CoDAS
https://codas.org.br/about
CoDAS

Sobre a Revista

Breve Histórico

CoDAS (on-line ISSN 2317-1782) é um periódico científico e técnico de acesso aberto publicado bimestralmente pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). É uma continuação da anterior “Revista de Atualização Científica Pró-Fono” (ISSN 0104-5687), até 2010 e “Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (JSBFa)” (ISSN 2179-6491), até 2012.

A missão do periódico CoDAS é contribuir para a divulgação do conhecimento técnico e científico em Ciências e Distúrbios da Comunicação e áreas associadas - especificamente nas áreas de Linguagem, Audiologia, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia e Saúde Pública - produzido no Brasil e no exterior. O nome do periódico CoDAS foi criado com base nas áreas principais dos 'Distúrbios de Comunicação, Audiologia e Deglutição' e foi concebido para ser curto e fácil de lembrar. O título abreviado do periódico é CoDAS, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. O periódico é uma publicação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Conformidade com a Ciência Aberta 

O periódico CoDAS é de acesso aberto. O periódico adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para a divulgação de trabalhos publicados (Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin). Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria.Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY 4.0. 

Avaliação por pares informada e Dados abertos

Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico CoDAS divulga os nomes do(s) Editor(es) responsáveis no momento da publicação do artigo. Essa prática reforça o compromisso do periódico com a integridade do processo editorial e proporciona reconhecimento aos editores pelo seu papel crucial na manutenção dos padrões de qualidade da publicação. Os pareceres dos revisores podem ser publicados junto ao artigo, com a identificação dos revisores caso haja concordância dos mesmos. Além disso, os revisores têm a opção de revelar suas identidades após a aprovação do manuscrito se assim desejarem.

A adesão a essas práticas é voluntária e busca promover um ambiente de avaliação aberto e transparente, respeitando as preferências de confidencialidade dos envolvidos.

Ética na Publicação

O periódico CoDAS dedica-se a cumprir as boas práticas e segue normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica estabelecidas pelas instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: COPEICMJEFapesp e o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.

O periódico CoDAS está atento a casos de suspeita de má conduta científica, seja na elaboração de projetos, execução de pesquisas ou divulgação da ciência. O plágio e o autoplágio são formas de má conduta científica que envolvem a apropriação de ideias ou contribuição intelectual de outros, sem o devido reconhecimento em forma de citação. Sendo assim, adotamos o sistema Ithenticate para identificação de similaridades de texto que possam ser consideradas plágio. Ressalta-se que o conteúdo dos manuscritos é de inteira responsabilidade dos autores.

Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação/fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis.

Declaração de Uso de Inteligência Artificial: declarar qualquer uso de inteligência artificial (IA), modelos de linguagem de grande escala (LLM) ou tecnologias similares na produção de texto incluído em seus manuscritos, seja esse texto utilizado integralmente ou em partes (consultar Uso de Chatbots (Inteligência Artificial) nos Manuscritos).

Foco e Escopo

O periódico CoDAS aceita submissões originais em português, espanhol e inglês. Uma vez aprovados, artigos em português ou em espanhol serão traduzidos e publicados na língua original e em inglês. Traduções estão previstas para serem financiadas pelos autores e devem ser feitas por empresas indicadas pelo periódico CoDAS ou por empresas com comprovada experiência em traduções científicas de artigos na mesma área do periódico. Os artigos poderão ser submetidos diretamente em inglês; neste caso os artigos não serão traduzidos para o português, mas o texto escrito em inglês será avaliado e, se necessário, uma revisão de inglês será requerida de modo a ser financiada pelos autores. As políticas do periódico podem ser lidas integralmente em "Instruções aos Autores".

Preservação Digital 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Fontes de Indexação

Ficha Bibliográfica 

  • Título do periódico: CoDAS

  • Título abreviado: CoDAS

  • Publicação de: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

  • Periodicidade: Bimestral

  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua

  • Ano de criação do periódico: 2013

Websites e Mídias Sociais

CoDAS

Share this page
Page Sections