CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20242023349pt
CoDAS
Artigo Original

Software para avaliação e monitoramento do desenvolvimento da decodificação em escolares do Ensino Fundamental I: validade baseada nos processos de resposta

Software for assessment and monitoring the decoding skills development of children from the elementary school: validity based on response process

Aparecido José Couto Soares; Débora Maria Befi-Lopes

Downloads: 0
Views: 54

Resumo

RESUMO: Objetivo: Dar seguimento ao processo de validação do Protocolo de Acompanhamento do Desenvolvimento da Decodificação (PRADE) em formato de software na etapa de evidência de validade baseada nos processos de resposta.

Método: Foram participantes deste estudo 250 indivíduos, sendo 125 indivíduos oriundos de escola privada e 125 indivíduos oriundos de escola pública. A avaliação foi realizada presencialmente por meio do software que hospeda as tarefas do instrumento, as quais são organizadas em decodificação de palavras e não-palavras balanceadas linguisticamente respeitando-se as regras de decodificação do Português Brasileiro. O software elabora relatório individual de desempenho de cada participante contabilizando o tempo de decodificação de cada estímulo, assim como o número de palavras decodificadas corretamente. Os dados são organizados de forma a contabilizar o tempo de decodificação correta dos estímulos, acurácia de decodificação e porcentagem de acertos. Todos os dados passaram por análise estatística por meio do software SPSS.

Resultados: Os dados indicaram importante efeito da extensão de palavras e não-palavras em estudantes de escola pública e privada. Ademais, foi possível observar a evolução da decodificação, em função do ano escolar, em todas as variáveis estudadas. Em ambos os grupos observou-se forte influência das não-palavras no desempenho dos estudantes em todo o Ensino Fundamental I.

Conclusão: Os dados indicam validade na análise dos processos de resposta, uma vez que foi possível caracterizar adequadamente o desempenho de crianças de escola pública e privada em todo o Ensino Fundamental I, caracterizando cada grupo, bem como suas diferenças conforme o avanço da escolaridade.

Palavras-chave

Leitura, Aprendizagem, Criança, Ensino, Software

Abstract

Purpose  To continue the validation process of the Decoding Development Monitoring Protocol (PRADE) in software format in the validity evidence stage based on response processes.

Methods  250 individuals participated in this study, 125 individuals from private schools and 125 individuals from public schools. The assessment was carried out in person using the software that hosts the instrument's tasks, which are organized into decoding linguistically balanced words and non-words, respecting the decoding rules of Brazilian Portuguese. The software prepares an individual performance report for each participant, counting the decoding time for each stimulus, as well as the number of words decoded correctly. The data is organized considering the correct decoding time of the stimuli, decoding accuracy and percentage of correct answers. All data underwent statistical analysis using SPSS software.

Results  The data indicated an important effect of the length of words and non-words on public and private school students. Furthermore, it was possible to observe the evolution of decoding, depending on the school year, in all the variables studied. In both groups, a strong influence of non-words on student performance throughout Elementary School I was observed.

Conclusion  The data indicate validity in the analysis of response processes, since it was possible to adequately characterize the performance of school children public and private throughout Elementary School I, characterizing each group, as well as their differences according to the advancement of schooling.

Keywords

Reading; Learning; Child; Teaching; Software

Referências

1 Nese JFT, Biancarosa G, Cummings K, Kennedy P, Alonzo J, Tindal G. In search of average growth: describing within-year oral reading fluency growth across Grades 1-8. J Sch Psychol. 2013;51(5):625-42. http://doi.org/10.1016/j.jsp.2013.05.006. PMid:24060064.

2 Carter MD, Walker MM, O’Brien K. The effects of rate on single-word reading assessment. Am J Speech Lang Pathol. 2015;24(1):13-23. http://doi.org/10.1044/2014_AJSLP-14-0021. PMid:25410261.

3 Damasceno ESS, Sacaloski M, Costa MO, Kida ASB, de Avila CRB. Programa de estimulação no ambiente educacional para aprimoramento de habilidades subjacentes à leitura. Audiol Commun Res. 2022;27:e2549. http://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2549.

4 Cogo-Moreira H, Molinari GL, de Carvalho CAF, Kida ASB, Lúcio PS, de Avila CRB. Pontos de corte, sensibilidade e especificidade para rastreamento da fluência leitora em crianças. CoDAS. 2023;35(3):e20210263. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20232021263pt. PMid:37283398.

5 Alves LM, dos Santos LF, Miranda ICC, Carvalho IM, Ribeiro GL, Freire LSC, et al. Evolução da velocidade de leitura no Ensino Fundamental I e II. CoDAS. 2021;33(5):e20200168. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020168. PMid:34259754.

6 Gentilini LKS, Andrade MEP, Basso FP, de Salles JF, Martins-Reis VO, Alves LM. Desenvolvimento de instrumento para avaliação coletiva da fluência e compreensão de leitura textual em escolares do ensino fundamental II. CoDAS. 2020;32(2):e20190015. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20192019015. PMid:32130312.

7 Cunha VLO, Capellini SA. Desempenho de escolares de 1a a 4a série do ensino fundamental nas provas de habilidades metafonológicas e de leitura - PROHMELE. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(1):56-68. http://doi.org/10.1590/S1516-80342009000100011.

8 Oliveira AM, Capellini SA. Desempenho de escolares na adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura. Pro Fono. 2010;22(4):555-60. http://doi.org/10.1590/S0104-56872010000400033.

9 Oliveira AM, Capellini SA. Compreensão leitora de palavras e frases: elaboração de words and sentences reading comprehension : elaboration of evaluation procedure. Psicol Estud. 2013;18(2):293-301. http://doi.org/10.1590/S1413-73722013000200010.

10 Chaves-Sousa S, Santos S, Viana FL, Vale AP, Cadime I, Prieto G, et al. Development of a word reading test: identifying students at-risk for reading problems. Learn Individ Differ. 2017;56:159-66. http://doi.org/10.1016/j.lindif.2016.11.008.

11 Instituto ABCD. EduEdu Proposta Educacional. São Paulo: Instituto ABCD; 2023

12 Brasil. Nota sobre o Brasil no PISA. Brasília: Ministério da Educação; 2023.

13 Stern JMB, Dubeck MM, Dick A. Using Early Grade Reading Assessment (EGRA) data for targeted instructional support: learning profiles and instructional needs in Indonesia. Int J Educ Dev. 2018;61:64-71. http://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.12.003.

14 Kainz K. Early academic gaps and Title I programming in high poverty, high minority schools. Early Child Res Q. 2019;47:159-68. http://doi.org/10.1016/j.ecresq.2018.08.012.

15 Venancio SI, Bortoli MC, Frias PG, Giugliani ER, Alves CR, Santos MO. Development and validation of an instrument for monitoring child development indicators. J Pediatr (Rio J). 2020;96(6):778-89. http://doi.org/10.1016/j.jped.2019.10.008. PMid:31794693.

16 Alcantara HF, Azevedo AIL, Messias BLC, de Medeiros ACD, Barbosa ALA, Azoni CAS. Desempenho em vocabulário receptivo e variáveis sociodemográficas em escolares com queixa de dificuldades de aprendizagem. Audiol Commun Res. 2021;26:e2523. http://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2523.

17 Soares AJC, Sassi FC, Fortunato-Tavares T, Andrade CRF, Befi-Lopes DM. How word/non-word length influence reading acquisition in a transparent language: implications for children’s literacy and development. Children (Basel). 2023;10(1):49. http://doi.org/10.3390/children10010049. PMid:36670600.

18 Soares AJC, Santos GHC, Befi-Lopes DM. Desempenho em decodificação e escrita de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem: dados preliminares. CoDAS. 2024;36(1):e20220318. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20232022318en. PMid:37878958.

19 Fortunato-Tavares T, Befi-Lopes D, Orazem J, Soares AJC. Word-level reading skills of Brazilian children with developmental language disorder. Lang Acquis. 2023;1-20. http://doi.org/10.1080/10489223.2023.2257202.

20 AERA: American Educational Research Association. APA: American Psychological Association. NCME: National Council on Measurement in Education.Standards for educational and psychological testing. Washington: AERA, APA; New York: NCME; 2014.

21 Pernambuco L, Espelt A, Magalhães HV Jr, Lima KC. Recomendações para elaboração, tradução, adaptação transcultural e processo de validação de testes em Fonoaudiologia. CoDAS. 2017;29(3):e20160217. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016217. PMid:28614460.

22 Scliar-Cabral L. Princípios do sistema alfabético do Português do Brasil. São Paulo: Contexto; 2003. 250 p.

23 Viaro ME, Guimarães-Filho ZO. Análise quantitativa da freqüência dos fonemas e estruturas silábicas portuguesas. Estud Linguísticos. 2007;36(1):27-3.

24 Reschly AL, Busch TW, Betts J, Deno SL, Long JD. Curriculum-Based Measurement Oral Reading as an indicator of reading achievement: a meta-analysis of the correlational evidence. J Sch Psychol. 2009;47(6):427-69. http://doi.org/10.1016/j.jsp.2009.07.001. PMid:19808123.

25 APA: American Psychiatric Association. Referência rápida aos critérios diagnósticos do DSM-5-TR. Porto Alegre: Artmed; 2023.

26 Soares AJC, Cárnio MS, Wertzner HF. A relevancia da medida de silabas por minuto na avaliacao da velocidade de leitura. CoDAS. 2017;29(2):e20160080. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016080.

27 Brasil. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília: Ministério da Educação; 2023.

28 Kilgus SP, Methe SA, Maggin DM, Tomasula JL. Curriculum-based measurement of oral reading (R-CBM): a diagnostic test accuracy metaanalysis of evidence supporting use in universal screening. J Sch Psychol. 2014;52(4):377-405. http://doi.org/10.1016/j.jsp.2014.06.002. PMid:25107410.
 


Submetido em:
08/01/2024

Aceito em:
07/03/2024

6769edeca953950c2c26a093 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections