dos Critérios SciELO, item 5.2.10.1.2. Direitos do autor – copyright.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela revista CoDAS, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution. Os Autores de artigos publicados pela CoDAS mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A CoDAS encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

Patrocinadores e Agências de Fomento 

  • Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa)

  • Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) - Editais de Auxílio Editorial 

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Serão aceitos para análise somente os artigos submetidos pelo Sistema de Editoração Online, disponível em http://mc04.manuscriptcentral.com/codas-scielo. Os manuscritos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol e quando aprovados são publicados em português e inglês ou espanhol e inglês.

Os manuscritos em análise editorial não poderão ser submetidos a outras publicações, nacionais ou internacionais, até que sejam efetivamente publicados ou rejeitados pelo corpo editorial. Somente um editor-chefe poderá autorizar a reprodução dos artigos publicados no periódico CoDAS em outro periódico.

Em casos de dúvidas, os autores devem entrar em contato com a secretaria executiva pelo e-mail codas@editoracubo.com.br.

Tipos de documentos aceitos

O periódico CoDAS publica os seguintes tipos de artigos: “Artigos originais”, “Artigos de Revisão” (Revisões sistemáticas com ou sem meta-análises, Revisão de Escopo e Revisão Crítica), “Comunicações breves”, “Relatos de casos”, “Cartas ao editor”.

Artigo original

Artigos destinados à divulgação de resultados de pesquisa científica e devem ser originais e inéditos. Sua estrutura deverá conter necessariamente os seguintes itens: resumo e descritores, abstract e keywords, introdução, método, resultados, discussão, conclusão, agradecimento e referências.

O resumo deve conter informações que incentivem a leitura do artigo e, assim, não conter resultados numéricos ou estatísticos. A introdução deve apresentar breve revisão de literatura que aborde os objetos de estudo, além de trazer claramente a justificativa. O método deve ser descrito com o detalhamento necessário e incluir as informações relevantes para que o estudo possa ser reproduzido. Os resultados devem ser interpretados, a fim de indicar a relevância estatística para os dados encontrados, não ser mera apresentação de tabelas, quadros e figuras. Os dados apresentados no texto não devem ser duplicados nas tabelas, quadros e figuras e/ou vice-versa. Recomenda-se que os dados sejam submetidos à análise estatística inferencial quando pertinente. A discussão não deve repetir os resultados nem a introdução, e a conclusão deve responder concisamente aos objetivos propostos, indicando clara e objetivamente qual é a relevância do estudo apresentado e sua contribuição para o avanço da Ciência. Agradecimento, quando pertinente, deve ser adicionado para contemplar o(s) fomento(s) à pesquisa recebido(s), bem como empresas/instituições que colaboraram para o desenvolvimento da pesquisa em questão. Das referências citadas (máximo 30), pelo menos 90% deverão ser constituídas de artigos publicados em periódicos indexados da literatura nacional e estrangeira preferencialmente nos últimos cinco anos. Não devem ser incluídas citações de teses ou trabalhos apresentados em congressos científicos. O arquivo não deve conter mais do que 30 páginas, incluindo tabelas, gráficos e imagens. Sugere-se que a escrita científica deste tipo de estudo siga guias de acordo com o tipo de estudo científico, a saber: CONSORT Statement (Consolidated Standards of Reporting Trials) para ensaios clínicos randomizados, STROBE Statement (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology) para estudos observacionais, e STARD (Standards for Reporting Studies of Diagnostic Accuracy) para estudos diagnósticos.

O número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, bem como a afirmação de que todos os indivíduos envolvidos (ou seus responsáveis) assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no caso de pesquisas envolvendo pessoas ou animais (assim como levantamentos de prontuários ou documentos de uma instituição), são obrigatórios e devem ser citados na seção do método. O documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa bem como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido devem ser digitalizados e anexados no sistema, no momento da submissão do artigo, documento restrito aos editores.

Artigo de revisão

Revisão sistemática com ou sem meta-análise ou Revisão de escopo

Artigos destinados a responder uma pergunta de pesquisa e analisar todas as evidências científicas a respeito dessa questão de pesquisa. Resultam de uma pesquisa com o objetivo bem definido que busca analisar ou mapear a literatura, os métodos devem conter a pergunta de pesquisa, as formas e estratégias de busca com as respectivas fontes e justificativa de escolha, a metodologia de seleção e os critérios de elegibilidade dos estudos, bem como a metodologia da extração e síntese de dados. Nas revisões sistemáticas a metodologia também deve conter a avaliação do risco de viés e da certeza da evidência. Os resultados numéricos dos estudos incluídos na revisão sistemática podem, em muitas circunstâncias, ser analisados estatisticamente por meio de meta-análise. Os artigos com meta-análise devem respeitar rigorosamente as normas indicadas para essa técnica. Todas as revisões sistemáticas e de escopo devem ser relatadas de acordo com as diretrizes do PRISMA ou do PRISMA-ScR, cujo checklist preenchido deve ser preferencialmente submetido como material suplementar. Revisões sistemáticas e de escopo devem seguir a estrutura: resumo e descritores, abstract e keywords, introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências. Todos os trabalhos selecionados para a revisão sistemática devem ser listados nas referências. O arquivo não deve conter mais do que 30 páginas (excluindo-se as referências, tabelas, gráficos e figuras). O número do registro do protocolo da revisão sistemática deve ser obrigatoriamente inserido no método. Para as revisões de escopo, sugere-se a indicação do número de registro do protocolo.

Revisão crítica

O artigo deve apresentar caráter descritivo-discursivo e dedicar-se à discussão crítica de temas de interesse científico, respeitando o escopo do periódico CoDAS. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva, ou ainda apresentar revisão de consenso ou de escopo. O artigo deve conter no máximo 30 páginas (incluindo resumos, tabelas, figuras e referências). Número máximo de tabelas e figuras: 5. O número de referências é ilimitado. Resumos com até 150 palavras.

A Revisão crítica deve ser elaborada por pesquisadores especialistas de reconhecido saber, a convite dos Editores Chefes ou indicada por Editores Associados.

  • Relato de caso ou relato de experiência

Artigos que apresentem casos ou experiências inéditas, incomuns ou inovadoras, de caso único ou série de casos, com características singulares de interesse para a prática profissional, descrevendo seus aspectos, história, condutas e resultados observados. Devem conter: resumo e descritores, abstract e keywords, introdução (com breve revisão da literatura), apresentação do caso clínico ou da experiência relatada, comentários finais e referências (máximo 15). Não devem conter mais do que 20 páginas. A apresentação do caso clínico deverá conter a afirmação de que os indivíduos envolvidos (ou seus responsáveis) assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, consentindo, desta forma, com a realização e divulgação da pesquisa e seus resultados. No caso de utilização de imagens de pacientes, no momento da submissão do artigo, deve-se anexar (de forma separada no sistema) a cópia do Consentimento Livre e Esclarecido, constando a aprovação para reprodução das imagens em periódicos científicos. Sugere-se que a escrita científica do relato de casos siga o guia The CARE Guidelines: Consensus-based Clinical Case Reporting Guideline Development.

Comunicação breve

Artigos curtos de pesquisa, com o objetivo de apresentar resultados preliminares interessantes e com impacto para a área dos distúrbios da comunicação, audiologia e deglutição, com limite de 2.500 palavras (da introdução à conclusão). Seguem o mesmo formato dos Artigos originais, devendo conter: resumo e descritores, abstract e keywords, introdução, método, resultados, discussão, conclusão e referências. Devem conter no máximo duas tabelas/quadros/figuras e 15 referências, das quais pelo menos 80% deverão ser constituídas de artigos publicados em periódicos da literatura nacional e estrangeira, preferencialmente nos últimos cinco anos.

Carta ao editor

Críticas a matérias publicadas, de maneira construtiva, objetiva e educativa, ou discussões de assuntos específicos da atualidade. As cartas serão publicadas a critério dos Editores. As cartas devem ser breves, com limite de até 1.200 palavras. 

Editorial

Texto temático de responsabilidade dos editores ou de pesquisadores convidados (até 2.000 palavras).

 

Contribuição dos Autores

As contribuições dos autores devem estar detalhadas no documento folha de rosto (title page) e seguir o padrão da taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy, https://casrai.org/credit/). Todos os contribuidores que se qualificam como autores do artigo devem ter sua contribuição descrita a partir dessa taxonomia. Contribuições que não se qualifiquem em autoria devem ser reconhecidas na seção de agradecimentos.

Preparação do Manuscrito 

As normas que se seguem devem ser obedecidas para todos os tipos de trabalhos e foram baseadas no formato proposto pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e publicado no artigo "Uniform requirements for manuscripts submitted to Biomedical journals", versão de abril de 2010, disponível em: http://www.icmje.org/.

O texto deve ser formatado em Microsoft Word, RTF ou WordPerfect, em papel tamanho ISO A4 (212x297mm), digitado em espaço duplo, fonte Arial tamanho 12, margem de 2,5cm de cada lado, justificado, com páginas numeradas em algarismos arábicos; cada seção deve ser iniciada em uma nova página, na seguinte sequência: título do artigo, em português (ou espanhol) e inglês, resumo e descritores, abstract e keywords, texto (de acordo com os itens necessários para a seção para a qual o artigo foi enviado), referências, tabelas, quadros, figuras (gráficos, fotografias e ilustrações) citados no texto e anexos, ou apêndices, com suas respectivas legendas.

Consulte a seção "Tipos de artigos" destas Instruções para preparar seu artigo de acordo com o tipo e as extensões indicadas.

Formato de Envio dos Artigos

Manuscrito

Título, resumo e descritores

O manuscrito deve ser iniciado pelo título do artigo, em português (ou espanhol) e inglês, seguido do resumo, em português (ou espanhol) e inglês, de não mais que 250 palavras. O resumo deve ser estruturado de acordo com o tipo de artigo, devendo ser claro e apresentar de forma sintética as principais partes do trabalho, e ressaltando os dados mais significativos. 

Assim, para Artigos originais, a estrutura deve ser, em português: objetivo, método, resultados, conclusão; em inglês: purpose, methods, results, conclusion. Para Revisões sistemáticas ou meta-análises, a estrutura do resumo deve ser, em português: objetivo, estratégia de pesquisa, critérios de seleção, análise dos dados, resultados, conclusão; em inglês: purpose, research strategies, selection criteria, data analysis, results, conclusion. Para Relatos de casos, o resumo não deve ser estruturado. Abaixo do resumo, especificar no mínimo cinco e no máximo dez descritores/keywords que definam o assunto do trabalho. Os descritores deverão ser baseados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) publicado pela Bireme, disponível no endereço eletrônico: http://decs.bvs.br.

Texto

Deverá obedecer a estrutura exigida para cada tipo de trabalho. A citação dos autores no texto deverá ser numérica e sequencial, utilizando algarismos arábicos entre parênteses e sobrescritos, sem data e preferencialmente sem referência ao nome dos autores, como no exemplo:

“... Qualquer desordem da fala associada tanto a uma lesão do sistema nervoso quanto a uma disfunção dos processos sensório-motores subjacentes à fala, pode ser classificada como uma desordem motora (11-13) ...”

Palavras ou expressões em inglês que não possuam tradução oficial para o português devem ser escritas em itálico. Os numerais até dez devem ser escritos por extenso. No texto, deve estar indicado o local de inserção das tabelas, quadros, figuras e anexos, da mesma forma que estes estiverem numerados, sequencialmente. Todas as tabelas e quadros devem ser em preto e branco; as figuras (gráficos, fotografias e ilustrações) podem ser coloridas. Tabelas, quadros e figuras devem ser dispostos ao final do artigo, após as referências, e ser apresentados também em anexo no sistema de submissão, tal como indicado acima.

Todos os artigos devem apresentar na seção Métodos o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e informar caso os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no caso de pesquisas envolvendo pessoas. Caso o artigo tenha sido dispensado pelo comitê de ética em pesquisa, isso deve ser explicitado na seção, juntamente da justificativa para a dispensa.

Tabelas

Apresentar as tabelas separadamente do texto, cada uma em uma página, ao final do documento e apresentá-las também em anexo, no sistema de submissão. As tabelas devem ser digitadas com espaço duplo e fonte Arial 8, numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. Todas as tabelas deverão ter título reduzido, autoexplicativo, inserido acima da tabela. Todas as colunas da tabela devem ser identificadas com um cabeçalho. No rodapé da tabela, deve constar legenda para abreviaturas e testes estatísticos utilizados.

O número de tabelas deve ser apenas o suficiente para a descrição dos dados de maneira concisa. As tabelas não devem repetir informações apresentadas no corpo do texto e, quanto à forma de apresentação, devem ter traços horizontais separando o cabeçalho, o corpo e a conclusão da tabela. Devem ser abertas lateralmente. Serão aceitas, no máximo, cinco tabelas.

Quadros

Devem seguir a mesma orientação da estrutura das tabelas, diferenciando apenas na forma de apresentação, que podem ter traçado vertical e devem ser fechados lateralmente. Serão aceitos no máximo dois quadros. Apresentar os quadros separadamente do texto, cada um em uma página, ao final do documento e apresentá-los também em anexo, no sistema de submissão.

Figuras (gráficos, fotografias e ilustrações)

As figuras deverão ser encaminhadas separadamente do texto, ao final do documento, numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, conforme a ordem de aparecimento no texto. Todas as figuras devem ser apresentadas também em anexo, no sistema de submissão. Todas as figuras deverão ter qualidade gráfica adequada (podem ser coloridas, em preto e em branco ou escala de cinza, sempre com fundo branco) e apresentar título em legenda, digitado em fonte Arial 8. Para evitar problemas que comprometam o padrão de publicação do periódico CoDAS, o processo de digitalização de imagens (“scan”) deverá obedecer aos seguintes parâmetros: para gráficos ou esquemas, usar 800 dpi/bitmap para traço; para ilustrações e fotos, usar 300 dpi/RGB ou grayscale.

Em todos os casos, os arquivos deverão ter extensão .tif e/ou .jpg. Também serão aceitos arquivos com extensão .xls (Excel), .eps, .wmf para ilustrações em curva (gráficos, desenhos, esquemas). Se as figuras já tiverem sido publicadas em outro local, deverão vir acompanhadas de autorização por escrito do autor/editor e constando a fonte na legenda da ilustração. Serão aceitas, no máximo, cinco figuras.

Legendas

Apresentar as legendas usando espaço duplo, acompanhando as respectivas tabelas, quadros, figuras (gráficos, fotografias e ilustrações) e anexos.

Abreviaturas e siglas

Devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto. As abreviaturas e siglas usadas em tabelas, quadros, figuras e anexos devem constar na legenda com seu nome por extenso. Não devem ser usadas no título dos artigos e nem no resumo.

Folha de Rosto

ORCID

Todos os autores devem ter o número de registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID) associado aos seus respectivos cadastros no sistema ScholarOne.

Afiliação autores

As afiliações dos autores devem ser apresentadas no idioma de origem da instituição e incluírem a localização geográfica da instituição (cidade, província/unidade federativa/estado e país). Quando mais de um autor pertencer a uma mesma instituição, as informações devem ser agrupadas, distinguindo-se apenas em casos de serem de departamentos ou grupos de estudo distintos. Não devem ser incluídas nas afiliações dados de titulação, cargos ou biografia.

E-mail para correspondência

O autor responsável pelo artigo deve informar seu e-mail para correspondência no documento de folha de rosto (title page). A informação será publicada junto ao manuscrito na seção de endereço para correspondência.

Registro de ensaios clínicos

O periódico CoDAS apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE) deverá ser apresentado ao final do resumo.ou em http://www.who.int/ictrp/network/primary/en/index.html. O número de identificação 

Contribuição de autoria

As contribuições dos autores devem estar detalhadas no documento folha de rosto (title page) e seguir o padrão da taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy). Todos os contribuidores que se qualificam como autores do artigo devem ter sua contribuição descrita a partir dessa taxonomia. Contribuições que não se qualifiquem em autoria devem ser reconhecidas na seção de agradecimentos.

Conflito de interesses

Detalhar quaisquer potenciais conflitos de interesses dos autores em relação à pesquisa. Caso qualquer um dos autores receba financiamento de instituições ou possuam vínculo institucional que entrem em conflito com a integridade dos resultados da pesquisa, estes devem estar explicitados nesta seção.

Disponibilidade de Dados

Os autores que disponibilizarem os dados brutos dos artigos publicados na CoDAS devem informar onde os dados estão disponibilizados nessa seção. É estimulado que os autores busquem disponibilizar esses materiais em repositórios de acesso aberto. Em caso de publicação num desses repositórios, declarar o repositório e URL para acessar o material disponível.

Ativos Digitais

Tabelas, quadros, figuras, gráficos, fotografias e ilustrações devem estar citados no texto e apresentados no manuscrito, após as referências, e ser apresentados também em anexo no sistema de submissão, tal como indicado na seção "Formato de Envio dos Artigos". 

Tabelas e quadros devem estar em formato editável, ou seja, construídos utilizando software de edição de tabelas / planilhas ou criados em editor de texto, utilizando a ferramenta de tabelas.

Todas as figuras devem ser apresentadas também em anexo, no sistema de submissão. Todas as figuras deverão ter qualidade gráfica adequada (podem ser coloridas, em preto e em branco ou escala de cinza, sempre com fundo branco) e apresentar título em legenda, digitado em fonte Arial 8. Para evitar problemas que comprometam o padrão de publicação do periódico CoDAS, o processo de digitalização de imagens (“scan”) deverá obedecer aos seguintes parâmetros: para gráficos ou esquemas, usar 800 dpi/bitmap para traço; para ilustrações e fotos, usar 300 dpi/RGB ou grayscale.

Em todos os casos, os arquivos deverão ter extensão .tif e/ou .jpg. Também serão aceitos arquivos com extensão .xls (Excel), .eps, .wmf para ilustrações em curva (gráficos, desenhos, esquemas). Se as figuras já tiverem sido publicadas em outro local, deverão vir acompanhadas de autorização por escrito do autor/editor e constando a fonte na legenda da ilustração. Serão aceitas, no máximo, cinco figuras.

À parte do manuscrito, em uma folha separada, apresente a página de identificação, tal como indicado anteriormente. O manuscrito não deve conter dados de autoria, estes dados devem ser apresentados somente na Página de Identificação.

Citações e Referências

As referências e citações devem estar apresentadas no formato denominado “Vancouver Style”, conforme exemplos abaixo, e os títulos de Journal Indexed in Index Medicus, da National Library of Medicine e disponibilizados no endereço: ftp://ftp.nlm.nih.gov/online/journals/archive/ljiweb.pdf

Devem ser numeradas consecutivamente, na mesma ordem em que foram citadas no texto, e identificadas com números arábicos. 

Para todas as referências, citar todos os autores até seis. Acima de seis, citar os seis primeiros, seguidos da expressão et al.

  • Recomendações gerais

    • Utilizar preferencialmente referências publicadas em periódicos indexados nos últimos cinco anos.

    • Sempre que disponível devem ser utilizados os títulos dos artigos em sua versão em inglês.

    • Sempre que possível incluir o DOI dos documentos citados.

    • Devem ser evitadas as referências de teses, dissertações ou trabalhos apresentados em congressos científicos.

Exemplos de referências

  • Artigos de periódicos

Shriberg LD, Flipsen PJ Jr, Thielke H, Kwiatkowski J, Kertoy MK, Katcher ML et al. Risk for speech disorder associated with early recurrent otitis media with effusions: two retrospective studies. J Speech Lang Hear Res. 2000;43(1):79-99.

Wertzner HF, Rosal CAR, Pagan LO. Ocorrência de otite média e infecções de vias aéreas superiores em crianças com distúrbio fonológico. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2002;7(1):32-9.

  • Livros

Northern J, Downs M. Hearing in children. 3rd ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 1983.

  • Capítulos de livros

Rees N. An overview of pragmatics, or what is in the box? In: Irwin J. Pragmatics: the role in language development. La Verne: Fox; 1982. p. 1-13.

  • Capítulos de livros (mesma autoria)

Russo IC. Intervenção fonoaudiológica na terceira idade. Rio de Janeiro: Revinter; 1999. Distúrbios da audição: a presbiacusia; p. 51-82.

  • Documentos eletrônicos

ASHA: American Speech and Hearing Association [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; c1997-2008. Otitis media, hearing and language development. [cited 2003 Aug 29]; [about 3 screens]

Documentos Suplementares 

Devem ser incluídos, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

  • Carta assinada por todos os autores, contendo permissão para reprodução do material e termos de responsabilidade dos autores ao publicar na CoDAS. O documento deve estar digitalizado. No sistema, tipifique como “Supplemental File NOT for Review” (modelo disponível em inglês e em português);

  • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizado o trabalho, quando referente a pesquisas em seres humanos ou animais. O documento deve estar digitalizado. No sistema, tipifique como “Supplemental File NOT for Review”;

  • Declaração de conflitos de interesse, quando pertinente. O documento deve estar digitalizado. No sistema, tipifique como “Supplemental File NOT for Review”;

  • Página de identificação do manuscrito. Todos os dados de autoria devem estar na Página de identificação (clique aqui para fazer o download do modelo). O manuscrito não deve conter dados de autoria. No sistema, tipifique como “Title Page”;

  • Tabelas, quadros, figuras, gráficos, fotografias e ilustrações devem estar citados no texto e apresentados no manuscrito, após as referências. Devem ser apresentados também em anexo, no sistema de submissão. Tabelas e quadros devem ser apresentados em formato DOC ou DOCX. Figuras, gráficos, ilustrações e fotografias devem ser apresentadas no mínimo em 300 dpi, com boa resolução e nitidez. No sistema, tipifique como “Table”, “Figure” ou “Image”;

  • Manuscrito (veja abaixo como preparar este documento). No sistema, tipifique como “Main Document”;

  • Com relação à submissão do Manuscrito revisado após sugestão dos revisores, os autores devem redigir uma “Carta de resposta aos revisores” com a finalidade de responder possíveis questionamentos e justificar quando for pertinente. No texto da versão revisada, sinalizar as mudanças pontuais realçadas com a cor amarela, ao longo do texto. A “Carta de resposta aos revisores” deve ser inserida no sistema de submissão de artigos no item “Supplemental File for Review”, juntamente com a submissão da nova versão do manuscrito.

 

Declaração de Financiamento

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

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