CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/e20240122pt
CoDAS
Artigo Original

Efeitos do Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral em locutores de uma rádio universitária: um estudo antes e após intervenção

Effects of the Program for Developing Oral Communication Expressiveness on university radio announcers: a pre/post intervention study

Denis de Jesus Batista; Aline Santos da Conceição

Downloads: 0
Views: 70

Resumo

RESUMO: Objetivo: analisar os efeitos do Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral em locutores de uma rádio universitária.

Método: este é um estudo antes e após intervenção. Durante oito encontros de duas horas cada, foi implementado o Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral em oito locutores. Os participantes foram avaliados antes e depois do programa por instrumentos de autopercepção, julgamento perceptivo-auditivo e análise acústica de suas vozes durante leituras padronizadas. A análise estatística incluiu métodos descritivos e de inferência estatística com um nível de significância de p<0,05.

Resultados: após o programa, houve uma melhoria na autopercepção dos locutores na dicção e na voz. No julgamento perceptivo-auditivo das leituras, a metade dos pares avaliados mostrou evolução, com destaque para a qualidade da voz, a fala e a interpretação. Na análise acústica, observou-se uma redução na frequência fundamental da fala, aumento na taxa de articulação e elocução, e diminuição da intensidade da fala.

Conclusão: o programa mostrou considerável melhoria em aspectos da voz e da fala dos locutores, destacando a importância de programas de treinamento específicos para aprimorar as habilidades comunicativas em contextos radiofônicos.

Palavras-chave

Fala, Rádio, Treinamento da Voz, Universidades, Voz

Abstract

Purpose  To analyze the effects of the Program for Developing Oral Communication Expressiveness on announcers of a university radio station.

Methods  This is a pre/post intervention study. The Program for Developing Oral Communication Expressiveness was implemented with eight announcers in eight 2-hour meetings. Participants were evaluated before and after the program using self-perception instruments, auditory-perceptual judgment, and acoustic analysis of their voices during standardized readings. Statistical analysis included descriptive and statistical inference methods with a significance level of p < 0.05.

Results  The announcers’ self-perceived diction and voice improved after the program. Half of the pairs evaluated improved in the auditory-perceptual judgment of reading, emphasizing voice quality, speech, and interpretation. The acoustic analysis found reduced fundamental frequency of speech, increased articulation and elocution rate, and decreased speech intensity.

Conclusion  The program considerably improved aspects of the announcers' voice and speech, highlighting the importance of specific training programs to improve radio communication skills.

Keywords

Speech; Radio; Voice Training; University; Voice

Referências

1 Ortiz Sobrino MA, Marta-Lazo C, Pena DM. La formación de competencias profesionales en los estudiantes de Comunicación Social de las emisoras universitarias en España y Portugal: situación y resultados asimétricos. Signo y Pensamiento. 2016;35(68):34. http://doi.org/10.11144/Javeriana.syp35-68.fcpe.

2 Martín Pena D, Gómez-Crisóstomo R, Romo-Fernández LM. Producción científica sobre radio universitaria (Scopus, 2000-2017). Cuad Doc Multimed. 2018;30:59-74. http://doi.org/10.5209/CDMU.62803.

3 Warhurst S, McCabe P, Madill C. What makes a good voice for radio: perceptions of radio employers and educators. J Voice. 2013;27(2):217-24. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2012.08.010. PMid:23159029.

4 Batista DJ, Conceição AS. Autopercepção dos efeitos de um treinamento de comunicação oral em situações de fala em público: um estudo antes e após intervenção com locutores de uma rádio universitária. Distúrb Comun. 2023;34(4):e57797. http://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i4e57797.

5 Travaglia LC. Competência discursiva. In: Frade ICASF, Val MGC, Bregunci MGC, editores. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação; 2014.

6 Batista DJ, Conceição AS. Conceição AS da. Efeitos perceptivo-auditivos de um treinamento de comunicação oral em locutores de uma rádio universitária. Distúrb Comun. 2021;33(3):557-70. http://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p557-570.

7 Borrego MCM, Behlau M. Recursos de ênfase utilizados por indivíduos com e sem treinamento de voz e fala. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(2):216-24. http://doi.org/10.1590/S1516-80342012000200019.

8 Rodero E, Diaz-Rodriguez C, Larrea O. A training model for improving journalists’ voice. J Voice. 2018;32(3):386.e11-9. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.05.006. PMid:28599996.

9 Neiva TMA, Gama ACC, Teixeira LC. Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo: resultados de treinamento. Rev CEFAC. 2016;18(2):498-507. http://doi.org/10.1590/1982-021620161829415.

10 Farghaly SM, de Andrade CRF. Programa de treinamento vocal para locutores de rádio. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13(4):316-24. http://doi.org/10.1590/S1516-80342008000400004.

11 Molin PD, da Silva M, Chuproski AP, Galli JFM, Dassie-Leite AP, Ribeiro VV. Caracterização dos hábitos e sintomas vocais de locutores de rádio. Distúrb Comun. 2014;26(1):86-94.

12 Cantor-Cutiva LC, Bottalico P, Hunter E. Work-related communicative profile of radio broadcasters: a case study. Logoped Phoniatr Vocol. 2019;44(4):178-91. http://doi.org/10.1080/14015439.2018.1504983. PMid:30183443.

13 Ferreira Marinho AC, Mesquita de Medeiros A, Côrtes Gama AC, Caldas Teixeira L. Fear of public speaking: perception of college students and correlates. J Voice. 2017;31(1):127.e7-11. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.12.012. PMid:26898522.

14 Pantuza JJ, Alexandre IO, de Medeiros AM, Marinho ACF, Teixeira LC. Senso de Coerência e o medo de falar em público em universitários. CoDAS. 2020;32(5):e20190071. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019071. PMid:33053083.

15 Penteado RZ, Gastaldello LM. Speech-language pathology and audiology on the webradio. Distúrb Comun. 2015;27(2):333-45.

16 Borrego M. Proposta de atuação fonoaudiológica para estudantes de comunicação: efeitos de dois tipos de treinamento [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo; 2017.

17 Ugulino ACN. Autoavaliação do comportamento comunicativo ao falar em público das diferentes categorias profissionais [tese]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo; 2014.

18 Costa LMO, Martins-Reis VO, Celeste LC. Metodologias de análise da velocidade de fala: um estudo piloto. CoDAS. 2016;28(1):41-5. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015039. PMid:27074188.

19 Batista DJ, Souza ABC, Melo MAM, Conceição AS, Borrego MCM. Mapping of speech therapy interventions focusing on professional communication on radio and television: a scoping review. Virginia: OSF Registries; 2023. http://doi.org/10.17605/OSF.IO/EKJRQ.

20 Borrego MCM, Behlau M. Mapeamento do eixo condutor da prática fonoaudiológica em expressividade verbal no trabalho de competência comunicativa. CoDAS. 2018;30(6):e20180054. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018054. PMid:30517272.

21 Lira AAM, Marchand DLP, Carvalho LSR, Cassol M. Efeito de um programa de aprimoramento das habilidades de comunicação oral na ansiedade e no estresse autorreferidos. Audiol Commun Res. 2021;26:26. http://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2545.

22 Schroeder LM. The effects of skills training on communication satisfaction and communication anxiety in the basic speech course. Commun Res Rep. 2002;19(4):380-8. http://doi.org/10.1080/08824090209384866.

23 Torres MLGM, Sampaio ALL, Caracas HCPM. Changes in the communicative skills of young people as a result of a communication training. CoDAS. 2023;35(5):e20220041. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20232022041. PMid:37672409.

24 Rodero E, Diaz-Rodriguez C, Larrea O. A training model for improving Journalists’ Voice. J Voice. 2018;32(3):386.e11-9. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.05.006. PMid:28599996.

25 Jessen M, Koster O, Gfroerer S. Influence of vocal effort on average and variability of fundamental frequency. Int J Speech Lang Law. 2005;12(2):174-213. http://doi.org/10.1558/sll.2005.12.2.174.

26 Kaneko M, Sugiyama Y, Mukudai S, Hirano S. Effect of voice therapy using semioccluded vocal tract exercises in singers and nonsingers with dysphonia. J Voice. 2020;34(6):963.e1-9. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2019.06.014. PMid:31345679.

27 Batista DJ, da Silva RC, Ostolin TLVDP, Behlau M, Ribeiro VV. Mapping of the execution of resonance tubes phonation immersed in water exercise in adults: a scoping review. J Voice. 2022;38(6):1521.e15-37. PMid:35835649.

28 Titze IR. Voice Training and therapy with a semi-occluded vocal tract: rationale and scientific underpinnings. J Speech Lang Hear Res. 2006;49(2):448-59. http://doi.org/10.1044/1092-4388(2006/035). PMid:16671856.

29 Laukkanen AM, Titze IR, Hoffman H, Finnegan E. Effects of a semioccluded vocal tract on laryngeal muscle activity and glottal adduction in a single female subject. Folia Phoniatr Logop. 2008;60(6):298-311. http://doi.org/10.1159/000170080. PMid:19011306.

30 Guzman M, Laukkanen AM, Krupa P, Horáček J, Švec JG, Geneid A. Vocal tract and glottal function during and after vocal exercising with resonance tube and straw. J Voice. 2013;27(4):523.e19-34. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2013.02.007. PMid:23683806.

31 Hazlett DE, Duffy OM, Moorhead SA. Review of the impact of voice training on the vocal quality of professional voice users: implications for vocal health and recommendations for further research. J Voice. 2011;25(2):181-91. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.08.005. PMid:20137890.

32 Walzak P, McCabe P, Madill C, Sheard C. Acoustic changes in student Actors’ Voices after 12 months of training. J Voice. 2008;22(3):300-13. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2006.10.006. PMid:17512170.

33 Borrego MC, Gasparini G, Behlau M. The effects of a specific speech and language training program on students of a radio announcing course. J Voice. 2007;21(4):426-32. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2006.03.003. PMid:16647246.

34 Falk S. Communicative functions of rhythm in spoken discourse: the case of radio broadcasting. Cahiers de praxématique. 2013;(61):19-21. http://doi.org/10.4000/praxematique.1904.

35 Wahyuni N. The effects of implementing workshop on radio broadcasting class towards students speaking ability. Script J Linguist Engl Teach. 2017;2(1):111. http://doi.org/10.24903/sj.v2i1.78.

36 Warhurst S, Madill C, McCabe P, Ternström S, Yiu E, Heard R. Perceptual and acoustic analyses of good voice quality in male radio performers. J Voice. 2017;31(2):259.e1-12. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2016.05.016. PMid:27342753.

37 Lopes LW, Abreu SR. Accuracy and cut-off values of cepstral measures in the clinical evaluation of brazilian portuguese speakers. J Voice. 2024. http://doi.org/10.1016/j.jvoice.2024.04.021. PMid:38724311.

38 Madill C, Nguyen DD, Yick‐Ning Cham K, Novakovic D, McCabe P. The impact of nasalance on cepstral peak prominence and harmonics‐to‐noise ratio. Laryngoscope. 2019;129(8):E299-304. http://doi.org/10.1002/lary.27685. PMid:30585334.

39 Murton O, Hillman R, Mehta D. Cepstral peak prominence values for clinical voice evaluation. Am J Speech Lang Pathol. 2020;29(3):1596-607. http://doi.org/10.1044/2020_AJSLP-20-00001. PMid:32658592.

40 Lopes LW, Sousa ESS, Silva ACF, Silva IM, Paiva MAA, Vieira VJD, et al. Medidas cepstrais na avaliação da intensidade do desvio vocal. CoDAS. 2019;31(4):e20180175. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018175. PMid:31433040.

41 Tomicic A, Martínez C, Pérez JC, Hollenstein T, Angulo S, Gerstmann A, et al. Discourse-voice regulatory strategies in the psychotherapeutic interaction: a state-space dynamics analysis. Front Psychol. 2015;6:378. http://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00378. PMid:25932014.

42 Neiva TMA, Gama ACC, Teixeira LC. Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo: resultados de treinamento. Rev CEFAC. 2016;18(2):498-507. http://doi.org/10.1590/1982-021620161829415.
 


Submetido em:
18/04/2024

Aceito em:
15/07/2024

67bf6c83a95395042607a866 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections