Intervenção baseada em leitura compartilhada de histórias: efeito nas tarefas de baixo e alto nível de leitura e escrita
Intervention based on shared story reading: effect on low and high challenge reading and writing tasks
Patrícia Aparecida Zuanetti, Carolina Bernardi Novaes, Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
Resumo
Objetivo: Investigar a eficácia de uma proposta de intervenção baseada em leitura compartilhada de histórias para a compreensão leitora, narrativa escrita e leitura/escrita de palavras. Método: 44 crianças divididas em dois grupos, segundo o desempenho destas em uma prova de compreensão leitora – G1: crianças com dificuldade em compreensão leitora; G2: sem dificuldades. Todas as crianças foram avaliadas em relação à leitura e escrita de palavras isoladas, compreensão leitora de frases e narrativa escrita. Após avaliação as crianças do G1 participaram de um programa de intervenção (15 encontros) que estimulava a leitura compartilhada de histórias. Após a intervenção todas as crianças (G1 e G2) foram reavaliadas. Os resultados foram comparados intra e intergrupos, sendo aplicados testes estatísticos pertinentes, adotando o nível de significância menor que 0,05. Resultados: Após o programa de intervenção as crianças do G1 apresentaram melhora significativa nas variáveis avaliadas. Na análise intergrupos, no momento da avaliação, G1 era diferente do G2 em leitura/escrita, compreensão leitora, capacidade julgar corretamente os verbos e em coerência textual. Na reavaliação, G1 se igualou ao G2 em coerência textual e, se aproximou do G2 em leitura/escrita de apalvras isoladas e compreensão leitora. Conclusão: A leitura compartilhada de histórias promoveu o desenvolvimento das habilidades de baixo e alto nível de leitura e escrita, sendo mais eficaz para as estratégias de alto nível (exemplo, narrativa escrita). Sugere-se que, para questões ortográficas, um programa específico para este aspecto seja associado
Palavras-chave
Abstract
Purpose: To investigate the effectiveness of an intervention proposal based on shared story reading for reading comprehension, written narrative and word reading/writing. Methods: 44 children divided into groups according to their performance in a reading comprehension test – The first group, named G1, was composed by children with reading comprehension difficulty; the second group, named G2, was composed by children who did not present difficulties. All children were evaluated regarding reading/writing isolated words, reading comprehension of sentences and written narrative. After this evaluation, children from G1 participated in an intervention program (15 meetings) that stimulated shared story reading. After the intervention, all children were reevaluated. Statistical analysis was intra and intergroup, being applied appropriate statistical tests adopting the significance level lower than 0.05%. Results: After the intervention program, children of G1 showed significant improvement in the evaluated variables. In the intergroup analysis, at the time of the evaluation, G1 was different from the G2 in reading/writing, reading comprehension, ability to correctly judge the verbs and in textual coherence. In the reassessment, G1 matched G2 in textual coherence, and approached G2 in reading / writing isolated words and reading comprehension. Conclusion: The shared reading of stories promoted the development of low and high level reading and writing skills, being more effective for high-level strategies (example, written narrative). It is suggested that, for orthographic questions, a specific program for this aspect be associated.
Keywords
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Submetido em:
29/04/2020
Aceito em:
04/07/2020