CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/e20240135pt
CoDAS
Artigo Original

Efeitos à curto prazo do treinamento auditivo acusticamente controlado em crianças com desempenho escolar prejudicado

Júlia Roja Tavoni; Maria Francisca Colella dos Santos

Downloads: 0
Views: 5

Resumo

Objetivo: Investigar a efetividade do Treinamento Acusticamente Controlado (TAAC) e a manutenção das habilidades auditivas adquiridas por crianças com desempenho escolar prejudicado.

Método: Amostra constituída por 20 escolares: Grupo Controle (GC – N=10) e Grupo Intervenção (GI – N=10), com idade entre 8 e 13 anos, resultados abaixo do esperado em uma triagem de desempenho escolar, resultados adequados em um rastreio cognitivo e diagnosticados com o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) após bateria de testes comportamentais. O GC não recebeu nenhum tipo de intervenção, apenas avaliação e reavaliação após 3 meses. O GI foi avaliado imediatamente após 8 sessões de TAAC e após 3 meses da intervenção. Dados de avaliação de PAC foram submetidos à análise estatística (p<0,05).

Resultados: A amostra foi considerada homogênea quanto ao sexo, idade, escolaridade, desempenho escolar. Quanto aos dados de avaliação de PAC, ambos os grupos eram homogêneos (com exceção do teste Identificação de Sentenças Sintéticas - SSI). As crianças do GI demonstraram melhora no desempenho dos testes Dicótico de Dígitos, Consoante Vogal, SSI e Padrão de Frequência (TPF) imediatamente após a intervenção. Após 3 meses do TAAC, tais valores se mantiveram ou aumentaram, exceto TPF. Na análise qualitativa, entre normal ou alterado, o GI manteve resultados adequados após 3 meses do TAAC. No GC, seis crianças mantiveram resultados alterados e quatro atingiram a normalidade na reavaliação pós 3 meses.

Conclusão: O TAAC mostrou-se eficaz para a reabilitação das habilidades auditivas de crianças com desempenho escolar prejudicado mesmo após 3 meses do fim da intervenção.

Palavras-chave

Transtornos da Percepção Auditiva, Plasticidade Neuronal, Reabilitação, Criança, Fonoaudiologia

Referencias

1 Magalhães CIDO, Labanca L, Gonçalves DU, Melo SMD, Pedra EDFP, Carvalho SADS, et al. Hearing and language screening in preschoolers. Rev CEFAC. 2021;23(5):e0121. http://doi.org/10.1590/1982-0216/20212350121.

2 Barker MDHC, Hicks CB. Treating deficits in auditory processing abilities. Lang Speech Hear Serv Sch. 2020;51(2):416-27. http://doi.org/10.1044/2019_LSHSS-19-00001. PMid:32004103.

3 Santos GV, Lima MLLT, Cavalcante MX, Venâncio LGA, Teixeira CF. Using a screening tool to identify the auditory behavior of students who are learning to read and write. Rev CEFAC. 2021;23(4):e13020. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202123413020.

4 ASHA: American Speech-LanguageHearing Association. Central auditory processing disorders: position statement: the role of the audiologist. Rockville: ASHA; 2005.

5 Alanazi A. Understanding auditory processing disorder: a narrative review. Saudi J Med Med Sci. 2023;11(4):275-82. http://doi.org/10.4103/sjmms.sjmms_218_23. PMid:37970455.

6 Back NCF, Souza Crippa AC, Sá Riechi TIJ, Pereira LD. Central auditory processing and cognitive functions in children. Int Arch Otorhinolaryngol. 2021;26(1):20-31. . PMid:35096155.

7 Cirillo MS, Henrique C, Rozeira B, Fernandes M, Domingues MG, Jorge G, et al. O upgrade do cérebro: neuroplasticidade e neurotecnologia the brain upgrade. Braz J Impl Health Sci. 2024;6(4):1834-63. http://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n4p1834-1863.

8 Zalcman TE, Schochat E. A eficácia do treinamento auditivo formal em indivíduos com transtorno de processamento auditivo. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2007;12(4):310-4. http://doi.org/10.1590/S1516-80342007000400010.

9 Filippinni R, Wheihing J, Chermak GD, Musiek FE. Current issues in the diagnosis of CAPD in children. In: Geffner D, Ross-Swain D, editors. Auditory processing disorders: assessment, management, and treatment. 3rd ed. San Diego: Plural Publishing; 2019. p. 3-36.

10 Donadon C, Sanfins MD, Borges LR, Colella-Santos MF. Auditory training: effects on auditory abilities in children with history of otitis media. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2019;118:177-80. http://doi.org/10.1016/j.ijporl.2019.01.002. PMid:30639988.

11 Simões HO, Zanchetta S, Furtado EF. Auditory training methods in children with psychiatric diagnosis: an integrative literature review. Rev CEFAC. 2020;22(2):e18318. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202022218318.

12 Weihing J, Chermak GD, Musiek FE. Auditory training for central auditory processing disorder. Semin Hear. 2015;36(4):199-215. http://doi.org/10.1055/s-0035-1564458. PMid:27587909.

13 Stein LM, Giacomoni CH, Fonseca RP. Teste de Desempenho Escolar - II (TDE-II). São Paulo: Vetor; 2019.

14 Raven J, Court JH. Matrizes progressivas coloridas de Raven: manual. São Paulo: Brasil PC; 2018.

15 Sobreira ACO, Gil D. Scale of Auditory Behaviors in the monitoring of acoustically controled auditory training. Rev CEFAC. 2021;23(1):e2720. http://doi.org/10.1590/1982-0216/20212312720.

16 Nunes CL, Pereira LD, Carvalho GS. Scale of Auditory Behaviors and auditory behavior tests for auditory processing assessment in Portuguese children. CoDAS. 2013;25(3):209-15. http://doi.org/10.1590/S2317-17822013000300004.

17 OMS: Organização Mundial de Saúde. Prevention of blindness and deafness [Internet]. 2014 [citado em 2014 Apr 17]. Disponível em: http://www.who.int/pbd/deafness/hearing_ impairment_grades/en.

18 Hodgson WR. Basic audiologic evaluation. Baltimore: Williams & Wilkins; 1980.

19 Jerger J. Clinical experience with impedance audiometry. Arch Otolaryngol. 1970;92(4):311-24. http://doi.org/10.1001/archotol.1970.04310040005002. PMid:5455571.

20 Carvallo RMM. Medidas de Imitância Acústica. In: Bevilacqua MC, Martinez MAN, Balen SA, Pupo AC, Reis ACM FS, editor. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2012. p. 123-33.

21 Pereira LD, Schochat E. Processamento auditivo central: manual de avaliação. São Paulo: Lovise; 1997.

22 Musiek F. Frequency (pitch) and duration pattern tests. J Am Acad Audiol. 1994;5(4):265-8.

23 Amaral MIRD, Colella-Santos MF. Temporal resolution: performance of school-aged children in the GIN-Gaps-in-noise test. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76:745-52.

24 AAA: American Academy of Audiology. Diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder. Reston, VA: AAA; 2010.

25 Tomlin D, Rance G. Maturation of the central auditory nervous system in children with auditory processing disorder. Semin Hear. 2016;37(1):74-83. http://doi.org/10.1055/s-0035-1570328. PMid:27587924.

26 Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. Central auditory processing in schoolers in initial literacy grades. CoDAS. 2019;31(1):1-8.

27 Brasil PD, Schochat E. Efficacy of auditory training using the Programa de Escuta no Ruído (PER) software in students with auditory processing disorders and poor school performance. CoDAS. 2018;30(5):e20170227. PMid:30184006.

28 Kasten E. Specific auditory training for children with dyslexia and central auditory processing disorder can improve spelling performance. Int J Second Educ. 2014;2(1):20. http://doi.org/10.11648/j.ijsedu.20140201.14.

29 Melo A, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Efeitos do treinamento auditivo computadorizado em crianças com distúrbio do processamento auditivo e sistema fonológico típico e atípico. Audiol Commun Res. 2016;21(0):1-11. http://doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683.

30 Schochat E, Carvalho LZMR. Treinamento auditivo: avaliação da manutenção das habilidades. Pro Fono. 2002;14(1):93-8.

31 Filippinni R, Wheihing J, Chermak GD, Musiek FE. Current issues in the diagnosis of CAPD in children. In: Geffner D, Ross-Swain D, editors. Auditory processing disorders: assessment, management, and treatment. 3rd ed. San Diego: Plural Publishing; 2019. p. 3-36.

32 Frascá MFSS, Lobo IFN, Schochat E. Processamento auditivo em teste e reteste: confiabilidade da avaliação. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011;16(1):42-8. http://doi.org/10.1590/S1516-80342011000100009.
 


Submitted date:
26/04/2025

Accepted date:
07/09/2025

688c23f0a953954ef70c6be7 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections