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https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232023138pt
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Artigo Original

Método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo – DHACA: validação da aparência e do conteúdo

Method for Developing Communication Skills in Autism – DHACA: appearance and content validation

Ana Cristina de Albuquerque Montenegro; Amanda Gabrielly de Santana Silva; Bianca Queiroga; Rafaella Asfora Lima; Ivana Arrais de Lavor Navarro Xavier

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Resumo

RESUMO: Objetivo: Validar a aparência e o conteúdo do método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA).

Método: Trata-se de estudo de validação de abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo dez juízes fonoaudiólogos com expertise na área da comunicação alternativa. Os juízes receberam o livro de comunicação, bem como a descrição dos princípios, habilidades e estratégias do método DHACA e um formulário com itens relativos à apreciação da aparência e conteúdo do método. A validade foi calculada usando o índice de validade de conteúdo.

Resultados: A análise das respostas possibilitou o cálculo do grau de concordância entre os juízes e a elaboração da nova versão do instrumento. O cálculo do Índice de Validade de Conteúdo revelou uma validade de conteúdo excelente. Os juízes deram sugestões referentes aos aspectos de conteúdo do livro de comunicação, nos textos de participação do parceiro de comunicação e modelagem, uso de dicas e habilidades comunicativas.

Conclusão: O grau de concordância observado entre os juízes possibilitou a obtenção da validação da aparência e do conteúdo do método DHACA, considerando-se os itens isoladamente e o instrumento como um todo, podendo ter seu uso recomendado na prática clínica fonoaudiológica.

Palavras-chave

Autismo, Comunicação, Fonoaudiologia, Tecnologia Assistiva, Sistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativos

Abstract

Purpose: To validate the appearance and content of the DHACA method to develop communication skills in autism.

Methods: This qualitative and quantitative validation study included 10 speech-language-hearing judges with expertise in alternative communication. The judges received the communication book, the description of the principles, skills, and strategies in the DHACA method, and a form with items for them to appraise the appearance and content of the method. The validity was calculated with the content validity index.

Results: The response analysis made it possible to calculate the degree of agreement between judges and develop the new instrument version. The calculation of the content validity index revealed excellent content validity. The judges made suggestions regarding the content of the communication book, texts regarding the participation of communication partners and modeling, using cues, and communicative skills.

Conclusion: The degree of agreement between judges ensured the validation of the appearance and content of the DHACA method, considering the items alone and the whole instrument. Hence, its use can be recommended for speech-language-hearing clinical practice.

Keywords

Autism; Communication; Speech; Language and Hearing Sciences; Assistive Technology; Alternative and Augmentative Communication Systems

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Submetido em:
02/06/2023

Aceito em:
13/06/2023

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