Quais fatores cognitivos e linguísticos influenciam o processamento fonológico em adolescentes?
Which cognitive and linguistc factors influence phonological processing in adolescents?
Luciana Cássia de Jesus; Luciana Mendonça Alves; Vanessa de Oliveira Martins-Reis
Resumo
Objetivo: Caracterizar o processamento fonológico em adolescentes e identificar habilidades linguísticas e funções cognitivas que o influenciam nessa faixa etária. Método: Participaram 83 adolescentes típicos de 11 a 16 anos. Utilizaram-se os testes de consciência fonológica, nomeação automática rápida, avaliação neuropsicológica e leitura. Foi realizada a análise descritiva e a regressão linear com nível de significância de 5%. Resultados: Em relação ao processamento fonológico, observou-se menor desempenho na tarefa de segmentação fonêmica, maior tempo de nomeação de objetos e desempenho dentro do esperado para a idade em memória operacional. Verificou-se associação recíproca entre nomeação rápida de objetos, de letras e memória operacional, entre nomeação rápida de letras e consciência fonológica. As funções executivas e a atenção influenciaram a memória operacional e a consciência fonológica. A memória verbal episódica semântica influenciou a memória operacional e, a leitura, a consciência fonológica. Conclusão: O desempenho no processamento fonológico foi influenciado por habilidades linguísticas e cognitivas e sugere ainda estar em aprimoramento na adolescência.
Palavras-chave
Abstract
Purpose: To characterize phonological processing of adolescents and to identify language skills and cognitive functions that influence their age group. Methods: 83 typical adolescents aged from 11 to 16 years of age participated in the research. Phonological awareness tests, rapid automatic naming, neuropsychological assessment and reading were used. Descriptive analysis and linear regression were carried out with a 5% significance level. Results: Regarding phonological processing, a lower performance was found in the phonemic segmentation task, longer times for object naming and performance as were expected for working memory of the age range. There was a reciprocal association between rapid naming of objects, letters and working memory, between rapid naming of letters and phonological awareness. Executive functions and attention influence working memory and phonological awareness. Semantic episodic verbal memory influenced working memory and reading, phonological awareness. Conclusion: The performance in phonological processing was influenced by linguistic and cognitive skills which suggests they are still improving in adolescents.
Keywords
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Submitted date:
06/11/2020
Accepted date:
02/15/2021