CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20202020225
CoDAS
Artigo Original

Estratégias de prevenção da COVID-19 no retorno das atividades em Clínica Escola de Fonoaudiologia

COVID-19 prevention strategies during the return to activities in a Speech Therapy Teaching Clinic

Karla Vasconcelos; Beatriz Paiva Bueno de Almeida; Simone dos Santos Barreto

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Resumo

Objetivo: Descrever as estratégias utilizadas durante o período da pandemia de COVID-19 para o retorno das atividades acadêmicas e assistenciais em saúde da Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira. Método: Estudo descritivo, baseado em pesquisa documental. Para embasar as estratégias, foram utilizadas recomendações oficiais de instituições ou organizações nacionais ou internacionais no combate da COVID-19 publicadas entre os meses de março e junho de 2020. O plano estratégico proposto partiu da análise do serviço considerando as dimensões: infraestrutura, recursos materiais, recursos humanos e perfil dos usuários. Os resultados foram apresentados de forma descritiva. Resultados: Foram planejadas ações referentes a adaptações na infraestrutura, cuidados com o ambiente, planejamento e implementação da nova rotina de atendimento e protocolo de biossegurança, fundamentadas nas recomendações sanitárias para enfrentamento da situação sanitária publicadas até o momento. O apoio técnico-científico de profissionais do campo da biossegurança foi fundamental na avaliação dos riscos locais e no estabelecimento de medidas de prevenção. Conclusão: A descrição detalhada serve como instrumento norteador para o retorno das atividades com o máximo de segurança possível. Para que sejam eficazes, as estratégias de combate a infecções de qualquer natureza devem levar em consideração, no momento de sua formulação, as particularidades que cada ambiente de assistência à saúde possui. As novas rotinas devem contemplar a realidade socioeconômica local e permitir o cumprimento dos objetivos acadêmicos e sociais da Clínica Escola, mas devem ser revistas em períodos preestabelecidos pelos gestores ou de acordo com a evolução da situação sanitária local.

Palavras-chave

Contenção de Riscos Biológicos; Fonoaudiologia; Educação Continuada; Infecções por CoronavÍrus; Saúde Coletiva

Abstract

Purpose: Describe the preventive strategies used during the COVID-19 pandemic in the return of academic and health care activities in a Speech Therapy Teaching Clinic at a Brazilian public university. Methods: This is a descriptive study based on documentary research. The strategies were based on official recommendations from national and international institutions and/or organizations to combat COVID-19 published between March and June 2020. The strategic plan included an analysis of the clinic’s infrastructure, material and human resources, and user profile. The results are presented descriptively. Results: Actions based on the health recommendations to face the COVID-19 pandemic published until then considered adaptations to the infrastructure, care for the environment, and planning and implementation of a new health care routine and a biosafety protocol. The technical-scientific support provided by professionals in the field of biosafety was essential to assess local risks and establish preventive measures. Conclusion: A detailed description of strategies is a guiding instrument for the return to activities in the safest manner. To be effective, strategies to combat infections of any nature should be formulated considering the particularities of each health care environment. The new routines should contemplate the local socioeconomic reality and fulfill the academic and social objectives of the Speech Therapy Teaching Clinic, but they should be revised by the management team periodically or as the local health situation evolves.

Keywords

Containment of Biohazards; Speech, Language and Hearing Sciences; Education, Continuing; Coronavirus Infections; Public Health

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Submetido em:
13/07/2020

Aceito em:
07/10/2020

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