CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20242023100pt
CoDAS
Systematic Review

Relação entre prematuridade e dificuldades na transição da consistência alimentar na infância: uma revisão sistemática

Relationship between prematurity and difficulties in the transition of food consistency in childhood: a systematic review

Hellen Nataly Correia Lagos Guimarães; Renata Henrique Petreça; Sheila Tamanini de Almeida; Flavio Magno; Rosane Sampaio Santos; Karinna Veríssimo Meira Taveira; Cristiano Miranda de Araujo; Adriane Celli

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Resumo

Objetivo: Revisar a literatura de maneira sistematizada acerca da relação do impacto da prematuridade na transição das consistências alimentares em lactentes no período de introdução da alimentação complementar. Estratégia de pesquisa: Foram pesquisados os bancos de dados EMBASE, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), LIVIVO, PubMed/Medline, Scopus e Web of Science e Google Scholar, Open Grey e ProQuest Dissertations & Theses na literatura cinzenta foram pesquisados desde 10/08/2020. Critérios de seleção: “PECOS”: População (P): Lactentes, Exposição (E): Prematuridade, Comparação (C): Recémnascidos a termo, Desfecho (O): Progressão de consistências alimentares em recém-nascidos prematuros com ou sem comparação, Tipos de estudos (S): Estudo de coorte; Caso-controle; Transversal. Análise dos dados: A qualidade metodológica dos estudos observacionais selecionados foi avaliada usando a Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument (MASTARI). Resultados: Um total de 3.310 artigos foram encontrados, sendo 9 selecionados para a realização da síntese qualitativa. Nos estudos selecionados foi observada a relação entre intervenções orais invasivas e dificuldade alimentar para todas as habilidades avaliadas e quanto menor a idade gestacional, mais frequente são os comportamentos de dificuldades alimentares. Conclusão: Não foi observada relação entre a prematuridade e dificuldades na progressão das consistências no período da introdução das consistências alimentares na maioria dos estudos, somente três deles demonstraram tal relação.

Palavras-chave

Alimentação Complementar; Comportamento Alimentar; Recém-Nascido Prematuro; Lactente; Fonoaudiologia

Abstract

Objetivo: Revisar a literatura de maneira sistematizada acerca da relação do impacto da prematuridade na transição das consistências alimentares em lactentes no período de introdução da alimentação complementar. Estratégia de pesquisa: Foram pesquisados os bancos de dados EMBASE, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), LIVIVO, PubMed/Medline, Scopus e Web of Science e Google Scholar, Open Grey e ProQuest Dissertations & Theses na literatura cinzenta foram pesquisados desde 10/08/2020. Critérios de seleção: “PECOS”: População (P): Lactentes, Exposição (E): Prematuridade, Comparação (C): Recémnascidos a termo, Desfecho (O): Progressão de consistências alimentares em recém-nascidos prematuros com ou sem comparação, Tipos de estudos (S): Estudo de coorte; Caso-controle; Transversal. Análise dos dados: A qualidade metodológica dos estudos observacionais selecionados foi avaliada usando a Meta-Analysis of Statistics Assessment and Review Instrument (MASTARI). Resultados: Um total de 3.310 artigos foram encontrados, sendo 9 selecionados para a realização da síntese qualitativa. Nos estudos selecionados foi observada a relação entre intervenções orais invasivas e dificuldade alimentar para todas as habilidades avaliadas e quanto menor a idade gestacional, mais frequente são os comportamentos de dificuldades alimentares. Conclusão: Não foi observada relação entre a prematuridade e dificuldades na progressão das consistências no período da introdução das consistências alimentares na maioria dos estudos, somente três deles demonstraram tal relação.

Keywords

Complementary Feeding; Eating Behavior; Premature Infant; Infant; Speech Therapy

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Submitted date:
23/05/2023

Accepted date:
01/11/2023

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