CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20232022056pt
CoDAS
Relato de Caso

Procedimento online de incentivo à leitura em crianças com dificuldades escolares e seus responsáveis, durante a pandemia de COVID-19

Online procedure to encourage reading in children with school difficulties and their guardians, during the COVID-19 pandemic

Giulia Ito Silva; Gabriela Diniz; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Aline Roberta Aceituno da Costa

Downloads: 0
Views: 254

Resumo

RESUMO: A escola é o principal ambiente para a promoção formal da alfabetização e do letramento, os quais são portas para o mundo da leitura. Porém, com a ocorrência da pandemia do COVID-19, as atividades pedagógicas tiveram que ser suspensas ou adaptadas ao modelo remoto, acarretando prejuízos a todos os alunos, e principalmente àqueles que já apresentavam dificuldades escolares, especialmente as relacionadas à leitura. Sabe-se que a proficiência e o hábito de leitura são condições importantes para o desenvolvimento acadêmico geral. Estudos têm demonstrado que a aplicação de estratégias no contexto familiar e a utilização de plataformas digitais, com a finalidade de compartilhamento de leituras, são práticas favorecedoras do hábito leitor. Dessa forma, o presente estudo objetivou relatar as experiências da aplicação online de um procedimento de incentivo à leitura, em crianças com dificuldades escolares e seus respectivos responsáveis (seis díades), com a utilização de uma plataforma digital específica para compartilhamentos de leituras. Dentre os resultados obtidos estão: a mudança de comportamentos das crianças envolvidas para maior propensão a hábitos leitores, a mudança de atitudes diárias das mães no ambiente familiar para o incentivo à leitura, e a presença de comportamentos incentivadores por parte das mães, frente ao compartilhamento de leituras de seus filhos. As experiências relatadas mostraram-se promissoras e para maior consolidação dos achados, sugerem-se novos estudos com número amostral que permita análises estatísticas, estudos longitudinais e também com uma possível aplicação presencial ou híbrida do procedimento.

Palavras-chave

Motivação, Leitura, Tecnologia, Instituições Acadêmicas, Pandemias, Criança

Abstract

School is the main environment for the formal promotion of literacy and it is the first step to the world of reading. However, with the occurrence of the COVID-19 pandemic, pedagogical activities had to be suspended or adapted to the remote model, causing harm to all students, and notably to those who already had school difficulties, especially those related to reading. Proficiency and the habit of reading are important conditions for academic development. Studies have shown that the application of strategies in the family context and the use of digital platforms, with the purpose of sharing readings, are practices that promote the reading habit. Therefore, the present study aimed to report the experiences of applying an online procedure to encourage reading in children with school difficulties and their respective guardians (six dyads), using a specific digital platform for sharing readings. The results obtained include a behavioral change in the children towards solid reading habits, a change in mothers’ daily attitudes in the family environment towards encouraging reading, and mothers’ encouraging behaviors when sharing their children’s reading. The experiences reported were promising and, to further consolidate the findings, new studies are suggested with a sample size that allows statistical analyses, longitudinal studies and also with a possible face-to-face or hybrid application of the procedure

Keywords

Motivation; Reading; Technology; Schools; Pandemics; Child

Referências

1 Barros FC, Vieira DAP. Os desafios da educação no período de pandemia. Braz J Dev. 2021;7(1):826-49. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n1-056.

2 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. Pandemia do COVID-19 e implementação de telefonoaudiologia para pacientes em domicílio: relato de experiência. CoDAS. 2020;32(3):e20200144. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192020144. PMid:32578694.

3 Capotosto L, Kim JS, Burkhauser MA, Oh Park S, Mulimbi B, Donaldson M, et al. Family support of third-grade reading skills, motivation, and habits. AERA Open. 2017;3(3):1-16. http://dx.doi.org/10.1177/2332858417714457.

4 Bano J, Jabeen Z, Qutoshi SB. Perceptions of teachers about the role of parents in developing reading habits of children to improve their academic performance in schools. J Educ Educ Dev. 2018;5(1):42-59. http://dx.doi.org/10.22555/joeed.v5i1.1445.

5 Menotti ARS, Domeniconi C, Costa ARA. Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada. CoDAS. 2019;32(1):e20180294. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192018294. PMid:31721924.

6 Towson J, Fettig A, Fleury VP, Abarca DL. Dialogic reading in early childhood settings: a summary of the evidence base. Top Early Child Spec Educ. 2017;3(3):1-15. http://dx.doi.org/10.1177/0271121417724875.

7 Kim SY, Rispoli M, Lory C, Gregori E, Brodhead MT. The effects of a shared reading intervention on narrative story comprehension and task engagement of students with autism spectrum disorder. J Autism Dev Disord. 2018;48(10):3608-22. http://dx.doi.org/10.1007/s10803-018-3633-7. PMid:29873015.

8 Colwell J, Woodward L, Hutchison A. Out-of-school reading and literature discussion: an exploration of adolescents’ participation in digital book clubs online. Learning. 2018;22(2):221-47. http://dx.doi.org/10.24059/olj.v22i2.1222.

9 García-Roca A. Spanish reading influencers in goodreads: participation, experience and canon proposed. J New Appr Educ Res. 2020;9(2):153-66. http://dx.doi.org/10.7821/naer.2020.7.453.

10 Zorzi JL, Serapompa MT, Faria AT, Oliveira PS. A influência do perfil de leitor nas habilidades ortográficas. Psicopedagogia [Internet]. 2004 [citado em 2022 Mar 3];21(65):146-56. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/359/a-influencia-do-perfil-de-leitor-nas-habilidades-ortograficas

11 Itaú. Leia para uma criança [Internet]. 2022 [citado em 2022 Mar 3]. Disponível em: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/estante-digital

12 O Pequeno Leitor [Internet]. 2022 [citado em 2022 Mar 3]. Disponível em: http://www.opequenoleitor.com.br

13 Escola Games [Internet]. 2022 [citado em 2022 Mar 3]. Disponível em: http://www.escolagames.com.br/livros

14 Laboratório de Educação. Espaço de leitura [Internet]. 2022 [citado em 2022 Mar 3]. Disponível em: http://espacodeleitura.labedu.org.br/

15 Marcon K. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação. 2020;9(2):80-103. http://dx.doi.org/10.18616/ce.v9i2.6047.

16 Santos IMS, Roazzi A, Melo MRA. Consciência fonológica e funções executivas: associações com escolaridade e idade. Psicol Esc Educ. 2020;24:e212628. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392020212628.

17 Silva C, Capellini SA. Correlação de habilidades cognitivo-linguísticas de escolares submetidos a intervenção fonológica. Psicopedagogia. 2021;38(117):305-16.

18 Von Stein D, Bianchini LGB, Mazzafera BL, Yaegashi SFR, Oliveira LV. Experiências de uma professora: atividades remotas com alunos da sala de recursos multifuncionais durante a pandemia do coronavírus. Práxis [Internet]. 2020 [citado em 2022 Mar 3];12(1):29-38. Disponível em: https://moodleead.unifoa.edu.br/revistas/index.php/praxis/article/view/3479/2701

19 Dimer NA, Canto-Soares N, Santos-Teixeira L, Goulart BNG. Pandemia do COVID-19 e implementação de telefonoaudiologia para pacientes em domicílio: relato de experiência. CoDAS. 2020;32(3):e20200144. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192020144. PMid:32578694.
 


Submetido em:
03/03/2022

Aceito em:
29/12/2022

66577ba7a9539562af6169e2 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections