Validade baseada nos processos de respostas - Protocolo MMBGR Lactentes e Pré-escolares: Instrutivo e História Clínica Miofuncional Orofacial
Validity based on the response processes of the MMBGR Protocol Infants and Preschoolers: Instructional and Orofacial Myofuncional Clinical History
Alexia Stéfanny Menezes da Conceição dos Santos, Yasmim Dourado Goes, Herick Santos Assis, Maria Vanessa Martins Alves, Amanda Tafnes Soares de Melo, Geovania Dias Barbora, Íkaro Daniel de Carvalho Barreto, Elisdete Maria Santos de Jesus, Giédre Berretin-Felix e Andréa Monteiro Correia Medeiros.
Resumo
Objetivo: Apresentar a etapa da evidência de validade baseada nos processos de respostas do Protocolo MMBGR Lactentes e Pré-escolares: Instrutivo e História Clínica Miofuncional Orofacial. Método: Estudo desenvolvido conforme recomendações para validação de testes em Fonoaudiologia. Realizada análise da validade baseada nos processos de resposta do instrumento. Participaram dez fonoaudiólogos, que atuam em clínica e/ou pesquisa da Motricidade Orofacial com população entre 6 e 71 meses de idade, que aplicaram o Protocolo MMBGR Lactentes e Pré-escolares: Instrutivo e História Clínica Miofuncional Orofacial junto aos responsáveis pelas crianças. Os fonoaudiólogos emitiram apreciação sobre aplicabilidade do instrumento via formulário eletrônico do Google®, contendo questões dicóticas e/ou múltipla escolha, e escala likert com espaço para justificar respostas negativas. Os dados foram tabulados em planilhas Microsoft Excel 2016® e analisados pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Utilizado software R Core Team 2022 (Versão 4.2.2). Resultados: Todos os itens do Protocolo MMBGR Lactentes e Pré-escolares: Instrutivo e História Clínica Miofuncional Orofacial foram válidos na aplicação em contexto real. Protocolo de História Clínica Miofuncional Orofacial - IVC 100% quanto à facilidade de aplicação e preenchimento, e uso na prática profissional; e IVC 90% quanto à utilidade para clínica fonoaudiológica. O Instrutivo obteve IVC 80% quanto à utilidade e 70% referente à necessidade de leitura prévia para preenchimento do Protocolo MMBGR Lactentes e Pré-escolares. Conclusão: O Instrutivo e o Protocolo História Clínica Miofuncional Orofacial, pertencentes ao protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-escolares tiveram comprovada validade baseada nos processos de resposta, para uso na clínica fonoaudiológica.
Palavras-chave
Abstract
Purpose: Present the step of evidence of validity based on the responses to procedures of the MMBGR Protocol Infants and Preschoolers: Instructional and Orofacial Myofunctional Clinical History. Methods: Study developed according to phonoaudiologic tests validations recommendations. Validity analysis performed based on the process of instrument response. Ten speech therapists, that work on phonoaudiology clinic and/or orofacial myofunctional research on the population with age between 6 to 71 months, participated and applied the MMBGR Protocol Infants and Preschoolers: Instructional and Orofacial Myofunctional Clinical History with those responsible for the children. The speech therapists appraised the instrument applicability via Google®️ electronic forms, containing dichotic and/or multiple-choice questions, and likert scale with space to justify negative answers. The data was tabulated on Microsoft Excel 2016®️ worksheets and analyzed by the content validity index (CVI). The software R Core Team 2022 (Versão 4.2.2) was used. Results: All items from the MMBGR Protocol Infants and Preschoolers: Instructional and Orofacial Myofunctional Clinical History were valid when applied to real contexts. Orofacial Myofunctional Clinic history protocol- IVC 100% in terms of ease of application and filling and usage in professional practice; IVC 90% in terms of usefulness for phonoaudiology clinic. The instructional got IVC 80% in terms of clinic usefulness and 70% regarding to the prior reading necessity to fill the MMBGR Protocol Infants and Preschoolers. Conclusion: The Instrucional and Orofacial Myofunctional Clinical History, in the MMBGR Protocol Infants and Preschoolers had its validity proven based on the processes of responses to the usage on phonoaudiology clinic.
Keywords
Referencias
-
Melo ATS, Barbosa GD, Jesus EMS, Matos ALS, Santos EMS, Barreto ÍDC, et al. Clinical history speech-language pathology protocols: integrative review. Audiol Commun Res. 2022;27:e2673. http://doi.org/10.1590/2317-6431-2022-2673en
-
Medeiros AMC, Marchesan IQ, Genaro KF, Barreto ÍDC, Berretin-Felix G. MMBGR protocol – infants and preschoolers: instructive and orofacial myofunctional clinical history. CoDAS. 2022;34(2):e20200324. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020324 PMid:35019077
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020324 -
Ieto V, Cunha MC. Complaint, demand and wish in speech-language pathology clinical practice: a case study. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2007;12(4):329-34. http://doi.org/10.1590/S1516-80342007000400013
» http://doi.org/10.1590/S1516-80342007000400013 -
Masson AA, Sampaio LC, Cavadas ACSM. Reflexões sobre o direito universal à anamnese clínica. Revista Dissertar. 2018;1(28-29):11-8. http://doi.org/10.24119/16760867ed1141
» http://doi.org/10.24119/16760867ed1141 -
Genaro KF, Felício CM. Protocolos clínicos de avaliação miofuncional orofacial. In: Tratado das especialidades em fonoaudiologia. 1ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan; 2014. p. 473-92.
-
Medeiros AMC, Marchesan IQ, Genaro KF, Barreto ÍDC, Berretin-Felix G. MMBGR protocol – infants and preschoolers: myofunctional orofacial clinic examination. CoDAS. 2022;34(5):e20200325. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020325 PMid:35475847
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020325 -
Pernambuco L, Espelt A, Magalhães HV Jr, Lima KC. Recommendations for elaboration, transcultural adaptation and validation process of tests in speech, hearing and language pathology. CoDAS. 2017;29(3):e20160217. PMid:28614460
-
Egger-Rainer A. Determination of content validity of the epilepsy monitoring unit comfort questionnaire using the content validity index. J Nurs Meas. 2018;26(2):398-410. http://doi.org/10.1891/1061-3749.26.2.398 PMid:30567951
» http://doi.org/10.1891/1061-3749.26.2.398 -
Wörz S, Bernhardt H. Towards an uniformly most powerful binomial test. Stat Hefte. 2020;61(5):2149-56. http://doi.org/10.1007/s00362-018-1029-6
» http://doi.org/10.1007/s00362-018-1029-6 -
Genaro KF, Berretin-Felix G, Rehder MIBC, Marchesan IQ. Orofacial myofunctional evaluation: MBGR protocol. Rev CEFAC. 2009;11(2):237-55. http://doi.org/10.1590/S1516-18462009000200009
» http://doi.org/10.1590/S1516-18462009000200009 -
Felício CM, Ferreira CLP. Protocol of orofacial myofunctional evaluation with scores. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2008;72(3):367-75. http://doi.org/10.1016/j.ijporl.2007.11.012 PMid:18187209
» http://doi.org/10.1016/j.ijporl.2007.11.012 -
Fujinaga CI, Moraes SA, Zamberlan-Amorim NE, Castral TC, Silva AA, Scochi CGS. Clinical validation of the Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale. Rev Lat Am Enfermagem. 2013;21(spe):140-5. http://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700018 PMid:23459901
» http://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700018 -
Oliveira IC, Carvalho AFL, Vaz DC. Fragilidades e potencialidades do trabalho fonoaudiológico em ambiente virtual em tempo de pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2). Rev Ciênc Méd Biol. 2020;19(4):553. http://doi.org/10.9771/cmbio.v19i4.42705
» http://doi.org/10.9771/cmbio.v19i4.42705 -
Silva DGM, Sampaio TMM, Bianchini EMG. Percepções do fonoaudiólogo recém-formado quanto a sua formação, intenção profissional e atualização de conhecimentos. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):47-53. http://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100010
» http://doi.org/10.1590/S1516-80342010000100010 -
Farias IKMS, Araújo ANB, Nascimento CMB, Xavier IALN, Vilela MBR. Characterization of care provided at a Speech Therapy School Clinic affiliated with the Brazilian public healthcare system. Rev CEFAC. 2020;22(1):e10119. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202022110119
» http://doi.org/10.1590/1982-0216/202022110119 -
Medeiros AMC, Nascimento H S, Santos MKO, Barreto IDC, Jesus EMS. Content analysis and appearance of the speech therapy protocol of accompanying – breastfeeding. Audiol Commun Res. 2018;23(0). http://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1921
Submitted date:
12/05/2023
Accepted date:
15/10/2023