CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20202020054
CoDAS
Artigo Original

Phrases in Noise Test (PINT) Brasil: influência do intervalo interestímulos no desempenho de crianças com deficiência auditiva

Phrases in Noise Test (PINT) Brazil: influence of the inter-stimulus interval on the performance of children with hearing impairment

Bruna Camilo Rosa; Camila Oliveira e Souza; Elaine Cristina Moreto Paccola; Érika Cristina Bucuvic; Regina Tangerino de Souza Jacob

Downloads: 0
Views: 759

Resumo

Objetivo: Investigar a influência do intervalo interestímulos no desempenho de crianças com deficiência auditiva de grau moderado e severo, adaptadas com aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI), no teste PINT Brasil. Método: Participaram do estudo 10 crianças com audição normal (GC) e 20 crianças com deficiência auditiva (GE). O teste PINT Brasil foi aplicado nas situações SEM pausa e COM pausa para os dois grupos. Resultados: Na comparação entre as situações SEM pausa e COM pausa, houve diferença significativa apenas para o GE, indicando a SEM pausa com melhor desempenho. Nesta última condição, as oscilações ruidosas foram menores e não houve o acionamento repetido do redutor de ruído, o que possibilita a perda de informações da mensagem. Conclusão: Conclui-se que o intervalo interestímulos no teste de percepção da fala PINT Brasil influenciou o desempenho das crianças com deficiência auditiva de grau moderado e severo, adaptadas com AASI. O melhor resultado foi encontrado na situação SEM PAUSA.

Palavras-chave

Percepção da Fala; Ruído; Testes Auditivos; Desenvolvimento Infantil; Auxiliares da Audição

Abstract

Purpose: This study aimed to investigate, using the PINT Brasil, the influence of the interstimulus interval on the performance of children with moderate and severe hearing loss fitted with hearing aids. Methods: Ten children with normal hearing (CG) and 20 children with hearing loss (SG) participated in the study. Both groups were assessed using the speech perception test called PINT Brasil in PAUSE and NO PAUSE situations. Results: When comparing the PAUSE and NO PAUSE situations, only the SG presented a statistically significant difference, indicating that the NO PAUSE situation had the best performance. In this situation, the noise oscillations were smaller, and the noise reduction algorithm, which may cause the loss of message information, was not repeatedly activated. Conclusion: The interstimulus interval in the PINT Brasil influenced the performance of children with moderate and severe hearing loss fitted with hearing aids. The NO PAUSE situation presented the best results.

Keywords

Speech Perception; Noise; Hearing Tests; Child Development; Hearing Aids

Referências

1) Bertachini AL, Pupo AC, Morettin M, Martinez MA, Bevilacqua MC, Moret AL, et al. Sistema de Frequência Modulada e percepção da fala em sala de aula: revisão sistemática da literatura. CoDAS. 2015;27(3):292-300. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152014103 PMid:26222948. » http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152014103
2) Brasil. Ministério da Saúde. Implantação do Projeto Uso do Sistema FM: formação de professores. DGITS/SCTIE. CONITEC - Relatório nº 58 [Internet]. 2013 [citado em 2019 Nov 2]. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Incorporados/SistemaFM-final.pdf
» http://conitec.gov.br/images/Incorporados/SistemaFM-final.pdf
3) Brasil. Ministério da Saúde. Sistema de frequência modulada pessoal – FM – equipamento que possibilita a acessibilidade da criança e/ou jovem com deficiência auditiva na escola. DGITS/SCTIE. CONITEC- Relatório nº 58 [Internet]. 2013 [citado em 2019 Nov 2]. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Incorporados/SistemaFM-final.pdf
» http://conitec.gov.br/images/Incorporados/SistemaFM-final.pdf
4) Silva JM, Pizarro LMPV, Tanamati LF. Uso do sistema FM em implante coclear. CoDAS. 2017;29(1):e20160053. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016053 PMid:28300958.
» http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016053
5) ANSI: American National Standard Institute. ANSI S12.60.2010: acoustical performance criteria, design requirements, and guidelines for schools, part 1: permanent Schools [Internet]. Washington: ANSI; 2010 [citado em 2019 Nov 2]. Disponível em: https://webstore.ansi.org/preview-pages/ASA/preview_ANSI+ASA+S12.60-2010+P art+1+(R2015).pdf » https://webstore.ansi.org/preview-pages/ASA/preview_ANSI+ASA+S12.60-2010+P
6) ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10152: níveis de ruído para conforto acústico-procedimentos [Internet]. Rio de Janeiro: ABNT; 1987 [citado em 2019 Nov 2]. Disponível em: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2015/02/NBR_10152-1 987-Conforto-Ac_stico.pdf
» http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2015/02/NBR_10152-1
7) Cruz AD, Angelo TCS, Lopes AC, Guedes DMP, Alves TKM, Fidêncio VLD, et al. Planilha de triagem acústica da sala de aula: tradução e adaptação cultural para o Português Brasileiro. Audiol Commun Res. 2017;22(0):e1766. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1766
» http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1766
8) AAA: American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines: remote microphone hearing assistance technologies for children and youth from birth to 21 years [Internet]. Reston; 2008 [citado em 2019 Nov 2]. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/HAT_Guidelines_Supplement_A.pdf_53996ef7758497.54419000.pdf » https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/HAT_Guidelines_Supplement_A.pdf_53996ef7758497.54419000.pdf
9) Novelli CL, Carvalho NG, Colella-Santos MF. Teste de Reconhecimento de Fala no Ruído, HINT-Brasil, em crianças normo-ouvintes. Rev Bras Otorrinolaringol. 2018;84(3):360-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2017.04.006
» http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2017.04.006
10) Jacob RTS, Souza CO, Rosa BC, Santos LG, Paccola ECM, Alvarenga BG, et al. Phrases in noise test (PINT) Brazil: effectiveness of the test in children with hearing loss. Rev Bras Otorrinolaringol. 2021;87(2):164-70. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.07.010
» http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.07.010
11) Schafer EC, Beeler S, Ramos H, Morais M, Monzingo J, Algier K. Devolopmental effects and spatial hearing in young children with normal-hearing sensitivity. Ear Hear. 2012;33(6):e32-43. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e318258c616 PMid:22688920.
» http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e318258c616
12) Santos LG. Phrases in Noise Teste (PINT): adaptação cultural para o Português Brasileiro e aplicabilidade na avaliação do Sistema de Frequência Modulada [dissertação]. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo; 2015. http://dx.doi.org/10.11606/D.25.2015.tde-02062015-161419
» http://dx.doi.org/10.11606/D.25.2015.tde-02062015-161419
13) Santos LG, Schafer EC, Thibodeau LM, Jacob RTS. The Brazilian Phrases in Noise Test (PINT Brazil). J Educ Pediatr Rehabil Audiol [Internet]. 2017 [citado em 2019 Nov 3]; 23:1-8. Disponível em: http://www.edaud.org/journal/2017/2-article-17.pdf
» http://www.edaud.org/journal/2017/2-article-17.pdf
14) USP: Universidade de São Paulo. PINT Brasil [Internet]. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru; 2020 [citado em 2020 Out 2]. Disponível em: https://pintbrasil.fob.usp.br
» https://pintbrasil.fob.usp.br
15) Quental SLM, Colella-Santos MF, Couto CM. Percepção de fala no ruído em músicos. Audiol Commun Res. 2014;19(2):130-7. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000200006
» http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000200006
16) WHO: World Health Organization. Deafness and hearing loss. Geneva: WHO; 2015.
17) Hou X, Mullen GL. Number of irreducible polynomials and pairs of relatively prime polynomials in several variables over finite fields. Finite Fields Their Appl. 2009;15(3):304-31. http://dx.doi.org/10.1016/j.ffa.2008.12.004
» http://dx.doi.org/10.1016/j.ffa.2008.12.004
18) Matos GGO, Frota S. Resolução temporal em perdas auditivas sensorioneurais. Audiol Commun Res. 2013;18(1):30-6. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312013000100007
» http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312013000100007
19) Ferreira GC, Santos SN, Costa MJ. Fatores de influência na percepção de fala em idosos usuários de próteses auditivas. Distúrb Comun. 2017;29(3):405-15. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p405-415
» http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p405-415
20) McCreery R, Walker E, Spratford M, Oleson J, Bentler R, Holte L, et al. Speech recognition and parent ratings from auditory development questionnaires in children who are hard of hearing. Ear Hear. 2015;36(Supl. 1):60S-75S. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000213 PMid:26731160.
» http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000213
21) Goldsworthy RL, Markle KL. Pediatric hearing loss and speech recognition in quiet and in different types of background noise. J Speech Lang Hear Res. 2019;62(3):758-67. http://dx.doi.org/10.1044/2018_JSLHR-H-17-0389 PMid:30950727.
» http://dx.doi.org/10.1044/2018_JSLHR-H-17-0389
22) McCreery RW, Walker EA, Spratford M, Lewis D, Brennan M. Auditory, cognitive, and linguistic factors predict speech recognition in adverse listening conditions for children with hearing loss. Front Neurosci. 2019;13:1093. http://dx.doi.org/10.3389/fnins.2019.01093 PMid:31680828.
» http://dx.doi.org/10.3389/fnins.2019.01093
23) Hall JW, Buss E, Grose JH, Roush PA. Effects of age and hearing impairment on the ability to benefit from temporal and spectral modulation. Ear Hear. 2012;33(3):340-8. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e31823fa4c3 PMid:22237164.
» http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e31823fa4c3
24) McShefferty D, Whitmer WM, Akeroyd MA. The just-noticeable difference in speech-to-noise ratio. Trends Hear. 2015;19:1-9. http://dx.doi.org/10.1177/2331216515572316 PMid:25681327.
» http://dx.doi.org/10.1177/2331216515572316
25) Ferrari DV. Características do aparelho de amplificação sonora individual em adultos|algoritmos de cancelamento da microfonia, expansão e redução digital do ruído. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastasio ART, editores. Tratado de audiologia. Rio de Janeiro: Editora Santos; 2015. p. 265-71.
26) Silman S, Silverman CA. Auditory diagnosis: principles and applications. San Diego: Singular; 1997. Basic audiologic testing; p. 10-67.
27) Quintino CA, Mondelli MFCG, Ferrari DV. Direcionalidade e redução de ruído em AASI: percepção de fala e benefício. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76(5):630-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500016
» http://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942010000500016
28) Gustafson S, McCreery R, Hoover B, Kopun JG, Stelmachowicz P. Listening effort and perceived clarity for normal-hearing children with the use of digital noise reduction. Ear Hear. 2014;35(2):183-94. http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000440715.85844.b8 PMid:24473240.
» http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000440715.85844.b8
29) Santos SN, Costa MJ. Percepção de fala no ruído em idosos usuários de próteses auditivas com diferentes microfones e algoritmo de redução de ruído. Audiol Commun Res. 2016;21(0):e1607. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1607
» http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1607


Submetido em:
17/04/2020

Aceito em:
13/11/2020

619525a0a9539539db43b683 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections