Efeito da educação musical na promoção do desempenho escolar em crianças
Effect of music education on the promotion of school performance in children
Paula Martins Said; Dagma Venturini Marques Abramides
Resumo
Objetivo: Este estudo investigou o efeito da educação musical no repertório de habilidades escolares em crianças expostas e não expostas à educação musical.
Método: Foram avaliadas 80 crianças, entre oito a doze anos, ambos os sexos, divididos em dois grupos: 40 alunos com educação musical (experimental) e 40 alunos sem educação musical (controle). Para coleta dos dados, foram utilizados o questionário do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-M) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE).
Resultados: Indicaram diferença estatisticamente significante nas crianças expostas à educação musical, evidenciando que houve melhoria no desempenho escolar e na competência acadêmica.
Conclusão: Portanto, é de grande relevância o benefício da aprendizagem musical aliada a diferentes áreas da educação e da saúde, uma vez que pode representar uma estratégia eficaz na prática inclusiva e na promoção da saúde física e mental das crianças.
Palavras-chave
Abstract
Purpose: This study investigated the effect of music education on the repertoire of school skills in children submitted and not to music education.
Methods: The study sample was composed of 80 children aged 8-12 years, of both genders, divided into two groups: 40 students submitted to music education (experimental) and 40 students not submitted to music education (control). Data were collected using the Social Skills Rating System (SSRS-BR) and the School Performance Test (SPT) questionnaire. The results were submitted to statistical analysis (paired sample t-test and repeated measures ANOVA) at a 5% significance level.
Results: Results showed statistically significant difference between the groups, evidencing improvement in school performance and academic competence in the children submitted to music education.
Conclusion: The benefit brought by musical learning associated with different areas of education and health is of great relevance, representing an effective strategy in inclusive practice and promotion of physical and mental health in children.
Keywords
References
1. World Health Organization. Life skills education for children and adolescents in schools: introduction and guidelines to facilitate the development and implementation of life skills programmes. Geneva: WHO; 1997.
2. Ballone GJ. A música e o cérebro. PsiqWeb [Internet]. 2010 [citado em 2012 Ago 17]. Disponível em http://www.psiqweb.med.br
3. Zatorre R, McGill J. Music, the food of neuroscience? Nature. 2005;434(7031):312-5. http://dx.doi.org/10.1038/434312a. PMid:15772648.
4. Abbott A. Neurobiology: music, maestro, please! Nature. 2002;416(6876):12- 4. http://dx.doi.org/10.1038/416012a. PMid:11882864.
5. Sharon B. A música na mente. Revista Newsweek, 2000.
6. Costa-Giomi E. Los beneficios extramusicales del aprendizaje del piano. In 3º Encontro Latino-Americano de Educação Musical (ISME-SADEM); 2001 Ago 8-9; Mar del Plata, Argentina. Anais. Mar del Plata; 2001. p. 87-90.
7. Bréscia VL. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo; 2003. p. 18-9.
8. Correia MA. Música na educação: uma possibilidade pedagógica. Revista Luminária. 2003;83:61519.
9. Snyders G, Ferreira MJA, Fusari MF. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Cortez; 1992.
10. Katsh S, Merle-Fishman C. The music within you. Barcelona: Barcelona Publishers; 1998.
11. Del Prette A, Del Prette ZA. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes Limitada; 2017.
12. Del Prette A, Del Prette ZA. Habilidades sociais: conceitos e campo teórico-prático [Internet]. 2006 [citado em 2006 Dez 01. Disponível em http://www.rihs.ufscar.br
13. Murta SG. Aplicações do treinamento em habilidades sociais: análise da produção nacional. Psicol Reflex Crit. 2005;18(2):283-91. http://dx.doi. org/10.1590/S0102-79722005000200017.
14. Del Prette Z, Del Prette A. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. In: Prette Z, Prette A. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes; 2004.
15. Murta SG, Del Prette A, Nunes FC, Del Prette ZA. Problemas en la adolescencia: Contribuciones del entrenamiento en habilidades sociales In: JC Salamanca. Manual de intervención psicológica para adolescentes: ámbito de la salud y educativo. 2006.
16. Abramides DVM, Lamônica DAC, Santos LHZ. Autism Spectrum Disorders (ASD): social skills in the school context. In: 28th World Congress of IALP International Association of Logopedics an Phoniatrics; 2010; Atenas. Anais. Atenas; 2010. p. 97.
17. Caballo VE. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. Santos; 2003.
18. Gresham FM, Sugai G, Horner RH. Interpreting outcomes of social skills training for students with high-incidence disabilities. Except Child. 2001;67(3):331-44. http://dx.doi.org/10.1177/001440290106700303.
19. Gresham FM. Best practices in social skills training. In Gresham FM. Best practices in school psychology. Bethesd: National Association of School Psychologists; 1995. p. 1021-30.
20. Ilari B. Música, comportamento social e relações interpessoais. Psicol Estud. 2006;11(1):191-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000100022.
21. Stevanato IS, Loureiro SR, Linhares MB, Marturano EM. Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Psicol Estud. 2003;8(1):67-76. http://dx.doi.org/10.1590/ S1413-73722003000100009.
22. Bandeira M, Rocha SS, Pires LG, Del Prette ZA, Del Prette A. Competência acadêmica de crianças do ensino fundamental: características sociodemográficas e relação com habilidades sociais. Interação Psicol. 2006;10(1):53-62. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v10i1.5773.
23. Stein LM. TDE: teste de desempenho escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1994. p. 1-7.
24. Gresham FM, Elliott SN. Social skills rating system: manual. Falls Church: American Guidance Service; 1990.
25. Chiarelli LK, Barreto SD. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte. 2005;3:1-10.
26. Hidalgo C, Gloria C, Abarca M. Comunicación interpersonal: programa de entrenamiento en habilidades sociales. México: Alfaomega; 1999.
27. Del Prette Z, Del Prette A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes; 1999.
28. Cardoso SH, Sabbatini RM. Aprendizagem e mudanças no cérebro. Cérebro e Mente. 2000; oct.
29. Villa-Lobos H. Villa-Lobos por ele mesmo. In Villa-Lobos H, Claret M, Ribeiro JC, Bruno JC. O pensamento vivo de Heitor Villa-Lobos. Martin Claret Editores; 1987. p. 12-25.
30. Zimny GH, Weidenfeller EW. Effects of music upon GSR of children. Child Dev. 1962;33(4):891-6. http://dx.doi.org/10.2307/1126899. PMid:14003729.
Submitted date:
08/18/2018
Accepted date:
03/07/2019