CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20242023192en
CoDAS
Original Article

Um curso de capacitação sobre comunicação na primeira infância impacta no conhecimento de profissionais da educação infantil?

Does a training course on early childhood communication have an impact on the knowledge of early childhood education professionals?

Hellen Tatyanne da Silva Barbosa; Vanessa Giacchini; Eliene Silva Araújo; Ana Manhani Cáceres-Assenço

Downloads: 0
Views: 72

Resumo

Objetivo: Analisar se um curso de capacitação sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância tem impacto positivo no conhecimento de profissionais da educação infantil e verificar a percepção dos participantes sobre o curso. Método: Estudo longitudinal conduzido em ambiente virtual entre setembro de 2021 e dezembro de 2022. No total, participaram 91 profissionais da educação infantil que concluíram um curso de capacitação. O curso consistiu em três módulos sobre desenvolvimento da comunicação na primeira infância, ofertados por meio da plataforma Google Classroom, com uma carga horária total de 50 horas distribuídas ao longo de quatro meses. Os participantes responderam um questionário composto por 20 itens relacionados aos temas abordados antes de iniciar o curso, imediatamente após a conclusão e seis meses após o término. Para cada questão respondida corretamente foi atribuído 1 ponto. A análise dos dados foi conduzida por meio de uma abordagem descritiva e inferencial, sendo a comparação do total de acertos nos três momentos realizada por meio da ANOVA de Friedman, com nível de significância de 5%. Resultados: Tanto a análise dos acertos de cada item do questionário, quanto a pontuação geral revelou aumento gradual entre os três momentos. A percepção dos participantes sobre o curso teve alto índice de satisfação. Conclusão: Os participantes demonstraram aumento no número de acertos no questionário nos momentos pré e pós curso de capacitação, o que sugere maior conhecimento sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância tanto imediatamente após sua conclusão, quanto após seis meses.

Palavras-chave

Capacitação; Educação Infantil; Retenção (Psicologia); Desenvolvimento da Linguagem; Transtornos da Comunicação

Abstract

Purpose: To analyze whether a training course on communication development in early childhood has a positive impact on the knowledge of early childhood education professionals and to verify the participants’ perception of the course. Methods: A longitudinal study conducted in a virtual environment between September 2021 and December 2022. A total of 91 early childhood education professionals took part and completed a training course. The course consisted of three modules on communication development in early childhood, offered through the Google Classroom platform, with a total workload of 50 hours spread over four months. Participants answered a questionnaire made up of 20 items related to the topics covered before starting the course, immediately after completing it and six months after finishing. For each question answered correctly, 1 point was awarded. The data was analyzed using a descriptive and inferential approach, and the total number of correct answers at the three moments was compared using Friedman’s ANOVA, with a significance level of 5%. Results: Both the analysis of the correct answers to each item in the questionnaire and the overall score showed a gradual increase between the three moments. The participants’ perception of the course was highly satisfied. Conclusion: The participants showed an increase in the number of correct answers to the questionnaire before and after the training course, which suggests greater knowledge about the development of communication in early childhood both immediately after the course and after six months.

Keywords

Training; Child Education; Retention; Communication Language Development; Communication Disorders

Referencias

  1. Bacha SMC, Osório AMN. Fonoaudiologia e educação: uma revisão da prática histórica. Rev CEFAC. 2004;6(2):215-21.

  2. Malucelli VMB. A fonoaudiologia educacional e a escola: muito a fazer, muito a pensar, muito a estudar. Dialogo Educ. 2001;2(4):1-14.

  3. Siqueira CLO, Monteiro MIB. A relação entre a fonoaudiologia e a escola: reconstruindo possibilidades. Distúrb Comun. 2006;18(2):259-67.

  4. Mendonça JE, Lemos SMA. Promoção da saúde e ações fonoaudiológicas em educação infantil. Rev CEFAC. 2011;13(6):1017-30.

    http://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000068

  5. Crespi L, Noro D, Nóbile MF. Neurodesenvolvimento na primeira infância: aspectos significativos para o atendimento escolar na Educação Infantil. Re-Vista. 2020;27(esp):1517-41.

    http://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-15

  6. Fernandes RIRS. Avaliar a qualidade em educação pré-escolar: um estudo integrador [dissertação]. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto; 2009.

  7. Taggart B, Sylva K, Melhuish E, Sammons P, Siraj-Blatchford I. O poder da pré-escola: evidências de um estudo longitudinal na Inglaterra. Cad Pesqui. 2011;41(142):68-99.

    http://doi.org/10.1590/S0100-15742011000100005

  8. Silva TZ. Avaliação na Educação Infantil: um breve olhar na avaliação da aprendizagem. Rev Thema [Internet]. 2012 [citado em 2023 Jul 22];9(2):1-14.

    https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/142

  9. Borges GSB, Flores MML, Silva JC. A estimulação precoce de crianças público-alvo da educação especial na Educação Infantil. In: Neves AF, Paula MH, Anjos PHR, Bernardo JL, Pires MGG, editores. Estudos interdisciplinares em humanidades e letras. São Paulo: Blucher; 2016. p. 225-42.

    http://doi.org/10.5151/9788580391664-13

  10. Fernandes DMZ, Lima MCMP, Silva IR. A percepção de professores de educação infantil sobre a atuação fonoaudiológica na escola. Distúrb Comun. 2017;29(1):86-9.

    http://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p86-96

  11. Lyra GJH. As dificuldades de aprendizagem no contexto escolar; patologias ou intervenções pedagógicas não adequadas: o universo do impedimento do não saber; o ser aprendente em risco. Rev Cient Sem Acad. 2016;70(1):2-12.

  12. Rodrigues SD, Ciasca SM. Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Psicopedagogia. 2016;33(100):86-97.

  13. Maranhão PCS, Pinto SMPC, Pedruzzi CM. Fonoaudiologia e educação infantil: uma parceria necessária. Rev CEFAC. 2008;11(1):59-66.

    http://doi.org/10.1590/S1516-18462008005000006

  14. Castro TT, Zucki F. Training of community health agents in health hearing children: current perspectives. CoDAS. 2015;27(6):616-22. PMid:26691628

    http://doi.org/10.1590/2317-1782/20152014223

  15. Mourão CA Jr, Faria NC. Memória. Psicol Reflex Crit. 2015;28(4):780-8.

  16. Mapurunga LA, Carvalho EB. A memória de longo prazo e a análise sobre sua função no processo de aprendizagem. Rev Ens Educ Cienc Hum. 2018;19(1):66-72.

    http://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p66-72

  17. Silva DRC, Santos LM, Lemos SMA, Carvalho SAS, Perin RM. Conhecimentos e práticas de professores de educação infantil sobre crianças com alterações auditivas. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(2):197-205.

    http://doi.org/10.1590/S1516-80342010000200009

  18. Silva LK, Labanca L, Melo EMC, Costa-Guarisco LP. Identificação dos distúrbios da linguagem na escola. Rev CEFAC. 2014;16(6):1972-9.

    http://doi.org/10.1590/1982-0216201415813

  19. Torrente MC, Tamblay N, Herrada J, Maass JC. Hearing loss in school-aged children. Acta Otolaryngol. 2023;143(1):28-30. PMid:36638044

    http://doi.org/10.1080/00016489.2022.2162959

  20. Wu Q, Wang G, Li C. Relationship between quality of professional capacity building for kindergarten teachers and children’s language development: the mediating role of kindergarten language education activities quality. Front Psychol. 2023;14:1219330. PMid:37599740

    http://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1219330

  21. Araújo ES, Jacob-Corteletti LCB, Abramides DVM, Alvarenga KF. Capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: retenção da informação recebida. Rev CEFAC. 2015;17(2):445-53.

    http://doi.org/10.1590/1982-0216201511913

  22. Menotti ARS, Domeniconi C, Costa ARA. Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada. CoDAS. 2020;32(1):e20180294. PMid:31721924

    http://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018294

  23. Bello SF, Machado AC, Almeida MA. Parceria colaborativa entre fonoaudiólogo e professor: análise dos diários reflexivos. Psicopedagogia. 2012;29(88):46-54.

  24. Silva LK, Martins-Reis VO, Maciel TM, Ribeiro JKBC, Souza MA, Chaves FG. Gagueira na escola: efeito de um programa de formação docente em gagueira. CoDAS. 2016;28(3):261-8.

    http://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015158

  25. Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília; 2021.

  26. Rocha PMB. A pandemia de Covid-19 e suas possíveis consequências para o desenvolvimento e atraso da linguagem e da fala em crianças: uma questão urgente. Audiol Commun Res. 2021;26:e2566.

    http://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2566

  27. Melo JKO, Teixeira CF, Queiroga BAM. Teachers’ knowledge on Educational Speech-Language-Hearing Pathology and the relevance of communication to learning. Rev CEFAC. 2021;23(1):e6720.

    http://doi.org/10.1590/1982-0216/20212316720

  28. Sacchi AL, Metzner AC. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Rev Bras Estud Pedagogicos. 2019;100(254):96-110.

    http://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3804

  29. Freitas SL, Pacífico JM. Formação continuada: um estudo colaborativo com professores do Ensino Médio de Rondônia. Interações. 2020;21(1):141-53.

    http://doi.org/10.20435/inter.v21i1.1953

  30. Souza TC, Corrêa CC, Martins A, Maximino LP. Teleducation in child language in the instrumentalization of the education and health professional. J Health NPEPS [Internet]. 2020 [citado em 2023 Jul 22];5(2):317-36.

    https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4454


Submitted date:
22/07/2023

Accepted date:
16/11/2023

68d32485a953952910103f72 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections