CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20242023098
CoDAS
Original Article

Autopercepção sobre habilidades auditivas e acadêmicas de adultos

Auditory and academic skills self-perception in adults

Bruna Stéfanie Pereira, Luciana Macedo de Resende, Luciana Cássia de Jesus, Andrezza Gonzalez Escarce, Luciana Mendonça Alves

Downloads: 0
Views: 67

Resumo

Objetivo: Descrever e analisar queixas auditivas e acadêmicas de universitários e funcionários de uma universidade pública federal. Métodos: O estudo foi realizado por amostra não-probabilística. A Escala de Autopercepção de Habilidades do Processamento Auditivo Central com adaptações foi utilizada para cumprir os objetivos da pesquisa. Esta possui 14 questões sobre queixas relacionadas às habilidades auditivas e 12 relacionadas ao ambiente acadêmico. Foi realizada a análise descritiva dos dados por meio da distribuição de frequência das variáveis categóricas e, para as análises de associação, foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson. Resultados: Participaram da pesquisa 646 indivíduos com faixa etária entre 17 e 67 anos. As queixas mais prevalentes foram: dificuldade acadêmica relacionada à memória, concentração e planejamento, ouvir e compreender a fala no ruído, e memorização de tarefas que foram apenas ouvidas. Houve associação com significância estatística bidirecional entre as queixas acadêmicas e auditivas. Conclusão: Foi possível observar que há associação entre queixas auditivas e acadêmicas em adultos, marcada pela relação de aspectos cognitivos com aspectos auditivos. É relevante que esses fatores sejam considerados ao realizar avaliações do Processamento Auditivo Central, ao se intervir em pacientes com queixas auditivas, e na vida estudantil.

Palavras-chave

Percepção Auditiva; Aprendizagem; Audição; Fonoaudiologia; Estudantes; Autorrelato; Adulto

Abstract

Objective: To describe and analyze auditory and academic complaints of students and employees of a federal public university. Methods: The study was carried out using a non-probabilistic. The EAPAC Scale with adaptations was used to fulfill the research objectives. It has 14 questions about complaints related to listening skills and 12 questions related to the academic environment. Descriptive data analysis was performed through the frequency distribution of categorical variables and Pearson’s chi-square test was used for association analyses. Results: 646 individuals aged between 17 and 67 years old participated in the research. The most prevalent complaints were academic difficulty related to memory, concentration, and planning, hearing and understanding speech in noise, and memorization of tasks that were only heard. There was an association with bidirectional statistical significance between academic and auditory complaints. Conclusion: It was possible to observe that there is an association between auditory and academic complaints in adults, marked by the relationship between cognitive and auditory aspects. It is relevant that these factors are considered when performing assessments of Central Auditory Processing when intervening in patients with auditory complaints, and in student life.

Keywords

Auditory Perception; Learning; Hearing; Speech; Language and Hearing Sciences; Students; Self Report; Adult

References

  1. Afonso DD, Mello ST. Transtorno do Processamento Auditivo Central e suas relações com a Neurociência e a Psicopedagogia. Portal de Periódicos da UEM. 2017;21(2):32-55. http://doi.org/10.4025/arqmudi.v21i2.39440
  2. Conselho Federal de Fonoaudiologia. Avaliação e Intervenção no Processamento Auditivo Central: Guia de Orientação. 2020. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/wp-content/uploads/2020/10/CFFa_Guia_Orientacao_Avaliacao_Intervencao_PAC.pdf
  3. Pereira LD. Inter-relação processamento auditivo e linguagem. In: Marquesan IQ, Silva HJ, Tome MC, editores. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2014. p. 61-73
  4. New Zealand Audiological Society. New Zealand Guidelines on Auditory Processing Disorder. 2019. Disponível em: https://www.audiology.org.nz/assets/Uploads/APD/NZ-APD-GUIDELINES-2019.pdf
  5. Gonçalves MS, Teixeira AR. Reabilitação auditiva infantil: atividades lúdicas para estimulação das habilidades auditivas. EDUNISC. 2019;1:40-4
  6. Signor RCF, Vieira SM, Berberian AP, Santana AP. Distúrbio de processamento auditivo x dificuldade de leitura e escrita: há uma relação? Ver Bras Linguist Apl. 2018;18(3):581-607. http://doi.org/10.1590/1984-6398201813079
  7. Steinbrink C, Knigge J, Mannhaupt G, Sallat S, Werkle A. Are Temporal and Tonal Musical Skills Related to Phonological Awareness and Literacy Skills? Evidence from Two Cross-Sectional Studies with Children from Different Age Groups. Front Psychol. 2019;10:805. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00805
  8. American Academy of Audiology Clinical. Practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder. Reston: American Academy of Audiology; 2010. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD%20Guidelines%208-2010.pdf_539952af956c79.73897613.pdf
  9. Amaral MIR, Carvalho NG, Colella-Santos MF. Computer-based central auditory processing screening for school-age children (audBility): an initial investigation. CoDAS. 2019;31(2):e20180157
  10. Volpatto FL, Rechia IC, Lessa AH, Soldera CLC, Ferreira MIDC, Machado MS. Questionnaires and checklists for central auditory processing screening used in Brazil: a systematic review. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85(1):99-110. http://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.05.003
  11. Abreu NCB, Jesus LC, Alves LM, Mancini PC, Labanca L. Validation of the Central Auditory Processing Skill Self-Perception Scale (CAPSSPS) for adults. Audiol Commun Res. 2022;27:e2577. http://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2577
  12. Santos MS, Santos SS, Lourinho LA. The importance of early identification of central auditory processing disorder and its interferences in learning. Research. Soc Dev. 2020;9(9):1-17
  13. Paganel GAM. A atuação do processamento auditivo na alfabetização. Primeira Evolução. 2022;1(25):57-63
  14. Zampieri MS, Tavares JR, Koury GVH, Bigarelli JFP, Ferreira DB, Souza ICN. Ocorrência de alterações do Processamento Auditivo em crianças com Transtorno de Aprendizagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2019;11(5):e405. http://doi.org/10.25248/reas.e405.2019
  15. Carvalho NG, Novelli CVL, Colella-Santos MF. Evaluation of speech in noise abilities in school children. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2017;99:66-72. http://doi.org/10.1016/j.ijporl.2017.05.019
  16. Santos GAVS, Lima MLLT, Cavalcante MX, Venâncio LGA, Teixeira CF. Using a screening tool to identify the auditory behavior of students who are learning to read and write. CEFAC. 2021;23(4):e13020. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202123413020
  17. Ribas MD. Utilização do Scratch para o desenvolvimento das funções executivas de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade que frequentam a sala de recursos multifuncional. Revista Educacional Interdisciplinar. 2019;8(1):1-14
  18. Sampaio S. Atividades neuropsicopedagógicas de intervenção e reabilitação. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora; 2018
  19. Dias NM, Costa DM, Cardoso CO, Colling APC, Fonseca RP. Executive functions intervention program for academic learning for young people/undergraduate students: development and evidence of content validity. Cienc Psicol. 2021;15(2):1-19
  20. Costa LJD, Zanini DS, Ferreira LO, Leão KJ. Violência, funções executivas e rendimento acadêmico em estudantes universitários. Aval Psicol. 2020;19(2):170-8. http://doi.org/10.15689/ap.2020.1902.07
  21. Gomes JS, Simonetti L, Maidel S. Funções executivas e regulação cognitivo-emocional: conexões anatômicas e funcionais. Revista de Ciências Humanas. 2018;52:1-11. http://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e42170
  22. Dias NM, Pereira APP, Seabra AG. Executive functions in the prediction of academic performance in elementary education. Psicol, Teor Pesqui. 2022;38:e382114. http://doi.org/10.1590/0102.3772e382114
  23. Cruz-Santos A, Vendruscolo V, Cardoso FB. Acompanhamento de crianças com transtorno do processamento auditivo central através de telerreabilitação. Rev Contexto & Saúde. 2022;22(46):1-12
  24. Paz M, Calafate L. As bases neuronais da memória e da aprendizagem. Neurociências e Educação. 2021;3(2):67-74
  25. Mendes DN, Serra H. O impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAE. Dissertação. Porto: Paula Frassinetti Escola Superior de Educação; 2021
  26. Machado MS, Teixeira AR, Costa SS. Correlation between cognitive functions and central auditory processing in adolescents with non-cholesteatomatous chronic otitis media. Dement Neuropsychol. 2018;12(3):314-20. http://doi.org/10.1590/1980-57642018dn12-030013
  27. Prando ML, Pawlowski J, Fachel JMG, Misorelli MIL, Fonseca RP. Relação entre habilidade de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes. CEFAC. 2010;12(4):646-61. http://doi.org/10.1590/S1516-18462010005000027
  28. Antunes QP, Fernandes GNA, Lemos SMA. Behavioral aspects and learning motivation: A study of middle school adolescents. CoDAS. 2022;34(5):e20210119.

Submitted date:
04/25/2023

Accepted date:
07/20/2023

68d315a2a9539521f8730d65 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections