Characteristics of communication skills in children belonging to multispecies families
Características das habilidades comunicativas em crianças pertencentes a famílias multiespécie
Ana Paula Santa Helena; Maria Claudia Cunha
Abstract
Purpose
to investigate the communicative skills of children belonging to multispecies families whose pet is a dog.
Methods
this is an exploratory, descriptive, qualitative, cross-sectional study. Sample: 34 subjects of both sexes aged three aged 3 to 4 years and 5 months belonging to multispecies families. The study was conducted at the subjects’ own homes. Procedure: The data were collected through observation and filming of a 30-min interaction situation in the family routine involving the presence of the dog. Analysis of the results: The data were analyzed and content analysis categories were then established regarding the most relevant verbal and nonverbal elements, with emphasis on the child-dog-adult interlocutor communicative interactions.
Results
the results showed that the dog played the role of interlocutor during the interaction scenes, with effects on the child’s communicative functions.
Conclusion
the results of this study point to possible benefits to communicative skills in multispecies interactions. Further studies on this theme are suggested.
Keywords
Resumo
Objetivo
investigar as habilidades comunicativas em crianças pertencentes a famílias multiespécie, nas quais o cão é o animal de estimação.
Método
estudo do tipo exploratório, descritivo, transversal, de natureza qualitativa. Casuística: 34 sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária entre três meses e quatro anos e cinco meses, pertencentes a famílias multiespécie. A pesquisa foi realizada na residência dos próprios sujeitos. Procedimento: os dados foram coletados por meio de observação e filmagem de uma situação de interação, na rotina familiar, durante 30 minutos, envolvendo a presença do cão. Análise dos resultados: os dados foram analisados por meio de categorias de análises de conteúdo quanto a elementos verbais e não verbais, privilegiando as condutas comunicativas na interação criança-cão-adulto interlocutor.
Resultados
evidenciou-se que o cão desempenhou papel de interlocutor durante as cenas de interação com efeitos nas funções comunicativas da criança.
Conclusão
os resultados dessa pesquisa apontam para possíveis benefícios no que se refere às habilidades comunicativas nas interações multiespécie e sugere pesquisas posteriores.
Palavras-chave
Referências
- Albuquerque NS, Savalli C. Cognição e comportamento de cães: a ciência do nosso melhor amigo. São Paulo: Edicon; 2017. A origem dos cães e de suas habilidades sociocognitivas: teorias e controvérsias; p.21-42.
- Cohen SP. Can pets function as family members? West J Nurs Res. 2002;24(6):621-38. http://dx.doi.org/10.1177/019394502320555386 PMid:12365764.
- IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [Internet]. Pesquisa nacional de saúde 2013: acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE/Coordenação de Trabalho e Rendimento; c2013-2015 [citado em 2021 Nov 18]. Disponível em: https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/PNS%20Vol%202.pdf
- Faraco CB. Interação humano-cão: o social constituído pela relação interespécie [tese]. Porto Alegre: Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2008.
- Walsh F. Human-animal bonds I: the relational significance of companion animals. Fam Process. 2009;48(4):462-80. http://dx.doi.org/10.1111/j.1545-5300.2009.01296.x PMid:19930433.
- Purewal R, Christley R, Kordas K, Joinson C, Meints K, Gee N, et al. Companion animals and child/adolescent development: a systematic review of the evidence. Int J Environ Res Public Health. 2017;14(3):234. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph14030234 PMid:28264460.
- Faraco CB, Lantzman M. Relação entre humanos e animas de companhia. In: Faraco CB, Soares GM, organizadores. Fundamentos do comportamento canino e felino. São Paulo: Editora MedVet; 2013. p. 1-12.
- Hodgson K, Darling M. Pets in the family: practical approaches. J Am Anim Hosp Assoc. 2011;47(5):299-305. http://dx.doi.org/10.5326/JAAHA-MS-5695 PMid:21852511.
- Ichitani T, Cunha MC. Effects of animal-assisted activity on self-reported feelings of pain in hospitalized children and adolescents. Psicol Reflex Crit. 2016;29(1):43. http://dx.doi.org/10.1186/s41155-016-0049-1
- Oliveira GR. A interação fonoaudiólogo-paciente-cão: efeitos na comunicação de pacientes idosos [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2015.
- Lima M, Sousa LE. A influência positiva dos animais de ajuda social. Interações. 2004;6:156-74.
- Cain AO. Pets as family members. In: Sussman MB, editor. Pets and the family. Nova York: Routledge; 2016. p. 5-10. http://dx.doi.org/10.4324/9781315784656-2
- Domingues CM. Terapia fonoaudiológica assistida por cães: estudos de casos clínicos [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2007.
- Palladino RRR. Fonoaudiologia e desenvolvimento da linguagem: diálogo interdisciplinar. In: Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP, editoras. Tratado de fonoaudiologia. 2a ed. São Paulo: Roca; 2005. p. 9-16.
- Borges L, Salomão N. Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicol Reflex Crit. 2003;16(2):327-36. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200013
- Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2010.
- Faccin A, Cunha MC. Efeitos da intervenção assistida por animais em crianças hospitalizadas: conteúdos psíquicos. Ver Cient Mult Núcl Conhecimento. 2020;6(8):15-36. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/criancas-hospitalizadas
- Manzoni, A. Tra cuccioli ci si intende: bambini e animali. Perúgia: Graphe.it Edizioni; 2014.
- Ichitani T, Faccin AB, Costa JB, Juste FS, Andrade CRF, Cunha MC. Efeitos da presença do cão na expressão de conteúdos psíquicos de um sujeito que gagueja: um estudo de caso. CoDAS. 2021;33(2):e20190267. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202019267 PMid:33978105.
- Tannen D. Talking the dog: framing pets as interactional resources in family discourse. Res Lang Soc Interact. 2004;37(4):399-420. http://dx.doi.org/10.1207/s15327973rlsi3704_1
- Marchesini R. Il bambino e l’animale: fondamenti per uma pedagogia zooantropologica. Roma: Editoriale Anicia; 2016.
- Demirbas YS, Ozturk H, Emre B, Kockaya M, Ozvardar T, Scott A. Adults’ ability to interpret canine body language during a dog-child interaction. Anthrozoos. 2016;29(4):581-96. http://dx.doi.org/10.1080/08927936.2016.1228750
- Hage SRV, Pinheiro LAC. Desenvolvimento típico de linguagem e a importância para a identificação de suas alterações na infância. In: Lamônica DAC, Britto DBO, organizadoras. Tratado de linguagem: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Book Toy; 2017. p. 31-7.
- Scarpa EM. Aquisição da linguagem. In: Mussalin F, Bentes AC, organizadoras. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez; 2001. p. 203-31.
- Zorzi JL, Hage SRV. Protocolo de observação comportamental: avaliação de linguagem e aspectos cognitivos infantis. São José dos Campos: Pulso Editora; 2004.