Efeito da remediação fonológica em criança com altas habilidades/superdotação e dislexia do desenvolvimento
Phonological remediation effects on a child with giftedness and developmental dyslexia
Alba Miranda Beserra Gurgel Sena; Bárbara Louise Costa Messias; Roberta Louise Mariano Bezerra; Anna Irenne de Lima Azevedo; Hellen França Alcantara; Cíntia Alves Salgado Azoni
Resumo
A dupla-excepcionalidade é caracterizada pela presença de alto desempenho concomitante a deficiências ou condições incompatíveis, como é o caso de altas habilidades associadas a transtornos do neurodesenvolvimento. Esse estudo é um relato de caso clínico referente ao processo avaliativo e interventivo de uma criança de 9 anos com a combinação paradoxal de altas habilidades associadas à dislexia. O objetivo foi comparar o desempenho nas tarefas de processamento fonológico, leitura e escrita pré e pós remediação fonológica. Na primeira avaliação, a criança apresentou nível alfabético na leitura, fase de transição entre os níveis silábico-alfabético e alfabético na escrita e desempenho abaixo do esperado nas habilidades do processamento fonológico. Após a intervenção, houve melhora em habilidades do processamento fonológico, consolidação da escrita alfabética e do nível ortográfico de leitura. Em geral, crianças com dislexia isolada apresentam dificuldades persistentes em várias habilidades após intervenção. A evolução demonstrada após a remediação fonológica, principalmente no nível de leitura, mostra características diferentes do esperado. Assim, pode-se concluir que a dupla-excepcionalidade pode ter favorecido a superação de algumas de suas dificuldades de forma mais exitosa. Estudos sobre estas condições combinadas podem contribuir para a melhor compreensão deste quadro durante o desenvolvimento da aprendizagem e para a formulação de intervenções especializadas.
Palavras-chave
Abstract
Twice-exceptionality is characterized as the presence of high performance concomitantly with deficiencies or incompatible conditions. An example is when giftedness manifest associated with neurodevelopmental disorders. This study is a clinical case report referring to the evaluative and interventional process of a 9- year-old child with the paradoxical combination of giftedness associated with dyslexia. It aims to compare the performance in phonological processing, reading and writing before and after phonological remediation. In the first assessment, the child demonstrated alphabetic level in reading, a transition phase between syllabic-alphabetic and alphabetical writing levels, and below-expected performance in phonological processing skills. After intervention, the results showed consistent improvements in phonological processing, the consolidation of alphabetical writing and orthographic reading level. In general, children with isolated dyslexia have persistent difficulties in several skills after intervention. The evolution shown after phonological remediation, especially at reading level, shows different characteristics than expected. Thus, it can be concluded that twice-exceptionality may have favored the overcoming of some of the shown difficulties more successfully. Studies on these combined conditions can contribute to a better understanding of this framework during the development of learning and to formulate specialized interventions.
Keywords
References
-
Alves RJR, Nakano TC. Dupla-excepcionalidade: altas habilidades/superdotação nos transtornos neuropsiquiátricos e deficiências. São Paulo: Vetor Editora; 2021.
-
Alves RJR, Nakano TC. A dupla-excepcionalidade: relações entre altas habilidades/superdotação com a síndrome de Asperger, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem. Rev Psicopedag. 2015;32(99):346-60.
-
Amran HA, Majid RA. Learning strategies for twice-exceptional students. Int J Spec Educ. 2019;33(4):954-76.
-
APA: American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: text revision. 5th ed. Washington, DC: APA; 2022.
-
Assouline SG, Nicpon MF, Whiteman C. Cognitive and psychosocial characteristics of gifted students with written language disability. Gift Child Q. 2010;54(2):102-15. http://doi.org/10.1177/0016986209355974
-
Berninger VW, Abbott RD. Differences between children with dyslexia who are and are not gifted in verbal reasoning. Gift Child Q. 2013;57(4):223-33. http://doi.org/10.1177/0016986213500342
-
Cunha VAB, Rondini CA. Queixas escolares apresentadas por estudantes com altas habilidades/superdotação: relato materno. Psicol Esc Educ. 2020;24:e216840. http://doi.org/10.1590/2175-35392020216840
-
Ferreiro E, Teberosky A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed; 1985.
-
Ferreira TL, Capellini SA, Ciasca SM, Tonelotto JMF. Desempenho de escolares leitores proficientes no teste de nomeação automatizada rápida – RAN. Tema Desenv. 2003;12(69):26-32.
-
Frith U. Beneath the surface of developmental dyslexia. In: Patterson KE, Marshall JC, Coltheart M, editores. Surface dyslexia: neuropsychological and cognitive analyses of phonological reading. London: Lawrence Erlbaum; 1985.
-
Hage SRV, Grivol MA. Desempenho de crianças normais falantes do português em prova de memória de trabalho fonológica. CCL. 2008;1(1):61-72.
-
Hannah CL, Shore BM. Twice-exceptional students use of metacognitive skills on a comprehension. Gift Child Q. 2008;52(1):3-18. http://doi.org/10.1177/0016986207311156
-
Martins RA, Ribeiro MG, Pastura GMC, Monteiro MC. Remediação fonológica em escolares com TDAH e dislexia. CoDAS. 2020;32(5):e20190086. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20192019086
-
Moojen S, Lamprecht R, Santos RM, Freitas GM, Brodacz R, Siqueira M, et al. CONFIAS Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2015.
-
Renzulli JS. O que é esta coisa chamada Superdotação e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. 2006;27(1):75-131.
-
Renzulli JS, Delcourt MAB. O legado e a lógica da pesquisa sobre identificação de superdotados. Criança Superdotada Trimestral. 1986;30(1):20-3. http://doi.org/10.1177/001698628603000104
-
Rocha TAL, Medeiros ACD, Messias BLC, Azevedo AIL, Salgado-Azoni CA. Processamento fonológico e leitura em crianças com dificuldade de aprendizagem em escolas bilíngues português-inglês: relatos de casos. Distúrb Comun. 2022;34(1):e52385. http://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e52385
-
Salles JF, Picollo LR, Zamo RS, Toazza R. Normas de desempenho em tarefas de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estud Pesqui Psicol. 2017;13(2):397-419.
-
Silva PB, Mecca TP, Macedo EC. Teste de Nomeação Automática – TENA: manual. São Paulo: Hogrefe; 2018.
-
van Viersen V, Kroesbergen EH, Slot EM, Bree EH. High reading skills mask dyslexia in gifted children. J Learn Disabil. 2016;49(2):189-99. http://doi.org/10.1177/0022219414538517
-
WHO: World Health Organization. International Classification of Diseases Eleventh Revision (ICD-11). Geneva: WHO; 2022.
-
Zorzi JL, Ciasca SM. Caracterização dos erros ortográficos em crianças com transtornos de aprendizagem. Rev CEFAC. 2008;10(3):321-31. http://doi.org/10.1590/S1516-18462008000300007
Submitted date:
04/05/2023
Accepted date:
09/10/2023