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https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232023042pt
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Artigo Original

A formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de instituições públicas do Nordeste: um estudo a partir das matrizes curriculares

Public health training in public institutions’ speech-language-hearing programs in Northeastern Brazil: a curricular framework study

Edicleide Martins da Silva; Ariela de Queiroz Correia Nóbrega; Janaína von Sӧhsten Trigueiro; Brunna Thais Luckwu de Lucena; Hosana Silmara Eleutério Silva; Eva Carolina Rezende Cruz; Luciana Figueiredo de Oliveira

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Resumo

RESUMO: Objetivo: Descrever as características da formação inicial em saúde coletiva de fonoaudiólogos do Nordeste do Brasil.

Método: A pesquisa foi realizada com base nas matrizes curriculares de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Nordeste a partir das quais foram analisados dados gerais dos cursos de Fonoaudiologia de cada Instituição ー estado em que está localizado, carga horária total e última reformulação de matriz curricular; e dados que diziam respeito especificamente às disciplinas relacionadas à Saúde Coletiva ー carga horária de cada disciplina, semestre de oferta, conteúdo da ementa, caráter teórico, prático, teórico-prático ou estágio, se obrigatória ou optativa.

Resultados: Os dados revelam que existem oito IES públicas do nordeste que oferecem o curso de Fonoaudiologia, sendo que os Projetos Pedagógicos de Cursos datam de 2009 a 2021. A Carga Horária (CH) total das disciplinas vinculadas à área de Saúde Coletiva varia de 7,5% a 20,5% da CH total dos cursos analisados. A maioria destas disciplinas é eletiva, tem caráter teórico e é ofertada na primeira metade da formação.

Conclusão: A formação inicial em saúde coletiva de fonoaudiólogos de IES públicas do nordeste parece ainda estar embasada em práticas tradicionais, que acabam distanciando os discentes do campo da saúde coletiva e de práticas que atendam os princípios do Sistema Único de Saúde, e as reais necessidades da população, especialmente na Atenção Primária à Saúde.

Palavras-chave

Fonoaudiologia, Saúde Pública, Ensino Superior, Formação Acadêmica, Educação em Saúde Pública

Abstract

Purpose: To describe the characteristics of the initial public health training for speech-language-hearing therapists in Northeastern Brazil.

Methods: The research was based on the curricular framework of public higher education institutions in the Northeast. The analysis approached each institution’s general speech-language-hearing program data (state where it is located, total course load, and most recent curricular framework reformulation) and specific data on public health courses (their individual course load, the term when it is offered, syllabus content, whether it was theoretical, practical, both, or internship, and whether it was required or elective).

Results: The data show that eight public higher education institutions in the Northeast offer speech-language-hearing programs, whose pedagogical frameworks date from 2009 to 2021. The total course load of those related to public health ranges from 7.5% to 20.5% of the total program among those analyzed. Most courses were elective, exclusively theoretical, and were offered in the first half of the program.

Conclusion: The initial public health training for speech-language-hearing therapists in public higher education institutions in the Northeast still seems to be based on traditional practices. These create a distance between students, public health, and practices that meet the principles of Health Unic System (in Portuguese – Sistema Único de Saúde) and the population’s real needs, especially in primary healthcare

Keywords

Speech Therapy; Public Health; University Education; Academic Education; Public Health Education

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Submetido em:
22/03/2023

Aceito em:
21/06/2023

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