CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232022302pt
CoDAS
Artigo Original

Instrumento de Avaliação Fonológica: evidências de validade de construto

Phonological Assessment Instrument: evidence of construct validity

Camila Botura; Giovana Sopezack Alves; Ana Carolina Sartori Bernardi; Letícia Pacheco Ribas

Downloads: 0
Views: 243

Resumo

RESUMO: Objetivo: Investigar evidências de validade de construto para um Instrumento de Avaliação Fonológica para o Português Brasileiro, baseadas nos dados de diagnóstico gerados por sua própria aplicação a partir da análise contrastiva e do grau de severidade de fala.

Método: A amostra foi composta por dados de 176 crianças, com idades entre cinco até nove anos. Foram avaliadas pelo Instrumento de Avaliação Fonológica e classificadas em com transtorno fonológico ou em desenvolvimento fonológico típico, comparando tais resultados aos critérios para o transtorno no DSM-5. A busca por evidências da validade de construto contou com a concordância entre os dois métodos de avaliação, aplicando o Coeficiente Kappa. Para a diferenciação entre os grupos, utilizou-se o teste t de Student para amostras independentes. Buscou-se a investigação dos índices do instrumento pela estatística da Curva de Receiver Operating Characteristic para obter valores de área, ponto de corte, sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e negativo.

Resultados: O instrumento apresentou concordância e diferenciação significativa entre as classificações. Quanto aos parâmetros de desempenho, exibe ponto de corte para diagnóstico com resultados iguais ou maiores do que 96,17%, excelente valor de área sob a curva, assim como percentuais satisfatórios para as outras análises investigadas.

Conclusão: O conjunto de dados encontrados indicam evidências para validade de construto do Instrumento de Avaliação Fonológica, apresentando uma contribuição útil e válida ao arsenal de avaliação clínica e de pesquisa envolvendo diagnóstico de Transtorno Fonológico e, com seu resultado de acurácia, contribuiu as propriedades de desempenho dos instrumentos utilizados na Fonoaudiologia.

Palavras-chave

Estudo de Validação, Testes de Linguagem, Testes de Articulação da Fala, Fala, Transtorno Fonológico, Criança, Fonoaudiologia

Abstract

Purpose: To investigate evidence of construct validity for a Phonological Assessment Instrument for Brazilian Portuguese, based on the diagnostic data generated by its application from contrastive analysis and speech severity.

Methods: The sample consisted of 176 children, aged between five to nine years old. They were evaluated with the Phonological Assessment Instrument and then classified as having Speech Sound Disorder or in typical phonological development, comparing these results to the criteria described for the disorder in the DSM-5. The search for evidence of construct validity relied on the agreement between the two assessment methods while applying the Kappa Coefficient. To differentiate between groups, Student’s t-test was used for independent samples. We sought to investigate the instrument indexes using the Receiver Operating Characteristic Curve statistics to obtain values for area, cut-off point, sensitivity, specificity, accuracy, and positive and negative predictive value.

Results: The instrument showed agreement and significant differentiation between the classifications. As for the performance parameters, it shows a cut-off point for diagnosis with results equal to or greater than 96.17%, an excellent area under the curve, as well as satisfactory percentages for the other analyses investigated.

Conclusion: The data indicated evidence for the construct validity of the Phonological Assessment Instrument, presenting a useful and valid contribution to the arsenal of clinical assessment and research involving the diagnosis of Speech Sound Disorder and, with its accuracy result, contributed to the properties of performance of instruments used in Speech, Language and Hearing Sciences.

Keywords

Validation Study; Reproducibility of Results; Language Tests; Speech Articulation Tests; Speech; Speech Sound Disorder; Child; Speech, Language and Hearing Sciences

Referências

1 Ribas LP, Faleiro A, Bernardi ACS, Lemmertz MLC. Aquisição fonológica do Português Brasileiro: revisão sistemática sobre o desenvolvimento das consoantes. Distúrb Comun. 2022;34(1):e53900.

2 American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed; 2014. 992 p.

3 Ribas LP. Fonoterapia da fala de enfoque fonológico. In: Cardoso MC, editor. Fonoaudiologia na infância: avaliação e terapia. Rio de Janeiro: Revinter; 2015. p. 115-42.

4 Gurgel LG, Kaiser V, Reppold CT. A busca de evidências de validade no desenvolvimento de instrumentos em Fonoaudiologia: revisão sistemática. Audiol Commun Res. 2015;20(4):371-83. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1600.

5 Cunha MC, Silva MFF, Ichitani T, Machado FP. Estudo descritivo sobre instrumentos de avaliação de linguagem oral publicados nos periódicos fonoaudiológicos brasileiros. Distúrb Comun. 2021;33(2):195-203. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p195-203.

6 Yavas M, Hernandorena CLM, Lamprecht RR. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas; 2002.

7 Wertzner HF. Fonologia (parte A). In: Andrade CRF, Befi-Lopes DM, Fernades FDM, Wertzner HF, editores. Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Carapicuíba: Pró-Fono; 2004. Vol. 2, p. 5-40.

8 Fattore IDM, Moraes AB, Crestani AH, Souza AM, Souza APR. Validação de conteúdo e de construto de sinais enunciativos de aquisição da linguagem no segundo ano de vida. CoDAS. 2022;34(2):e20200252. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202020252.

9 Goulart BNG, Ferreira J. Teste de rastreamento de alterações de fala para crianças. Pro Fono. 2009;21(3):231-6. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872009000300009. PMid:19838570.

10 Ceron MI, Gubiani MB, Oliveira CR, Keske-Soares M. Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica. CoDAS. 2018;30(3):e20170180. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017180.

11 Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol Serv Saude. 2017;26(3):649-59. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742017000300022. PMid:28977189.

12 Pasquali L. Validade dos testes. Rev Examen. 2017;1(1):14-48.

13 Pernambuco L, Espelt A, Magalhães HV Jr, Lima KC. Recomendações para elaboração, tradução, adaptação transcultural e processo de validação de testes em Fonoaudiologia. CoDAS. 2017;29(3):e20160217. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016217. PMid:28614460.

14 Pasquali L. Validade dos testes psicológicos: será possível reencontrar o caminho? Psicol, Teor Pesqui. 2007;23(Spe):99-107. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000500019.

15 Pasquali L. Psicometria. Rev Esc Enferm USP. 2009;43(Spe):992-9. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000500002.

16 Resende MS, Pontes S, Calazans RO. DSM-5 e suas implicações no processo de medicalização da existência. Psicol Rev. 2015;21(3):534-46. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P534.

17 Barrozo TF, Pagan-Neves LDO, Silva JP, Wertzner HF. Sensibilidade e especificidade da Porcentagem de Consoantes Corretas Revisada na identificação do transtorno fonológico. CoDAS. 2017;29(3):e20160038. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016038. PMid:28538824.

18 McHugh ML. Interrater reliability: the kappa statistic. Biochem Med. 2012;22(3):276-82. http://dx.doi.org/10.11613/BM.2012.031. PMid:23092060.

19 Kupske FF, Alves UK, Lima R Jr. Introdução a pesquisa de sons não nativos. In: Kupske FF, Alves UK, Lima R Jr. Investigando os sons de línguas não nativas - uma introdução. Campinas: Editora da ABRALIN; 2021. p. 15-40. http://dx.doi.org/10.25189/9788568990117.

20 Polo TCF, Miot HA. Aplicações da curva ROC em estudos clínicos e experimentais. J Vasc Bras. 2020;19(1):e20200186. http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.200186.

21 Nojavan-Pirehyousefan H, Zarifian T, Ahmadi A, Jahan A, Teymouri R, Hosseinzadeh S. Development of a speech production test in Azeri Turkish speaking children. Appl Neuropsychol Child. 2022;11(4):681-90. http://dx.doi.org/10.1080/21622965.2021.1935255. PMid:34261383.

22 Eisenberg SL, Hitchcock ER. Using standardized tests to inventory consonant and vowel production: a comparison of 11 tests of articulation and phonology. Lang Speech Hear Serv Sch. 2010;41(4):488-503. http://dx.doi.org/10.1044/0161-1461(2009/08-0125). PMid:20581217.

23 Soares AN, Brandão EC, Cunha GF, Scherrer LR, Precivale M, Strassmann PG, et al. Artigos sobre testes diagnósticos. In: Moreira WB, editor. Leitura crítica de artigos científicos [Internet]. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica; 2012 [citado em 2023 Jun 7]. p. 83-90. Disponível em: https://www.sboc.org.br/app/webroot/leitura-critica/

24 Rossi-Barbosa LAR, Caldeira P, Honorato-Marques R, Silva RF, Unidos E, Diagn M, et al. Prevalência de transtornos fonológicos em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Pro Fono. 2011;16(3):330-6.

25 Metz CE. Basic principles of ROC analysis. Semin Nucl Med. 1978;8(4):283-98. http://dx.doi.org/10.1016/S0001-2998(78)80014-2. PMid:112681.

26 Stockman IJ. Toward validation of a minimal competence phonetic core for african american children. J Speech Lang Hear Res. 2008;51(5):1244-62. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2008/07-0081). PMid:18728112.
 


Submetido em:
22/11/2022

Aceito em:
07/06/2023

66577181a953955ddb02b5a4 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections