CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232022324pt
CoDAS
Artigo Original

Instrumento de Avaliação Fonológica: evidências de validade de conteúdo e de processos de resposta

Phonological Assessment Instrument: evidence of content validity and response processes

Ana Carolina Sartori Bernardi; Camila Botura; Giovana Sopezack Alves; Letícia Pacheco Ribas

Downloads: 0
Views: 301

Resumo

RESUMO: Objetivo: evidenciar validade de conteúdo e validade de processos de resposta de um instrumento destinado à avaliação fonológica de crianças.

Método: validade realizada em duas etapas por dois diferentes grupos de juízes, grupo de especialistas e grupo de não-especialistas. O primeiro grupo composto por três juízes especialistas avaliaram os 123 itens lexicais após a elaboração do instrumento, julgando a aplicabilidade das figuras no contexto da avaliação infantil e sugerindo ajustes para compor o conteúdo. A partir das observações, o instrumento foi adequado e direcionado ao grupo de juízes não-especialistas que, por meio da aplicação do instrumento, tiveram suas respostas avaliadas conforme a facilidade ou dificuldade de elicitação dos itens do instrumento.

Resultados: As avaliações obtiveram resultados de teor positivo para as validades de conteúdo e de processos de resposta.

Conclusão: o estudo permitiu aprimorar os itens de teste de forma mais criteriosa, beneficiando o uso clínico e científico.

Palavras-chave

Estudo de Validação, Validade dos Testes, Fala, Criança, Testes de Linguagem, Transtorno Fonológico, Fonoaudiologia

Abstract

Purpose: to demonstrate the validity of content and the validity of response processes of an instrument intended for the phonological assessment of children.

Methods: validation was carried out in two stages by two different groups of judges, a group of specialists and a group of non-specialists. The first group, composed of three expert judges, evaluated the 123 lexical items after creating the instrument, judging the applicability of the figures in the context of child assessment, and suggesting adjustments to compose the content. From the observations, the instrument was adapted and directed to the group of non-specialist judges who, through the application of the instrument, had their responses evaluated according to the ease or difficulty of eliciting the instrument’s items.

Results: The predictions obtained positive results for content validity and response processes.

Conclusion: the study allowed to improve the test items more judiciously, benefiting clinical and scientific use.

Keywords

Validation Study; Reproducibility of Results; Speech; Child; Language Tests; Speech Sound Disorder; Speech, Language and Hearing Sciences

Referências

1 Ribas LP, Faleiro A, Bernardi ACS, Lemmertz MLC. Aquisição fonológica do Português Brasileiro. Distúrb Comun. 2022;34(1):e53900.

2 Bisol L. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2014.

3 Lamprecht RR. Aquisição Fonológica do Português: subsídios para terapia e perfil de desenvolvimento. Porto Alegre: ARTMED; 2004.

4 Locke JL. Clinical phonology: the explanation and treatment of speech sound disorders. J Speech Hear Disord. 1983;48(4):339-41. http://dx.doi.org/10.1044/jshd.4804.339. PMid:6645427.

5 Ribas LP. Avaliação Fonológica da Criança Adaptada (AFCA). In: Cardoso MC, organizador. Fonoaudiologia na Infância: avaliação e terapia. Rio de Janeiro: Revinter; 2015. p. 85-116.

6 Ribas LP. Fonoterapia da fala de enfoque fonológico. In: Cardoso MC, organizador. Fonoaudiologia na Infância: avaliação e terapia. Rio de Janeiro: Revinter; 2015. p. 117-142.

7 Pernambuco L, Espelt A, Magalhães HV, de Lima KC. Recommendations for elaboration, transcultural adaptation and validation process of tests in Speech, Hearing and Language Pathology. CoDAS. 2017;29(3):e20160217. PMid:28614460.

8 Pasquali L. Psicometria. Rev Esc Enferm USP. 2009;43:992-9. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000500002.

9 Pasquali L. Validade dos testes. Revista Examen. 2017;1(1):14-48.

10 Urbina S. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed; 2006.

11 Gurgel LG, Kaiser V, Reppold CT. A busca de evidências de validade no desenvolvimento de instrumentos em Fonoaudiologia: revisão sistemática. Audiol Commun Res. 2015;20(4):371-83. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1600.

12 Ceron MI, Gubiani MB, Oliveira CR, Keske-Soares M. Evidence of validity and reliability of a phonological assessment tool. CoDAS. 2018;30(3):e20170180. PMid:29972445.

13 Yavas M, Hernandorena CLM, Lamprecht RR. Avaliação fonológica da criança: reeducação e terapia. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992.

14 Wertzner HF. Fonologia (Parte A). In: Andrade CRF, Béfi-Lopes M, Fernandes FDM, Wertzner HF, organizadores. ABFW: Teste de Linguagem Infantil. Carapicuíba: Pró-Fono; 2004. p. 2-98.

15 Berti L, Pagliuso A, Lacava F. Instrumento de avaliação de fala para análise acústica (IAFAC) baseado em critérios linguísticos. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(3):305-14. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300005.

16 Yusoff MSB. ABC of Content validation and content validity index calculation. Education in Medicine Journal. 2019;11(2):49-54. http://dx.doi.org/10.21315/eimj2019.11.2.6.

17 Goulart BNG, Ferreira J. Teste de rastreamento de alterações de fala para crianças. Pro Fono. 2009;21(3):231-6. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872009000300009. PMid:19838570.

18 American Educational Research Association. Standards for educational and psychological testing. Washington DC: AERA; 2014.

19 Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol Serv Saude. 2017;26(3):649-59. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742017000300022. PMid:28977189.

20 Jackubovicz R, Leme MP. Exercícios de Linguagem. RIo de Janeiro: Revinter; 2012.

21 Wertzner HF, Papp ACCS, Galea DES. Provas de nomeação e imitação como instrumentos de diagnóstico do transtorno fonológico. Pro Fono. 2006;18(3):303-12. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872006000300010. PMid:17180799.

22 Cunha MC, Silva MFF, Ichitani T, Machado FP. Estudo descritivo sobre instrumentos de avaliação de linguagem oral publicados nos periódicos fonoaudiológicos brasileiros. Distúrb Comun. 2021;33(2):195-203. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p195-203.
 


Submetido em:
04/01/2023

Aceito em:
16/05/2023

6657825ea953956447760724 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections