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https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232022324pt
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Artigo Original

Instrumento de Avaliação Fonológica: evidências de validade de conteúdo e de processos de resposta

Phonological Assessment Instrument: evidence of content validity and response processes

Ana Carolina Sartori Bernardi; Camila Botura; Giovana Sopezack Alves; Letícia Pacheco Ribas

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Resumo

RESUMO: Objetivo: evidenciar validade de conteúdo e validade de processos de resposta de um instrumento destinado à avaliação fonológica de crianças.

Método: validade realizada em duas etapas por dois diferentes grupos de juízes, grupo de especialistas e grupo de não-especialistas. O primeiro grupo composto por três juízes especialistas avaliaram os 123 itens lexicais após a elaboração do instrumento, julgando a aplicabilidade das figuras no contexto da avaliação infantil e sugerindo ajustes para compor o conteúdo. A partir das observações, o instrumento foi adequado e direcionado ao grupo de juízes não-especialistas que, por meio da aplicação do instrumento, tiveram suas respostas avaliadas conforme a facilidade ou dificuldade de elicitação dos itens do instrumento.

Resultados: As avaliações obtiveram resultados de teor positivo para as validades de conteúdo e de processos de resposta.

Conclusão: o estudo permitiu aprimorar os itens de teste de forma mais criteriosa, beneficiando o uso clínico e científico.

Palavras-chave

Estudo de Validação, Validade dos Testes, Fala, Criança, Testes de Linguagem, Transtorno Fonológico, Fonoaudiologia

Abstract

Purpose: to demonstrate the validity of content and the validity of response processes of an instrument intended for the phonological assessment of children.

Methods: validation was carried out in two stages by two different groups of judges, a group of specialists and a group of non-specialists. The first group, composed of three expert judges, evaluated the 123 lexical items after creating the instrument, judging the applicability of the figures in the context of child assessment, and suggesting adjustments to compose the content. From the observations, the instrument was adapted and directed to the group of non-specialist judges who, through the application of the instrument, had their responses evaluated according to the ease or difficulty of eliciting the instrument’s items.

Results: The predictions obtained positive results for content validity and response processes.

Conclusion: the study allowed to improve the test items more judiciously, benefiting clinical and scientific use.

Keywords

Validation Study; Reproducibility of Results; Speech; Child; Language Tests; Speech Sound Disorder; Speech, Language and Hearing Sciences

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Submetido em:
04/01/2023

Aceito em:
16/05/2023

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