CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232023138pt
CoDAS
Artigo Original

Método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo – DHACA: validação da aparência e do conteúdo

Method for Developing Communication Skills in Autism – DHACA: appearance and content validation

Ana Cristina de Albuquerque Montenegro; Amanda Gabrielly de Santana Silva; Bianca Queiroga; Rafaella Asfora Lima; Ivana Arrais de Lavor Navarro Xavier

Downloads: 2
Views: 77

Resumo

RESUMO: Objetivo: Validar a aparência e o conteúdo do método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA).

Método: Trata-se de estudo de validação de abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo dez juízes fonoaudiólogos com expertise na área da comunicação alternativa. Os juízes receberam o livro de comunicação, bem como a descrição dos princípios, habilidades e estratégias do método DHACA e um formulário com itens relativos à apreciação da aparência e conteúdo do método. A validade foi calculada usando o índice de validade de conteúdo.

Resultados: A análise das respostas possibilitou o cálculo do grau de concordância entre os juízes e a elaboração da nova versão do instrumento. O cálculo do Índice de Validade de Conteúdo revelou uma validade de conteúdo excelente. Os juízes deram sugestões referentes aos aspectos de conteúdo do livro de comunicação, nos textos de participação do parceiro de comunicação e modelagem, uso de dicas e habilidades comunicativas.

Conclusão: O grau de concordância observado entre os juízes possibilitou a obtenção da validação da aparência e do conteúdo do método DHACA, considerando-se os itens isoladamente e o instrumento como um todo, podendo ter seu uso recomendado na prática clínica fonoaudiológica.

Palavras-chave

Autismo, Comunicação, Fonoaudiologia, Tecnologia Assistiva, Sistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativos

Abstract

Purpose: To validate the appearance and content of the DHACA method to develop communication skills in autism.

Methods: This qualitative and quantitative validation study included 10 speech-language-hearing judges with expertise in alternative communication. The judges received the communication book, the description of the principles, skills, and strategies in the DHACA method, and a form with items for them to appraise the appearance and content of the method. The validity was calculated with the content validity index.

Results: The response analysis made it possible to calculate the degree of agreement between judges and develop the new instrument version. The calculation of the content validity index revealed excellent content validity. The judges made suggestions regarding the content of the communication book, texts regarding the participation of communication partners and modeling, using cues, and communicative skills.

Conclusion: The degree of agreement between judges ensured the validation of the appearance and content of the DHACA method, considering the items alone and the whole instrument. Hence, its use can be recommended for speech-language-hearing clinical practice.

Keywords

Autism; Communication; Speech; Language and Hearing Sciences; Assistive Technology; Alternative and Augmentative Communication Systems

Referências

1 OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Transtorno do espectro autista [Internet]. 2022 [citado em 2022 Jul 8]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista

2 Montenegro ACA, Xavier IALN. Transtorno de linguagem associado ao transtorno do espectro do autismo. In: Feitosa ALF, Depolli GT, Vogeley A, editores. Mapas conceituais em fonoaudiologia: linguagem. Ribeirão Preto: Book Toy; 2022. p. 57-67.

3 Tomasello M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2003. 342 p.

4 Nunes D, Walter C. AAC and autism in Brazil: a descriptive review. Int J Disabil Dev Educ. 2020;67(3):263-79. http://dx.doi.org/10.1080/1034912X.2018.1515424.

5 Walter CCF. Comunicação alternativa para pessoas com autismo: o que as pesquisas revelam sobre o uso do PECS por pessoas com autismo. In: Deliberato D, Gonçalves MJ, Macedo EC, editores. Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologia e pesquisa. São Paulo: Memnon Edições Científicas; 2020. 368 p.

6 Montenegro ACA, Xavier IALN, Lima RASC. Autismo comunica: comunicação alternativa promovendo acessibilidade comunicacional. In: Araújo AN, Lucena JA, Studart-Pereira L, editores. Relatos de experiência em Fonoaudiologia. Recife: Editora UFPE; 2021. p. 19-33.

7 ASHA: American Speech and Hearing Association. Augmentative and alternative communication [Internet]. 2022 [citado em 2022 Ago 8]. Disponível em: https://www.asha.org/Practice-Portal/Professional-Issues/Augmentative-and-Alternative-Communication

8 Montenegro ACA, Silva LKSM, Bonotto RCS, Lima RASC, Xavier IALN. Use of a robust alternative communication system in autism spectrum disorder: a case report. Rev CEFAC. 2022;24(2):e11421. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/202224211421s.

9 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.

10 Fialho JPG. Uso de pistas visuais. In: Duarte CP, Silva LC, Velloso RL, editores. Estratégias da análise do comportamento aplicada para pessoas com transtorno do espectro do autismo. 1ª ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas; 2018. 400 p.

11 Pires SCF. A comunicação suplementar e alternativa na estimulação precoce para a aquisição da competência comunicativa. In: Deliberato D, Nunes DRP, Gonçalves MJ, editores. Trilhando juntos a comunicação alternativa. 1ª ed. Marília: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE); 2017. 436 p.

12 Backes B, Zanon RB, Bosa CA. Características sintomatológicas de crianças com autismo e regressão da linguagem oral. Psicol, Teor Pesqui. 2017;33(0):e3343. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3343.

13 Ferreira-Donati GC, Deliberato D. Questionário de Necessidades de Informação em Linguagem e Comunicação Alternativa (QNILCA-F) - versão para família. Rev Bras Educ Espec. 2017;23(1):53-66. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000100005.

14 Shire SY, Jones N. Communication partners supporting children with complex communication needs who use AAC. Comm Disord Q. 2015;37(1):3-15. http://dx.doi.org/10.1177/1525740114558254.

15 Sennott SC, Light JC, McNaughton D. AAC modeling intervention research review. Res Pract Persons Severe Disabl. 2016;41(2):101-15. http://dx.doi.org/10.1177/1540796916638822.

16 Biggs EE, Carter EW, Gilson CB. Systematic review of interventions involving aided AAC modeling for children with complex communication needs. Am J Intellect Dev Disabil. 2018;123(5):443-73. http://dx.doi.org/10.1352/1944-7558-123.5.443. PMid:30198767.

17 Karabenick SA, Berger JL. Help seeking as a self-regulated learning strategy. In: Bembenutty H, Clear TJ, Kitsantas A, editores. Applications of self-regulated learning across diverse disciplines: a tribute to Barry J. Zimmerman. Charlotte: IAP Information Age Publishing; 2013. p. 237-61.

18 Franco N M. Vocabulary selection and organization for augmentative and alternative communication of children with speech impairment [tese]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2020 [citado em 2022 Set 16]. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37884

19 Garcia FHA, Mansur LL. Habilidades funcionais de comunicação: idoso saudável. Acta Fisiátrica. 2006;13(2):87-9. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v13i2a102591.

20 Finnegan EG, Asaro-Saddler K, Zajic MC. Production and comprehension of pronouns in individuals with autism: a meta-analysis and systematic review. Autism. 2021;25(1):3-17. http://dx.doi.org/10.1177/1362361320949103. PMid:32838535.

21 Barokova M, Tager-Flusberg H. Person-reference in autism spectrum disorder: developmental trends and the role of linguistic input. Autism Res. 2020;13(6):959-69. http://dx.doi.org/10.1002/aur.2243. PMid:31769223.

22 Crawford S. Fundamental movement skill acquisition for children and adults with autism: a practical guide to teaching and assessing individuals on the spectrum. London: Jessica Kingsley Publishers; 2018. 152 p.
 


Submetido em:
02/06/2023

Aceito em:
13/06/2023

665798fda953956ddc6b418f codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections