Audiômetro virtual: tecnologia integrada ao ensino
Virtual audiometer: technology integrated to teaching
Deuzimar Pires de Araújo; Maria Eduarda Braga de Araújo; Emille Rayanne Arruda Alves; Juliana Maria Rodrigues Jales; Eliene Silva Araújo
Resumo
Objetivo: Elaborar uma ferramenta virtual, com fins didáticos, que possibilite a integração da tecnologia ao ensino da Audiometria Tonal Limiar (ATL) e logoaudiometria. Método: O audiômetro da marca Interacoustics AD229b foi utilizado como modelo físico para a consecução da ferramenta virtual. Utilizou-se a linguagem de programação Visual Basic 6, de modo que as cores, os caracteres e as funções fossem similares ao audiômetro real. Além disso, acrescentou-se a possibilidade de simular a resposta do paciente, como também de registrar os limiares auditivos em um audiograma virtualizado. Para a logoaudiometria, implementou-se a possibilidade de ajuste do “VU meter” e o registro da quantidade de acertos e erros no exame. Resultados: A ferramenta desenvolvida mostrou-se capaz de reproduzir as frequências de 125 a 8000 Hz, em intensidades que variam de -10 a 110 dB, sendo possível empregar diferentes formas de apresentação do estímulo, assim como o mascaramento clínico por condução aérea e óssea. A ativação da função “microfone” pode ser aplicada para facilitar o ensino da logoaudiometria. Conclusão: A versão virtualizada do audiômetro mostrou-se semelhante ao equipamento modelo, tornando factível a integração da tecnologia ao ensino, com exemplificação da ATL e da logoaudiometria.
Palavras-chave
Abstract
Purpose: To elaborate a virtual tool, with didactic purposes, that allows the integration of technology to the teaching of Pure Tone Audiometry (PTA) and speech audiometry. Methods: The Interacoustics AD229b audiometer was used as a physical model to achieve the virtual tool. The Visual Basic 6 programming language was used, so that the colors, characters, and functions were similar to the real audiometer. In addition, the possibility of simulating the patient’s response was added, as well as of recording the hearing thresholds in a virtual audiogram. For speech audiometry, the possibility of adjusting the VU meter and recording the number of correct and incorrect answers were implemented. Results: The developed tool was able to reproduce frequencies from 125 Hz to 8000 Hz, in intensities ranging from -10 to 110 dB, being possible to use different stimulus, as well as clinical masking by air and bone conduction. The microphone button can be used to facilitate the teaching of speech audiometry. Conclusion: The virtual version of the audiometer is similar to the model equipment, making the integration of technology into teaching feasible, with exemplify the PTA and speech audiometry
Keywords
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Submetido em:
31/08/2020
Aceito em:
16/11/2020