CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20212020251
CoDAS
Artigo Original

Relação do processamento sensorial e sistema estomatognático de crianças respiradoras orais

Relation of sensory processing and stomatognical system of oral respiratory children

Ana Carollyne Dantas de Lima; Raquel Costa Albuquerque; Daniele Andrade da Cunha; Camilla Albertina Dantas de Lima; Sandro Júnior Henrique Lima; Hilton Justino da Silva

Downloads: 2
Views: 648

Resumo

Objetivo: Verificar a relação entre o processamento sensorial e as alterações das funções do Sistema Estomatognático de crianças respiradoras orais, caracterizando o processamento sensorial destas e comparando-o com o de respiradoras nasais. Método: Foram selecionadas 50 crianças (5 a 12 anos) que apresentaram diagnóstico de respiração oral e 50 sem sinais e sintomas de respiração oral ou rinite alérgica para fazer parte do grupo controle, pareadas por idade e sexo. As crianças respiradoras orais e nasais passaram por avaliação do processamento sensorial, através da Sensory Processing Measure – Home form, e as respiradoras orais por avaliação da motricidade orofacial através da Avaliação Miofuncional Orofacial com Escore. Os resultados foram apresentados em forma de tabela e com suas respectivas frequências absoluta e relativa. Resultados: A maioria das crianças avaliadas foi do sexo masculino, estando com idade média de 8 anos. A maioria dos respiradores orais apresentou alteração no processamento de todos os sentidos, com relação estatisticamente significativa quando comparados com os respiradores nasais. Houve relação, nos respiradores orais, entre o processamento sensorial proprioceptivo e o movimento das bochechas, processamento sensorial visual e movimentação da cabeça durante a deglutição e entre o tipo de mastigação e o processamento sensorial tátil. Conclusão: Após análise dos dados foi possível perceber que o processamento sensorial de todos os sistemas se apresenta com alteração nos respiradores orais e que esse mau processamento se relaciona a mobilidade orofacial, bem como com funções do Sistema Estomatognático, além do tipo de mastigação dessa população.

Palavras-chave

Sistema Estomatognático; Respirador Bucal; Sensações; Transtorno das Sensações; Privação Sensorial

Abstract

Purpose: To verify the relationship between sensory processing and changes in the functions of the stomatognathic system in mouth breathing children, characterizing their sensory processing and comparing it with that of nasal breathing children. Methods: 50 children (5 to 12 years) who were diagnosed with mouth breathing and 50 without signs and symptoms of mouth breathing or allergic rhinitis were selected to be part of the control group, matched for age and sex. Oral and nasal breathing children underwent sensory processing evaluation, through the Sensory Processing Measure – home form, and mouth breathers, through the evaluation of orofacial motricity through the Orofacial Myofunctional Evaluation with score. The results were presented in table form and with their respective absolute and relative frequencies. Results: Most of the children evaluated were male, with an average age of eight years. Most mouth breathers presented alteration in the processing of all senses, with a statistically significant relationship when compared to nasal breathers. There was a relationship, in mouth breathers, between proprioceptive sensory processing and the movement of the cheeks, visual sensory processing and head movement during swallowing, and between the type of chewing and tactile sensory processing. Conclusion: After analyzing the data, it was possible to see that the sensory processing of all systems presents with changes in mouth breathers and that this poor processing is related to orofacial mobility, as well as functions of the stomatognathic system, in addition to the type of chewing of this population.

Keywords

Stomatognathic System; Mouth Breathing; Sensation; Sensation Disorders; Sensory Deprivation

Referências

1) Pereira TC, Furlan RMMM, Motta AR. Relação entre a etiologia da respiração oral e a pressão máxima da língua. CoDAS. 2019;31(2):e20180099. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018099 PMid:30942289.
» http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018099
2) Lima ACDL, Cunha DA, Albuquerque RC, Costa RNA, Silva HJ. Alterações sensoriais em respiradores orais: revisão sistemática baseada no método prisma. Rev Paul Pediatr. 2019;37(1):97-103. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00012 PMid:30110113.
» http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00012
3) Dega VV, Guimarães KCC. Respiração: Intervenção fonoaudiológica. In: Marchesan IQ, Silva, HJ, Tomé MC, editores. Tratado das especialidades em Fonoaudiologia. 1. ed. São Paulo: Roca; 2014. p. 326-28.
4) Santos CAO, Souza RLF, Silva KR, Pereira SCC, Paulino MR, Carvalho AAT, et al. Síndrome do respirador bucal: prevalência das alterações no Sistema Estomatognático em crianças respiradoras bucais. Rev Odontol Univ Cid São Paulo. 2018;30(3):265-74.
5) Grippaudo C, Paolantonio EG, Antonini G, Saulle R, La Torre G, Deli R. Association between oral habits, mouth breathing and malocclusion. Acta Otorhinolaryngol Ital. 2016;36(5):386-94. http://dx.doi.org/10.14639/0392-100X-770 PMid:27958599.
» http://dx.doi.org/10.14639/0392-100X-770
6) Conti PBM, Sakano E, Ribeiro Maria AGO, Schivinski CIS. Avaliação da postura corporal em crianças e adolescentes respiradores orais. J Pediatr. 2011;87(4):357-63. http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2102 PMid:21769416.
» http://dx.doi.org/10.2223/JPED.2102
7) Chambi-Rocha A, Cabrera-Domínguez ME, Domínguez-Reyes A. Breathing mode influence on craniofacial developmentand head posture. J Pediatr. 2018;94(2):123-30. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2017.05.007 PMid:28818510.
» http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2017.05.007
8) Okuro RT, Morcillo AM, Ribeiro MÂGO, Sakano E, Conti PBM, Ribeiro JD. Mouth breathing and forward head posture: effects on respiratory biomechanics and exercise capacity in children. J Bras Pneumol. 2011;37(4):471-9. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132011000400009 PMid:21881737.
» http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132011000400009
9) Roggia B, Santos VAV, Correa B, Rossi ÂG. Fa, Correa B, Rossi AG. Postura e equilíbrio corporal de escolares de oito a doze anos com e sem respiração oral. CoDAS. 2016;28(4):395-402. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015002 PMid:27556825.
» http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015002
10) Lima ACD, Albuquerque RC. Alterações sensoriais e motricidade orofacial. In: Silva HJ, Tessitore A, Motta AR, Cunha DA, Berretin-Félix G, Marchesan IQ, editores. Tratado de motricidade orofacial. 1. ed. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2019, p. 437-46.
11) Bianchini AP, Guedes ZCF, Hitos S. Respiração oral: causa × audição. Rev CEFAC. 2009;11(Supl. 1):38-43.
12) Ribeiro GCA, Santos ID, Santos ACN, Paranhos LR, César CPHAR. Influence of the breathing pattern on the learning process: a systematic review of literature. Rev Bras Otorrinolaringol. 2016;82(4):466-78. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.08.026 PMid:26832637.
» http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.08.026
13) Cunha DA, Silva GAP, Motta MEFA, Lima CR, Silva HJ. A respiração oral em crianças e a sua repercussão no estado nutricional. Rev CEFAC. 2007;9(1):47-54. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462007000100007
» http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462007000100007
14) Vera CFD, Conde GES, Wajnsztejn R, Nemr K. Learning disabilities and mouth breathing in subjects with attention déficit hyperactivity disorder diagnosis. Rev CEFAC. 2006;8:441-55. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005
» http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462006000400005
15) Diamant R, Ruiz H, Holmes K. Relationships between sensory processing behaviors, executive function, and temperament characteristics for effortful control in school-age children. Am J Occup Ther. 2020;74(4, Supl. 1):7411505237p1. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2020.74S1-PO9119
» http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2020.74S1-PO9119
16) Hamed-Daher S, Engel-Yeger B. The relationships between sensory processing abilities and participation patterns of children with visual or auditory sensory impairments. Am J Occup Ther. 2019;73(4, Supl. 1):7311505181p1. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2019.73S1-PO7021
» http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2019.73S1-PO7021
17) Blanche E, Chang MC, Parham LD. Sensory processing and occupational choices. Am J Occup Ther. 2019;73(4, Supl. 1):7311505100p1. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2019.73S1-PO2016
» http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2019.73S1-PO2016
18) AOTA: American Occupational Therapy Association. Occupational therapy practice framework: domain and process fourth edition. Am J Occup Ther. 2020;74:1-87. https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001
» https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001
19) Humphry R. Ocupação e desenvolvimento: uma perspectiva contextual. In: Crepeau EB, Cohn ES, Schell BAB, editores. Willard e Spackman: terapia ocupacional. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. p. 22-32.
20) Genaro KF, Berretin-Felix G, Rehder MIBC, Marchesan IQ. Avaliação miofuncional orofacial: protocolo MBGR. Rev CEFAC. 2009;11(2):237-55. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000200009
» http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000200009
21) Melo ACC, Gomes AOC, Cunha DA, Lima SJH, Lima WRP, Cunha RA, et al. Mudança nas áreas nasais em crianças com respiração oral após a limpeza e massagem nasal. CoDAS. 2016;28(6):770-7. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015172
» http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015172
22) Parham DL, Decker C. Sensory processing measure (home form): manual. Los Angeles: Western Psychological Services; 2010.
23) Felício CM, Ferreira CL. Protocol of Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2008;72(3):367-75. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2007.11.012 PMid:18187209.
» http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2007.11.012
24) Hitos SF, Arakaki R, Solé D, Weckx LL. Oral breathing and speech disorders in children. J Pediatr. 2013;89(4):361-5. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2012.12.007 PMid:23809686.
» http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2012.12.007
25) Roley SS, Mailloux Z, Miller-Kuhaneck H, Glennon T. Understanding ayres sensory integration. OT Pract. 2007;12:1-17.
26) Machado PG, Mezzomo C, Badaro AFV. A postura corporal e as funções estomatognáticas em crianças respiradoras orais: uma revisão de literatura. Rev CEFAC. 2012;14(3):553-65. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000033
» http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000033
27) Correa BM, Rossi AG, Roggia B, Silva AMT. Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral. Rev CEFAC. 2011;13(4):668-75. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000140
» http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000140
28) Engelmann L, Ferreira MIDC. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rer Soc Bras Fonoaudiol, São Paulo. 2009;14(1):69-74. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000100012
» http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000100012
29) Silva MAA, Natalini V, Ramires RR, Ferreira LP. Análise comparativa da mastigação de crianças respiradoras nasais e orais com dentição decídua. Rev CEFAC. 2007;9(2):190-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462007000200007
» http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462007000200007


Submetido em:
15/08/2020

Aceito em:
18/03/2021

61956d8fa9539557d8218852 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections