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https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/e20240155pt
CoDAS
Revisão de Escopo

Avaliação fonoaudiológica de linguagem baseada em análise do comportamento aplicada: revisão de escopo

Speech and language therapy assessment based on applied behavior analysis: a scoping review

Débora Pontes Cavalcante Almeida; Cíntia Alves Salgado Azoni; Larissa Nadjara Alves Almeida; Ivonaldo Leidson Barbosa Lima; Isabelle Cahino Delgado

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Resumo

RESUMO: Objetivo: Identificar e descrever os protocolos de avaliação de linguagem sob a perspectiva da ABA utilizados na fonoaudiologia.

Estratégia de pesquisa: A questão que norteou o estudo foi: Quais são os protocolos de avaliação de linguagem baseados em ABA atualmente utilizados na Fonoaudiologia? Para a busca eletrônica dos artigos, as bases de dados utilizadas foram Medline/PubMed, Lilacs, Web of Science e Scopus. A estratégia de busca utilizou unitermos indexados e livres relacionados ao PCC.

Critérios de seleção: Foram incluídos estudos com delineamento transversal, considerando como população indivíduos submetidos a avaliação de linguagem; foram incluídos Protocolos de Avaliação baseados em ABA na Fonoaudiologia. Foram excluídos estudos que não focaram em avaliação de linguagem e com delineamento de revisão de literatura, cartas ao editor, livros, resumos de anais, artigos de opinião e artigos técnicos.

Análise dos dados: Os dados foram analisados de forma descritiva, com análise dos níveis de evidência dos estudos.

Resultados: Foram obtidos 6.859 artigos. Destes, 17 artigos foram selecionados pelo título, após a leitura do resumo. 12 foram excluídos por não cumprirem os critérios de inclusão: 4 eram artigos de revisão, 6 não se adequavam ao objetivo desta pesquisa e 2 estavam repetidos entre as bases de dados. Na sequência 5 foram selecionados para leitura completa do texto e posterior análise dos dados.

Conclusão: Apenas dois protocolos de avaliação de linguagem sob a perspectiva da ABA utilizados na fonoaudiologia foram encontrados nesta revisão: VB-MAPP e o ABLLS-R. Ambos não possuem estudos de validação para o português brasileiro.

Palavras-chave

Transtorno do Espectro Autista, Análise do Comportamento Aplicada, Avaliação da Linguagem, Revisão de Escopo, Fonoaudiologia

Abstract

Purpose: To identify and describe language assessment protocols from the perspective of ABA used in speechlanguage therapy. Research strategies: The question that guided the study was: What are the ABA-based language assessment protocols currently used in speech therapy? For the electronic search of articles, the databases used were Medline/PubMed, Lilacs, Web of Science and Scopus. The search strategy used indexed and free uniterms related to PCC. Selection criteria: Studies with a cross-sectional design were included, considering individuals undergoing language assessment as the population; ABA-based assessment protocols in speech-language therapy were included. Studies that did not focus on language assessment and with a literature review design, letters to the editor, books, abstracts from proceedings, opinion articles and technical articles were excluded. Data analysis: The data were analyzed descriptively, analyzing the studies’ levels of evidence. Results: A total of 6,859 articles were identified in all the databases. Of these, 17 articles were selected by title, after reading the abstract. 12 were excluded because they did not meet the inclusion criteria: 4 were review articles, 6 did not fit the objective of this research and 2 were repeated between the databases. Five were then selected for full text reading and subsequent data analysis. Conclusion: Only two language assessment protocols from the perspective of ABA used in speech therapy were found in this review: VB-MAPP and ABLLS-R. Both do not have validation studies for Brazilian Portuguese

Keywords

Autistic Spectrum Disorder; Applied Behavior Analysis; Language Assessment; Scoping Review; Language and Hearing Sciences

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Submetido em:
28/05/2024

Aceito em:
26/11/2024

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