CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232023065pt
CoDAS
Artigo Original

Evidências de validade e fidedignidade do Teste de Fala Comprimida com Figuras

 Evidence of validity and reliability of the Compressed Speech Test with Figures

Taissane Rodrigues Sanguebuche; Karina Carlesso Pagliarin; Bruna Pias Peixe; Denis Altieri de Oliveira Moraes; Michele Vargas Garcia

Downloads: 0
Views: 67

Resumo

RESUMO: Objetivo: Buscar evidências de validade e fidedignidade para o Teste de Fala Comprimida com Figuras.

Método: O estudo foi subdividido em três etapas: validação de construto, critério e fidedignidade. Todos os participantes tinham idade entre 6:00 e 8:11. Para o construto, aplicou-se o Fala Comprimida com Figuras e o teste padrão ouro Fala Comprimida Adaptado em crianças com desenvolvimento fonológico típico. Para análise de critério, aplicou-se o Fala Comprimida com Figuras em dois grupos, com desenvolvimento fonológico típico (G1) e atípico (G2). Por fim, os protocolos de aplicação passaram pela análise de duas Fonoaudiólogas, com experiência na área do Processamento Auditivo Central, buscando obter uma análise de fidedignidade interavaliadores.

Resultados: O teste de correlação indicou um construto quase perfeito (Rho=0,843 para orelha direita e Rho=0,823 para orelha esquerda). Na análise de critério, percebeu-se que ambos os grupos apresentaram resultados satisfatórios (G1 = 99,6 a 100%; G2 = 96 a 96,5%). Já a análise de fidedignidade demonstrou que o protocolo é de fácil análise, pois ambos os profissionais apresentaram respostas unânimes.

Conclusão: Foi possível obter evidências de validade e fidedignidade para o instrumento de Fala Comprimida com Figuras. A análise de construto evidenciou que o instrumento mede a mesma variável que o teste padrão outro, com correlação quase perfeita. Na análise de critério, ambos os grupos apresentaram desempenho semelhante, demonstrando que o instrumento não parece diferenciar populações com e sem transtorno fonológico leve. A análise de fidedignidade interavaliador demonstrou que o protocolo é de fácil análise e pontuação.

Palavras-chave

Validade dos Testes, Criança, Fala, Percepção Auditiva, Transtornos da Percepção Auditiva

Abstract

Purpose: To seek evidence of validity and reliability for the Compressed Speech Test with Figures.

Methods: The study was subdivided into three stages: construct validation, criteria and reliability. All participants were aged between 6:00 and 8:11. For the construct, Compressed Speech with Figures and the gold standard Adapted Compressed Speech test were applied to children with typical phonological development. For criterion analysis, Compressed Speech with Figures was applied in two groups, with typical (G1) and atypical (G2) phonological development. Finally, the application protocols underwent analysis by two Speech Therapists, with experience in the area of Central Auditory Processing, seeking to obtain an inter-evaluator reliability analysis.

Results: The correlation test indicated an almost perfect construct (correlation 0.843 for the right ear and 0.823 for the left ear). In the criterion analysis, it was noticed that both groups presented satisfactory results (G1 = 99.6 to 100%; G2 = 96 to 96.5%). The reliability analysis demonstrated that the protocol is easy to analyze, as both professionals presented unanimous responses.

Conclusion: It was possible to obtain evidence of validity and reliability for the Compressed Speech with Figures instrument. The construct analysis showed that the instrument measures the same variable as the gold standard test, with an almost perfect correlation. In the criterion analysis, both groups presented similar performance, demonstrating that the instrument does not seem to differentiate populations with and without mild phonological disorder. The inter-evaluator reliability analysis demonstrated that the protocol is easy to analyze and score.

Keywords

Test Validity; Child; Speech; Auditory Perception; Auditory Perception Disorders

Referências

1 Dillon H, Cameron S. Separating the causes of listening difficulties in children. Ear Hear. 2021;42(5):1097-108. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000001069. PMid:34241982.

2 Katz J, Wilde L. Desordens do processamento auditivo. In: Katz J. Tratado de audiologia clínica. 4. ed. São Paulo: Manole; 1999. p. 486-98.

3 Martins JH, Alves M, Andrade S, Falé I, Teixeira A. Auditory processing disorder test battery in European Portuguese: development and Normative Data for Pediatric Population. Audiology Res. 2021;11(3):474-90. http://dx.doi.org/10.3390/audiolres11030044. PMid:34562882.

4 Rabelo CM. Processamento Auditivo: Teste de fala comprimida em português em adultos normo-ouvintes. [tese]. Universidade de São Paulo; 2004.

5 Sanguebuche TR. Teste de Fala Comprimida com Figuras: construção e validação do instrumento [doutorado]. Universidade Federal de Santa Maria; 2023.

6 Echevarria-Guanilo ME, Gonçalves N, Romaniski PJ. Propriedades psicométricas de instrumentos de medidas: bases conceituais e métodos de avaliação - parte I. Texto Contexto Enferm. 2017;26(4):e1600017. http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2017-0311.

7 Kirk C, Vigeland L. A psychometric review of norm-referenced tests used to assess phonological error patterns. Lang Speech Hear Serv Sch. 2014;45(4):365-77. http://dx.doi.org/10.1044/2014_LSHSS-13-0053. PMid:25091265.

8 Alexandre PD, Beber BC, Dias RF. Erros Residuais de Fala - estudo preliminar sobre características dos sistemas fonético/fonológico em falantes do Português Brasileiro. Distúrb Comun. 2020;32(4):649-57. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p649-657.

9 Sahlén B, Brännström KJ, Lyberg Åhlander V, Rudner M. Children listen: psychological and linguistic aspects of listening difficulties during development. Front Psychol. 2020;11:584034. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2020.584034. PMid:33192912.

10 Felício CM, Folha GA, Gaido AS, Dantas MMM, Azevedo-Marques PM. Protocolo de avaliação miofuncional orofacial com escores informatizado: usabilidade e validade. CoDAS. 2014;26(4):322-7. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/201420140021. PMid:25211692.

11 Ceron MI, Gubiani MB, Oliveria CR, Keske-Soares M. Instrumento de Avaliação Fonológica (INFONO): estudo piloto. CoDAS. 2020;32(4):e20190105. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202019105. PMid:32756856.

12 Northern JL, Downs MP. Hearing in children. USA: Lippincott Williams & Wilkins; 2002.

13 WHO: World Health Organization [Internet]. Prevention of blindness and deafness. Geneva: WHO; 2020 [citado em 2020 Mai 28]. Disponível em: http://www.who.int/publications-detail/basic--ear-and-hearing-care-resource

14 Jerger J. Clinical experience with impedance audiometry. Arch Otolaryngol. 1970;92(4):311-24. http://dx.doi.org/10.1001/archotol.1970.04310040005002. PMid:5455571.

15 Folgearini JS, Goulart LLA, Silva DD, Vellozo FF, Mezzomo CL, Garcia MV. Teste de fala comprimida: adaptação e validação. Rev CEFAC. 2016;18(6):1294-301. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161861816.

16 Marchetti PT, Dalcin LM, Balen AS, Mezzomo CL. Processamento auditivo temporal e os traços distintivos de crianças com transtorno fonológico. Rev CEFAC. 2022;24(3):e2022. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/20222432022s.

17 Luís C, Abrantes A, Oliveira C, Alves M, Martins JH. Desenvolvimento e validação de conteúdo de um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo para crianças em idade escolar. CoDAS. 2023;35(1):e20210146. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212021146pt. PMid:36327393.

18 Mcleod S, Verdon S. A review of 30 speech assessments in 19 languages other than English. Am J Speech Lang Pathol. 2014;23(4):708-23. http://dx.doi.org/10.1044/2014_AJSLP-13-0066.

19 Polit DF, Yang FM. Measurement and the measurement of change. Philadelphia: Wolters Kluwer; 2016.

20 Araújo MEB, Lima MCO, Carvalho WLO, Brazorotto JS. Adaptation of the Brazilian Functional Auditory Performance Indicators - Short Version. CoDAS. 2021;33(1):e20190261. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202019261. PMid:33886746.

21 Ceron MI, Gubiani MB, Oliveira CR, Keske-Soares M. Evidence of validity and reliability of a phonological assessment tool. CoDAS. 2018;30(3):e20170180. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017180. PMid:29972445.
 


Submetido em:
15/03/2023

Aceito em:
20/06/2023

66578bf0a9539569e15b6202 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections