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Desempenho em decodificação e escrita de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem: dados preliminares

Performance in decoding and writing of children with Developmental Language Disorder: preliminary data

Aparecido José Couto Soares; Gabriele Hilário Cardoso Santos; Débora Maria Befi-Lopes

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Resumo

RESUMO: Objetivo: Verificar o desempenho de crianças com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem em provas de decodificação e escrita para assim entender melhor suas manifestações e o processo de aquisição das habilidades da linguagem escrita.

Método: Foram sujeitos do estudo 80 crianças. Compuseram o Grupo-Pesquisa 16 crianças com diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, sendo 13 do gênero masculino e 3 do gênero feminino, média de idade de 7,3. O Grupo Controle contou com 64 sujeitos pareados em gênero, idade, escolaridade e nível sócio econômico com o Grupo Controle na proporção 4:1. Foi realizada avaliação da habilidade de decodificação de palavras e pseudopalavras de ambos os grupos, contabilizando-se o tempo de leitura de palavras corretas e a porcentagem de acertos, considerando-se também a extensão da palavra/pseudopalavra. A avaliação da escrita foi realizada no grupo controle, que teve seus erros ortográficos analisados e categorizados. Todos os dados passaram por análise estatística descritiva e inferencial.

Resultados: Os dados indicaram maior tempo de decodificação e menor porcentagem de acertos para as crianças do Grupo Pesquisa. Em relação aos erros ortográficos, observou-se a predominância de erros de ortografia arbitrária.

Conclusão: Os dados evidenciam que crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem tendem a apresentar maior tempo de decodificação, maior porcentagem de erros do que seus além, de erros ortográficos mais concentrados na ortografia natural.

Palavras-chave

Linguagem, Transtorno Específico de Linguagem, Leitura, Aprendizagem, Avaliação

Abstract

Purpose: to verify the performance of children with Developmental Language Disorder in decoding and writing tests in order to better understand their manifestations and the process of acquiring written language skills.

Methods: The study subjects were 80 children. The Research Group consisted of 16 children diagnosed with Developmental Language Disorder, 13 males and 3 females, mean age of 7.3. The Control Group counted on 64 subjects paired in gender, age, education and socioeconomic level with the Control Group in a 4:1 ratio. The ability to decode words and pseudowords of both groups was evaluated, measuring the time spent to correctly read words and the percentage of correct answers, also considering the length of the word/pseudoword. The writing evaluation was carried out in the control group, which had its spelling errors analyzed and categorized. All data underwent descriptive and inferential statistical analysis.

Results: The data indicated a longer decoding time and a lower percentage of correct answers for the children from the Research Group. Regarding spelling errors, there was a predominance of arbitrary spelling errors.

Conclusion: The data showed that children with Developmental Language Disorder tend to have a longer decoding time, greater percentage of errors than their peers and tend to present spelling errors more concentrated in natural orthography

Keywords

Language; Specific Language Disorder; Reading; Learning; Evaluation

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Submitted date:
12/07/2022

Accepted date:
05/07/2023

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