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https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232023125pt
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Artigo Original

Utilização de dispositivos digitais, funcionamento familiar e desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar: um estudo transversal

Use of digital devices, family functioning, and language development in preschool children: a cross-sectional study

Maria Inês Figueiras Gomes; Marisa Lobo Lousada; Daniela Maria Pias de Figueiredo

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Resumo

RESUMO: Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a utilização de dispositivos digitais, o funcionamento familiar e o desenvolvimento da linguagem em crianças de idade pré-escolar.

Método: Estudo transversal, descritivo-correlacional com uma amostra de 93 díades pais-crianças. As crianças tinham uma média etária de 57,01 ± 9,95 meses, sendo a maioria do gênero feminino. Os instrumentos de recolha de dados incluíram um questionário sobre o uso de dispositivos digitais, a versão portuguesa da Escala de Avaliação da Flexibilidade e Coesão Familiar - Versão IV (FACES-IV) e o Teste de Linguagem - Avaliação de Linguagem Pré-Escolar (TL-ALPE).

Resultados: As respostas demonstram uma maior tendência para a utilização do smartphone, tablet e televisão entre 0 e 3 horas por dia nas crianças. Com a aplicação da FACES-IV e do TL-ALPE, verificou-se que a maioria das famílias participantes eram do tipo equilibrado e que a maioria das crianças apresenta um normal desenvolvimento da linguagem. Observaram-se relações estatisticamente significativas entre a FACES-IV e o TL-ALPE; a FACES-IV e a utilização de dispositivos digitais; a utilização de dispositivos digitais e o TL-ALPE. Verificou-se que crianças com um funcionamento familiar mais equilibrado pontuam mais alto nas provas do TL-ALPE e que o tempo de uso de dispositivos digitais pode comprometer o desenvolvimento da linguagem.

Conclusão: Destaca-se o impacto da utilização dos dispositivos digitais e o papel do funcionamento familiar no desenvolvimento da linguagem da criança, sugerindo que uma utilização moderada de dispositivos digitais e um funcionamento familiar equilibrado são fatores facilitadores de um bom desenvolvimento da linguagem.

Palavras-chave

Desenvolvimento da Linguagem, Desenvolvimento Infantil, Idade Pré-escolar, Tecnologia Digital, Dinâmica Familiar

Abstract

Purpose: This study aimed to analyse the relationship between the use of digital devices, family function, and language development in preschool children.

Methods: This cross-sectional, descriptive-correlational study included a sample of 93 parent–child dyads. The children were of an average age of 57.01 ± 9.95 months, and the majority were female. The data collection instruments included a questionnaire on the use of digital devices, the Portuguese version of the Family Flexibility and Cohesion Evaluation Scale – Version IV (FACES-IV), and a Preschool Language Test (TL-ALPE).

Results: The findings showed a greater tendency of children to use smartphones, tablets, and television for 0–3 hours daily. The analysis of the responses on the FACES-IV and TL-ALPE instruments showed that most of the participating families were of the balanced type and that most children had normal language development. Statistically significant relationships were found between the FACES-IV subscales and TL-ALPE subtests, FACES-IV subscales and the use of digital devices, and the use of digital devices and TL-ALPE subtests. Notably, children in more balanced family functioning scored higher on TL-ALPE tests, and the time spent using digital devices may compromise language development.

Conclusion: This study highlights the impact of digital device use and the role of family functioning on children’s language development, suggesting that moderate digital device use and balanced family functioning are facilitating factors for good language development.

Keywords

Language Development; Child Development; Preschool Age; Digital Technology; Family Dynamic

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Submetido em:
21/06/2023

Aceito em:
14/09/2023

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