CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232023042pt
CoDAS
Artigo Original

A formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de instituições públicas do Nordeste: um estudo a partir das matrizes curriculares

Public health training in public institutions’ speech-language-hearing programs in Northeastern Brazil: a curricular framework study

Edicleide Martins da Silva; Ariela de Queiroz Correia Nóbrega; Janaína von Sӧhsten Trigueiro; Brunna Thais Luckwu de Lucena; Hosana Silmara Eleutério Silva; Eva Carolina Rezende Cruz; Luciana Figueiredo de Oliveira

Downloads: 1
Views: 66

Resumo

RESUMO: Objetivo: Descrever as características da formação inicial em saúde coletiva de fonoaudiólogos do Nordeste do Brasil.

Método: A pesquisa foi realizada com base nas matrizes curriculares de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Nordeste a partir das quais foram analisados dados gerais dos cursos de Fonoaudiologia de cada Instituição ー estado em que está localizado, carga horária total e última reformulação de matriz curricular; e dados que diziam respeito especificamente às disciplinas relacionadas à Saúde Coletiva ー carga horária de cada disciplina, semestre de oferta, conteúdo da ementa, caráter teórico, prático, teórico-prático ou estágio, se obrigatória ou optativa.

Resultados: Os dados revelam que existem oito IES públicas do nordeste que oferecem o curso de Fonoaudiologia, sendo que os Projetos Pedagógicos de Cursos datam de 2009 a 2021. A Carga Horária (CH) total das disciplinas vinculadas à área de Saúde Coletiva varia de 7,5% a 20,5% da CH total dos cursos analisados. A maioria destas disciplinas é eletiva, tem caráter teórico e é ofertada na primeira metade da formação.

Conclusão: A formação inicial em saúde coletiva de fonoaudiólogos de IES públicas do nordeste parece ainda estar embasada em práticas tradicionais, que acabam distanciando os discentes do campo da saúde coletiva e de práticas que atendam os princípios do Sistema Único de Saúde, e as reais necessidades da população, especialmente na Atenção Primária à Saúde.

Palavras-chave

Fonoaudiologia, Saúde Pública, Ensino Superior, Formação Acadêmica, Educação em Saúde Pública

Abstract

Purpose: To describe the characteristics of the initial public health training for speech-language-hearing therapists in Northeastern Brazil.

Methods: The research was based on the curricular framework of public higher education institutions in the Northeast. The analysis approached each institution’s general speech-language-hearing program data (state where it is located, total course load, and most recent curricular framework reformulation) and specific data on public health courses (their individual course load, the term when it is offered, syllabus content, whether it was theoretical, practical, both, or internship, and whether it was required or elective).

Results: The data show that eight public higher education institutions in the Northeast offer speech-language-hearing programs, whose pedagogical frameworks date from 2009 to 2021. The total course load of those related to public health ranges from 7.5% to 20.5% of the total program among those analyzed. Most courses were elective, exclusively theoretical, and were offered in the first half of the program.

Conclusion: The initial public health training for speech-language-hearing therapists in public higher education institutions in the Northeast still seems to be based on traditional practices. These create a distance between students, public health, and practices that meet the principles of Health Unic System (in Portuguese – Sistema Único de Saúde) and the population’s real needs, especially in primary healthcare

Keywords

Speech Therapy; Public Health; University Education; Academic Education; Public Health Education

Referências

1 Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 5, de 19 de Fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em fonoaudiologia. Diário Oficial da União, Brasília; 4 mar. 2002. Seção 1, p. 12.

2 Limeira RRT, Castro RD, Figueiredo SC, Silva SM, Alencar SAL, Figueiredo LC, et al. Estágio em saúde coletiva: formação em fonoaudiologia. Revista Ciência Plural. 2017;3(3):93-110. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337.

3 Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria 2.436, de 21 de dezembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília; 22 set. 2017. Seção 1, p. 68.

4 Telles MWP, Noro LRA. Education for public health from the perspective of professors teaching on speech-language-hearing undergraduate programs in public universities in the Northeast of Brazil. Interface (Botucatu). 2021;25:e200704. http://dx.doi.org/10.1590/interface.200704.

5 Rech RS, Hugo FN, Schmidt JG, Goulart BNG, Hilgert JB. Speech-language therapy offer and primary health care in Brazil: an analysis based on socioeconomic development. CoDAS. 2019;31(1):e20180083. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018083. PMid:30758397.

6 Viégas LHT, Meira TC, Santos BS, Mise YF, Arce VAR, Ferrite S. Speech, Language and Hearing services in Primary Health Care in Brazil: an analysis of provision and an estimate of shortage, 2005-2015. Rev CEFAC. 2018;20(3):353-62. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620182031918.

7 Santos JAP, Arce VAR, Magno LD, Ferrite S. Provision of Speech, Language and Hearing services in the public municipal healthcare network in the state capitals of Northeast Brazil. Audiol Commun Res. 2017;22:e1665.

8 Correia TM, Telles MWP, Araújo MVR. A formação em saúde coletiva na visão de estudantes de Graduação em fonoaudiologia da UFBA. Distúrb Comun. 2018;30(4):679-87. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p679-687.

9 Telles MWP, Chaves LJL, Nascimento MC, Abreu MHD, Noro LRA. Student perspective on public health training in speech-language-hearing undergraduate programs at public universities in Northeastern Brazil. Rev CEFAC. 2021;23(3):e12320. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/202123312320.

10 Telles MWP, Noro LRA. Formação e atuação de docentes de saúde coletiva fonoaudiólogos de instituições de educação superior públicas no Brasil. Rev CEFAC. 2022;24(5):e6222.

11 Figueiredo GO, Orrilo YAD. Currículo, política e ideologia: estudos críticos na educação superior em saúde.Trab. Educ. Saúde, Rio de. 2020;18(Suppl 1):e0024880. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00248.

12 Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 635, de 22 de maio de 2023. Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes multiprofissionais na atenção primária à saúde. Diário Oficial da União, Brasília; 22 maio 2023. Seção 1 - Extra B, p. 11.

13 Barreto SS, Castro L. Formação e práticas em saúde de fonoaudiólogos inseridos em serviços públicos de Saúde. Cien Saude Colet. 2011;16(1):201-10. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000100023. PMid:21180828.

14 Yancey NR, Cahill S, McDowell M. Transformation in teaching-learning: emerging possibilities with interprofessional education. Nurs Sci Q. 2018;31(2):126-30. http://dx.doi.org/10.1177/0894318418755739. PMid:29566632.

15 Agreli HF, Silva JAM, Andrade MS. Prática Interprofissional Colaborativa: contribuições para/da Fonoaudiologia. In: Andrade MS, Rego FLC, Melo LP, Spinelli-Pessoa L, Alves GA, editors. Cuidado em saúde e práticas fonoaudiológicas. João Pessoa: Editora UFPB; 2021. p. 120-130.

16 Batista NA, Rossit RAS, Batista SHSS, Silva CCB, Uchôa-Figueiredo LR, Poletto PR. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface Comunicacao Saude Educ. 2018;22:1705-15. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0693.

17 Mattos MP, Gomes DR, Silva MM, Trindade SNC, Oliveira ERA, Carvalho RB. Prática interprofissional colaborativa em saúde coletiva à luz de processos educacionais inovadores. Rev Baiana Saúde Pública. 2019;43(1):271-87. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2019.v43.n1.a3106.

18 Oliveira LF, Lima ILB, Trigueiro JVS, Lucena BTL, Silva EB, Nóbrega AQC, et al. The speech-language-hearing pathologist’s training to work in education: what speech-language-hearing undergraduate students have to say. Rev CEFAC. 2021;23(1):1-10. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/20212318720.

19 Hermida PMV, Barbosa SS, Heidemann ITSB. Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Revista de Enfermagem da UFSM. 2015;5(4):683-91. http://dx.doi.org/10.5902/2179769216920.

20 Moura CSC, Moura GS, Lima ILB, Santos AE, Sousa MS, Oliveira LF. Educational speech-language pathology in the curricula of speech-language pathology programs in Brazil. Rev CEFAC. 2020;22(3):e1320. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/20202231320.

21 Gusmão RC, Ceccim RB, Drachler ML. Thematizing the impact of health work on education: opening drawers, enunciating questions, and writing. Interface (Botucatu). 2015;19(Suppl 1):695-707.

22 Lourinho LA, Catrib AMF, Brilhante AVM, Moreira C, Jorge MSB. A formação do fonoaudiólogo e a sua interlocução com a Saúde Coletiva: percepções dos docentes e discentes. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. 2018;20(3):17-25.

23 Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 7, de 18 de Dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília; 19 dez. 2018. Seção 1, p. 49.
 


Submetido em:
22/03/2023

Aceito em:
21/06/2023

6657884ca9539567e6424a84 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections