CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20242024068pt
CoDAS
Editorial

O impacto da pandemia da COVID-19 para a divulgação científica

Impact of COVID-19 pandemic on science communication

Ana Luiza Navas; Pamela Papile Lunardelo; Stela Maris Aguiar Lemos; Vanessa Veis Ribeiro; Leonardo Wanderley Lopes

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A divulgação do conhecimento científico pelos meios digitais iniciou-se no final da década de 1990, anos mais tarde, a publicação de “Altmetrics: a manifesto” recebeu especial atenção. O artigo publicado no ano de 2010 apresentava a possibilidade de uso da internet para mensurar o impacto gerado pelos materiais científicos por meio do seu rastreio nas redes(1,2). Até esta ocasião, estes seriam dois grandes marcos do fenômeno de disseminação do conhecimento científico pela internet.

O Editorial CoDAS “Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento”(3) foi publicado em junho de 2020, momento em que o mundo entrava em um período de isolamento por causa da pandemia de COVID-19. Na data de submissão do Editorial ainda não se podia prever o que aconteceria nos próximos quase 24 meses, mas sem dúvida o uso das mídias sociais se intensificou e o acesso à internet foi ampliado(4). Além disso, a busca por informações baseadas em evidências científicas também passou a ser realizada não somente por pesquisadores, mas também por profissionais e pelo público geral. A comunicação e difusão do conhecimento, se tornou cada dia mais acessível e mais valiosa para guiar as tomadas de decisão.

Passados quase 4 anos da publicação de Navas et al.(3) decidimos descrever o impacto da Pandemia de Covid-19 para a divulgação científica, no caso particular da revista CoDAS, a partir da comparação de indicadores da CoDAS pré e pós pandemia.

A utilização das métricas alternativas ou altmetrics (ALTernative article-level metrics) continua sendo considerada como estimativa do impacto promovido por determinado produto científico(5,6). A partir dos artigos publicados em Acesso Aberto diferentes fontes geradoras de dados rastreiam o movimento do material científico no meio digital, quantificando o número de visualizações online, as leituras do texto na íntegra, número de downloads e menções em blogs ou mídias sociais(7). Os insights fornecidos pelas mídias sociais permitem a compreensão do alcance e impacto de um artigo científico em dimensões diferentes em relação às métricas bibliométricas tradicionais(2).

O uso das métricas alternativas possuem vantagens como a velocidade de disseminação e retorno quanto ao impacto do artigo científico e os elementos sociais promovidos pelo material (e.g. uso em políticas públicas, matérias em jornais para amplo público). Entretanto, é necessário ressaltar que ainda existem desafios no estudo das métricas alternativas, mas que não inviabilizam seu uso, como a falta de uma padronização e consistência entre as diferentes fontes que coletam, agregam e analisam os dados(8). Ainda que, as métricas alternativas não substituam as métricas tradicionais, com certeza somam-se a estas para fornecer novas dimensões do impacto de determinado artigo científico na comunidade científica e social(2).

Diante destes pressupostos, a Equipe de divulgação CoDAS continua com a divulgação de artigos publicados online e realiza o monitoramento em plataformas digitais, como um indicador importante do impacto da produção científica para a comunidade especializada e o público em geral.

As atividades da Revista CoDAS nas mídias sociais tiveram início em meados de 2019 e até o ano de 2020 tinham sido realizadas 69 publicações referentes a artigos científicos publicados nesta Revista nas redes sociais. Neste momento, as publicações referentes a artigos científicos totalizavam 394 nas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook e 36 publicações no LinkedIn, rede social mais recente, criada no ano de 2023.

No Instagram, entre 2019 e 2020 a CoDAS apresentava 1.715 seguidores ativos com alcance médio de 1.900 contas e 2.600 impressões por publicação. Em 2023, o número de seguidores ativos aumentou para 5.060, o alcance médio de publicações para 4.505 e o número médio de impressões foi de 2.841, com aumento substancial de todos os indicadores.

Na conta do Twitter, também criada em 2019, havia 57 seguidores e número médio de 230 impressões por publicação, em 2020. E no Facebook, a página oficial da CoDAS tinha 1.231 seguidores ativos com alcance médio por publicação de 200 contas, até 2020. Em 2023, o número de seguidores ativos no Twitter foi de 118 e o número médio de impressões por publicação foi de 507. No Facebook o número atual de seguidores é de 2.200, com diminuição do número de alcance médio de publicação para 147. É necessário ressaltar que em âmbito nacional o uso de Facebook, em geral, diminuiu nos últimos anos, com seus usuários migrando para o Instagram.

A criação de uma conta oficial no LinkedIn foi pautada na importância desta rede social para relações de trabalho e acadêmicas. As atividades no LinkedIn iniciaram-se em Julho de 2023 e foram realizadas até o momento 38 postagens referentes a artigos científicos, com alcance médio de 1.193. São 432 seguidores ativos, com média de 60 visualizações do perfil por semana.

O Instagram permite a verificação do número de impressões (vezes que a publicação foi vista), o número de contas alcançadas, a taxa de engajamento e os dados demográficos. Nesta rede a publicação que promoveu o maior número de impressões no ano de 2022 foi o artigo de Mouffron et al.(9), intitulado de “Efeitos imediatos da fotobiomodulação sobre a pressão máxima dos lábios”. A publicação que atingiu mais contas foi a de Nasciutti et al.(10) com o artigo “Qualidade de vida do fonoaudiólogo brasileiro frente à pandemia da COVID-19”. Estes mesmos artigos foram os que receberam o maior número de curtidas no ano de 2022, seguido do “Disfagia por osteofitose cervical anterior: relato de caso” de Aires et al.(11). No ano de 2023, a publicação que gerou o maior número de impressões foi “Mentira terapêutica: a visão do fonoaudiólogo brasileiro sobre uma estratégia de comunicação controversa no atendimento ao paciente com demência” de Lopes et al.(12). O artigo de Santos et al.(13) intitulado de “Efeito da frenotomia lingual na amamentação e na atividade elétrica dos músculos masseter e supra-hióideos” promoveu o maior número de contas alcançadas. O maior número de curtidas ocorreu na publicação do artigo “Efeitos do Método Canguru no desenvolvimento das habilidades orais e na aquisição da alimentação oral exclusiva em recém-nascidos pré-termo” de Ciochetto et al.(14). No LinkedIn os insights fornecidos pela rede também se baseiam no número de contas alcançadas e impressões. A publicação que promoveu maiores números foi “Protocolo de avaliação para apraxia de fala adquirida” de Costa et al.(15).

O Twitter fornece dados quanto ao engajamento por publicação, no ano de 2022 a Carta ao Editor de Dornelas et al.(16) intitulada de “Tosse Crônica e Fonoaudiologia” promoveu os maiores números. No ano seguinte, a publicação com maior número de engajamento foi “Versão para Web do protocolo de avaliação miofuncional com escores: usabilidade e aprendizado” de Ataide et al.(17). No Facebook, o artigo com maior número de engajamento de publicação em 2022 foi o mesmo que o Instagram, enquanto em 2023 o artigo de Ferrari et al.(18) denominado de “Risco de disfonia e qualidade vocal em estudantes de artes cênicas”.

Considerando as diferentes áreas da fonoaudiologia, os anos de 2022 e 2023 e todas as redes sociais da revista, destacamos a publicação com maior número de compartilhamentos em cada área específica (Quadro 1).

Publicações com maior número de compartilhamentos por área da Fonoaudiologia:

Área de Especialidade Título do Artigo Autoria
Voz Reduzindo o GAP entre a ciência e a clínica: lições da academia e da prática profissional - parte A: julgamento perceptivo-auditivo da qualidade vocal, análise acústica do sinal vocal e autoavaliação em voz. Behlau et al.(19)
Audição e Equilíbrio Síndrome da fragilidade e riscos para quedas em idosos da comunidade Taguchi et al.(20)
Motricidade Orofacial Efeitos imediatos da fotobiomodulação sobre a pressão máxima dos lábios. Mouffron et al.(9)
Disfagia Disfagia por osteofitose cervical anterior: relato de caso Aires et al.(11)
Fala Tradução e adaptação transcultural do Apraxia of Speech Rating Scale 3.5 para o português brasileiro. Santos et al.(21)
Linguagem Eficácia no uso de estratégia de gamificação na terapia fonológica Silva et al.(22)
Fonoaudiologia Educacional Pontos de corte, sensibilidade e especificidade para rastreamento da fluência leitora em crianças. Cogo-Moreira et al.(23)
Saúde Coletiva Apoio matricial para agentes comunitários sobre os marcos do desenvolvimento auditivo e de linguagem na primeira infância. Silva e Silva(24)

A missão da SBFa é estimular, debater e divulgar a produção científica e profissional da área, bem como discutir questões relacionadas à formação em Fonoaudiologia e neste sentido a CoDAS tem sido um patrimônio valioso para a disseminação de evidências científicas para a prática profissional, para discussão de políticas públicas e para o fortalecimento da fonoaudiologia.

Abstract

The dissemination of scientific knowledge through digital media began at the end of the 1990s, years later, the publication of “Altmetrics: a manifesto” received special attention. The article published in 2010 presented the possibility of using the internet to measure the impact generated by scientific materials through their tracking on networks(1,2) . Until this time, these would be two major milestones in the phenomenon of dissemination of scientific knowledge via the internet. The Editorial CoDAS “Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento”(3) was published in June 2020, when the world entered a period of isolation due to COVID-19 pandemic. When the Editorial was submitted it was not yet possible to predict what would happen in the next 24 months, but without a doubt the use of social media has intensified and access to the internet has expanded(4) . Furthermore, the search for information based on scientific evidence also began to be carried out not only by researchers, but also by professionals and the general public. Communication and dissemination of knowledge has become more accessible and more valuable every day to guide decision-making. Almost 4 years after the publication of Navas et al.(3) , we decided to describe the impact of the Covid-19 Pandemic on scientific dissemination, in the particular case of CoDAS journal, based on the comparison of CoDAS indicators pre and post pandemic. The use of alternative metrics or altmetrics (ALTernative article-level metrics) continues to be considered as an estimate of the impact promoted by a given scientific product(5,6) . Based on articles published in Open Access, different data generating sources track the movement of scientific material in the digital environment, quantifying the number of online views, readings of the full text, number of downloads and mentions on blogs or social media(7) . The insights provided by social media allow us to understand the reach and impact of a scientific article in different dimensions in relation to traditional bibliometric metrics(2) . The use of alternative metrics has advantages such as the speed of dissemination and feedback regarding the impact of the scientific article and the social elements promoted by the material (e.g. use in public policies, articles in newspapers for a broad audience). However, it is necessary to highlight that there are still challenges in the study of alternative metrics, but these do not preclude their use, such as the lack of standardization and consistency between the different sources that collect, aggregate and analyze data(8) . Although alternative metrics do not replace traditional metrics, they certainly add to them to provide new dimensions of the impact of a given scientific article on the scientific and social community(2). 

Given these assumptions, the CoDAS media communication team continues to disseminate articles published online and carries out monitoring on digital platforms, as an important indicator of the impact of scientific production for the specialized community and the general public. CoDAS journal’s activities on social media started in mid2019 and by 2020, 69 publications referring to scientific articles published in this Journal had been made on social media. At this time, publications referring to scientific articles totaled 394 on the social networks Instagram, Twitter and Facebook and 36 publications on LinkedIn, the most recent social network, created in 2023. On Instagram, between 2019 and 2020, CoDAS had 1,715 active followers with an average reach of 1,900 accounts and 2,600 impressions per publication. In 2023, the number of active followers increased to 5,060, the average publication reached 4,505 and the average number of impressions was 2,841, with a substantial increase in all indicators. On the Twitter account, also created in 2019, there were 57 followers and an average number of 230 impressions per publication, in 2020. And on Facebook, the official CoDAS page had 1,231 active followers with an average reach per publication of 200 accounts, until 2020. In 2023, the number of active followers on Twitter was 118 and the average number of impressions per publication was 507. On Facebook the current number of followers is 2,200, with a decrease in the average publication reach to 147. It is necessary It should be noted that nationwide the use of Facebook, in general, has decreased in recent years, with its users migrating to Instagram. The creation of an official LinkedIn account was based on the importance of this social network for work and academic relationships. Activities on LinkedIn began in July 2023 and so far 38 posts referring to scientific articles have been made, with an average reach of 1,193. There are 432 active followers, with an average of 60 profile views per week. Instagram allows you to check the number of impressions (times the post was seen), the number of accounts reached, the engagement rate and demographic data. On this network, the CoDAS publication that promoted the largest number of impressions in 2022 was the article by Mouffron et al.(9) , entitled “Immediate effects of photobiomodulation on maximum lip pressure”. The publication that reached the most accounts was that of Nasciutti et al.(10) with the article “Quality of life of the Brazilian speech therapist facing the covid-19 pandemic”. These same articles were those that received the highest number of likes in 2022, followed by “Dysphagia due to anterior cervical osteophytosis: case report” of Aires et al.(11) . In 2023, the publication that generated the highest number of impressions was “Therapeutic lying: Brazilian speech and language therapists’ point of view about a controversial communication strategy employed in the care for people with dementia” by Lopes et al.(12) . The article by Santos et al.(13) entitled “Effects of lingual frenotomy on breastfeeding and electrical activity of the masseter and suprahyoid muscles” promoted the highest number of accounts reached. The highest number of likes occurred when the article was published “Effects of Kangaroo Care on the development of oral skills and achievement of exclusive oral feeding in preterm infants” by Ciochetto et al.(14) . On LinkedIn, the insights provided by the network are also based on the number of accounts reached and impressions. The publication that promoted the highest numbers was “Assessment protocol for acquired apraxia of speech” from Costa et al.(15) . Twitter provides data on engagement per publication, and in 2022 the Letter to the Editor by Dornelas et al.(16) entitled “Chronic Cough and Speech Therapy” promoted the largest engagement numbers. In the following year, the publication with the highest number of engagement was “Web version of the protocol of the orofacial myofunctional evaluation with scores: usability and learning.” of Ataide et al.(17) . On Facebook, the article with the highest number of publication engagement in 2022 was the same as on Instagram, while in 2023 the article by Ferrari et al.(18) called “Risk of dysphonia and voice quality in performing arts students”. Considering the different areas of speech therapy, the years 2022 and 2023 and all of the journal social networks, we highlight the publication with the highest number of shares in each specific area (Chart 1). The SBFa’s mission is to promote, debate and disseminate scientific and professional production in the area, as well as discuss issues related to training in Speech Therapy and in this sense, CoDAS has been a valuable asset for the dissemination of scientific evidence for professional practice, for discussion of public policies and to strengthen speech therapy in Brazil.

Referências

1 Priem J, Taraborelli D, Groth P, Neylon C. Alt-metrics: a manifesto [Internet]. 2010 [citado em 2024 Fev 24]. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto/

2 Bardus M, El Rassi R, Chahrour M, Akl EW, Raslan AS, Meho LI, et al. The use of social media to increase the impact of health research: systematic review. J Med Internet Res. 2020;22(7):e15607. http://dx.doi.org/10.2196/15607. PMid:32628113.

3 Navas ALGP, Berti L, Trindade ER, Lunardelo PP. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. CoDAS. 2020;32(2):e20190044. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192019044. PMid:32520079.

4 Rodríguez-Rodríguez I, Rodríguez JV, Shirvanizadeh N, Ortiz A, Pardo-Quiles DJ. Applications of artificial intelligence, machine learning, big data and the internet of things to the COVID-19 pandemic: a scientometric review using text mining. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(16):8578. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph18168578.

5 Barros M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspect Cienc Inf. 2015;2(20):19-37. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1782.

6 Warren HR, Raison N, Dasgupta P. The rise of altmetrics. JAMA. 2017;317(2):131-2. http://dx.doi.org/10.1001/jama.2016.18346. PMid:28097363.

7 Iyengar KP, Vaishya R. Article-level metrics: a new approach to quantify reach and impact of published research. J Orthop. 2023;4(40):83-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.jor.2023.05.001. PMid:37215294.

8 Mayol J. Social media analytics. Surgery. 2023;174(3):735-40. http://dx.doi.org/10.1016/j.surg.2023.05.039. PMid:37391326.

9 Mouffron V, Furlan RMMM, Motta AR. Efeitos imediatos da fotobiomodulação sobre a pressão máxima dos lábios. CoDAS. 2022;34(2):e20210024. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021024.

10 Nasciutti R No, Mourão ÝCA, Araújo FCO. Qualidade de vida do fonoaudiólogo brasileiro frente à pandemia da COVID-19. CoDAS. 2022;34(3):e20210034. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212021034. PMid:35019085.

11 Aires MM, Fukumoto GM, Ribeiro SL, Haddad L, Alvarenga EHL. Disfagia por osteofitose cervical anterior: relato de caso. CoDAS. 2022;34(2):e20200435. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212020435. PMid:34932659.

12 Lopes IA, Alves EV, Beber BC. Mentira terapêutica: a visão do fonoaudiólogo brasileiro sobre uma estratégia de comunicação controversa no atendimento ao paciente com demência. CoDAS. 2023;35(1):e20210252. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212021252en. PMid:36287422.

13 Santos HKMPS, Cunha DA, Andrade RA, Silva MG, Araújo ACS, Martinelli RLC, et al. Effects of lingual frenotomy on breastfeeding and electrical activity of the masseter and suprahyoid muscles. CoDAS. 2023;35(2):e20210262. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232021262. PMid:37098939.

14 Ciochetto CR, Bolzan GP, Gonçalves DS, Silveira FPH, Weinmann ARM. Effects of Kangaroo Care on the development of oral skills and achievement of exclusive oral feeding in preterm infants. CoDAS. 2023;35(5):e20220070. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022070. PMid:37556686.

15 Costa BM, Brescancini CR, Ortiz KZ. Protocolo de avaliação para apraxia de fala adquirida. CoDAS. 2024;36(1):e20220251. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022251pt. PMid:37851756.

16 Dornelas R, Ribeiro VV, Behlau M. Tosse crônica e fonoaudiologia. CoDAS. 2022;34(1):e20210127. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212021127. PMid:34730666.

17 Ataide MCG, Bernardi FA, Marques PMA, Felício CM. Web version of the protocol of the orofacial myofunctional evaluation with scores: usability and learning. CoDAS. 2023;35(2):e20220026. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022026. PMid:37098940.

18 Ferrari EP, Simões-Zenari M, Master S, Nemr K. Risco de disfonia e qualidade vocal em estudantes de artes cênicas. CoDAS. 2023;35(4):e20220036. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022036pt. PMid:37610967.

19 Behlau M, Almeida AA, Amorim G, Balata P, Bastos S, Cassol M, et al. Reduzindo o GAP entre a ciência e a clínica: lições da academia e da prática profissional - parte A: julgamento perceptivo-auditivo da qualidade vocal, análise acústica do sinal vocal e autoavaliação em voz. CoDAS. 2022;34(5):e20210240. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212021240en. PMid:35920467.

20 Taguchi CK, Menezes PL, Melo ACS, Santana LS, Conceição WRS, Souza GF, et al. Síndrome da fragilidade e riscos para quedas em idosos da comunidade. CoDAS. 2022;34(6):e20210025. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212021025pt. PMid:35946721.

21 Santos DHN, Lima ILB, Lopes LW. Tradução e adaptação transcultural do Apraxia of Speech Rating Scale 3.5 para o português brasileiro. CoDAS. 2023;35(3):e20220012. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022012pt. PMid:37403877.

22 Silva TF, Ribeiro GCF, Silva CEE, Assis MF, Dezani H, Berti LC. Eficácia no uso de estratégia de gamificação na terapia fonológica. CoDAS. 2023;35(6):e20220181. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022181pt. PMid:37703113.

23 Cogo-Moreira H, Molinari GL, Carvalho CAF, Kida ASB, Lúcio PS, de Avila CRB. Pontos de corte, sensibilidade e especificidade para rastreamento da fluência leitora em crianças. CoDAS. 2023;35(3):e20210263. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232021263pt. PMid:37283398.

24 Silva LA, Silva VL. Apoio matricial para agentes comunitários de saúde sobre os marcos do desenvolvimento auditivo e de linguagem na primeira infância. CoDAS. 2023;35(6):e20210135. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232021135pt. PMid:37672410.
 


Submetido em:
28/02/2024

Aceito em:
28/03/2024

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