CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20202020129
CoDAS
Artigo Original

Intervenção baseada em leitura compartilhada de histórias: efeito nas tarefas de baixo e alto nível de leitura e escrita

Intervention based on shared story reading: effect on low and high challenge reading and writing tasks

Patrícia Aparecida Zuanetti, Carolina Bernardi Novaes, Marisa Tomoe Hebihara Fukuda

Downloads: 2
Views: 620

Resumo

Objetivo: Investigar a eficácia de uma proposta de intervenção baseada em leitura compartilhada de histórias para a compreensão leitora, narrativa escrita e leitura/escrita de palavras. Método: 44 crianças divididas em dois grupos, segundo o desempenho destas em uma prova de compreensão leitora – G1: crianças com dificuldade em compreensão leitora; G2: sem dificuldades. Todas as crianças foram avaliadas em relação à leitura e escrita de palavras isoladas, compreensão leitora de frases e narrativa escrita. Após avaliação as crianças do G1 participaram de um programa de intervenção (15 encontros) que estimulava a leitura compartilhada de histórias. Após a intervenção todas as crianças (G1 e G2) foram reavaliadas. Os resultados foram comparados intra e intergrupos, sendo aplicados testes estatísticos pertinentes, adotando o nível de significância menor que 0,05. Resultados: Após o programa de intervenção as crianças do G1 apresentaram melhora significativa nas variáveis avaliadas. Na análise intergrupos, no momento da avaliação, G1 era diferente do G2 em leitura/escrita, compreensão leitora, capacidade julgar corretamente os verbos e em coerência textual. Na reavaliação, G1 se igualou ao G2 em coerência textual e, se aproximou do G2 em leitura/escrita de apalvras isoladas e compreensão leitora. Conclusão: A leitura compartilhada de histórias promoveu o desenvolvimento das habilidades de baixo e alto nível de leitura e escrita, sendo mais eficaz para as estratégias de alto nível (exemplo, narrativa escrita). Sugere-se que, para questões ortográficas, um programa específico para este aspecto seja associado

Palavras-chave

Narrativa; Compreensão; Leitura; Linguagem; Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem  

Abstract

Purpose: To investigate the effectiveness of an intervention proposal based on shared story reading for reading comprehension, written narrative and word reading/writing. Methods: 44 children divided into groups according to their performance in a reading comprehension test – The first group, named G1, was composed by children with reading comprehension difficulty; the second group, named G2, was composed by children who did not present difficulties. All children were evaluated regarding reading/writing isolated words, reading comprehension of sentences and written narrative. After this evaluation, children from G1 participated in an intervention program (15 meetings) that stimulated shared story reading. After the intervention, all children were reevaluated. Statistical analysis was intra and intergroup, being applied appropriate statistical tests adopting the significance level lower than 0.05%. Results: After the intervention program, children of G1 showed significant improvement in the evaluated variables. In the intergroup analysis, at the time of the evaluation, G1 was different from the G2 in reading/writing, reading comprehension, ability to correctly judge the verbs and in textual coherence. In the reassessment, G1 matched G2 in textual coherence, and approached G2 in reading / writing isolated words and reading comprehension. Conclusion: The shared reading of stories promoted the development of low and high level reading and writing skills, being more effective for high-level strategies (example, written narrative). It is suggested that, for orthographic questions, a specific program for this aspect be associated.

Keywords

Narration; Comprehension; Reading; Language; Rehabilitation of Speech and Language Disorders

Referências

1. Whitehurst GJ, Falco FL, Lonigan CJ, Fischel JE, DeBaryshe BD, Valdez-Menchaca MC, et al. Accelerating language development through picture book reading. Dev Psychol. 1988;24(4):552-9. http://dx.doi. org/10.1037/0012-1649.24.4.552.

2. Fontes MJO, Cardoso-Martins C. Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo. Psicol Reflex Crit. 2004;17(1):83-94. http://dx.doi.org/10.1590/ S0102-79722004000100011.

3. Farah R, Meri R, Kadis DS, Hutton J, DeWitt T, Horowitz-Kraus T. Hyperconnectivity during screen-based stories listening is associated with lower narrative comprehension in preschool children exposed to screens vs dialogic reading: an EEG study. PLoS One. 2019;14(11):e0225445. http:// dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0225445. PMid:31756207.

4. Spinillo AG, Hodges LVSD. Análise de erros e compreensão de textos: Comparações entre Diferentes Situações de Leitura. Psicol, Teor Pesqui. 2012;28(4):381-8. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000400006.

5. Kim SY, Rispoli M, Lory C, Gregori E, Brodhead MT. The effects of a shared reading intervention on narrative story comprehension and task engagement of students with autism spectrum disorder. J Autism Dev Disord. 2018;48(10):3608-22. http://dx.doi.org/10.1007/s10803-018-3633- 7. PMid:29873015.

6. Menotti ARS, Domeniconi C, Costa ARA. Training of early childhood teachers for the use of successful shared reading strategies. CoDAS. 2020;32(1):e20180294. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20192018294. PMid:31721924.

7. Fisher C, Frey N, Lapp D. Shared readings: modeling comprehension, vocabulary, text structures, and text features for older readers. Read Teach. 2008;61(7):548-56. http://dx.doi.org/10.1598/RT.61.7.4.

8. Armand F, Lefrançois P, Baron A, Gomez MC, Nuckle S. Improving reading and writing learning in underprivileged pluri-ethnic settings. Br J Educ Psychol. 2004;74(3):437-59. http://dx.doi.org/10.1348/0007099041552350. PMid:15296549.

9. Twait E, Farah R, Shamir N, Horowitz-Kraus T. Dialogic reading vs screen exposure intervention is related to increased cognitive control in preschool-age children. Acta Paediatr. 2019;108(11):1993-2000. http:// dx.doi.org/10.1111/apa.14841. PMid:31074876.

10. Hutton JS, Phelan K, Horowitz-Kraus T, Dudley J, Altaye M, DeWitt T, et al. Shared reading quality and brain activation during story listening in preschool-age children. J Pediatr. 2017;191:204-11. http://dx.doi. org/10.1016/j.jpeds.2017.08.037. PMid:29173308.

11. Westerveld MF, Paynter J, Wicks R. Shared book reading behaviors of parents and their verbal preschoolers on the autism spectrum. J Autism Dev Disord. 2020;1(8):1-17. http://dx.doi.org/10.1007/s10803-020-04406-6. PMid:32067147.

12. Zuanetti PA, Fukuda MTH. Aspectos perinatais, cognitivos e sociais e suas relações com as dificuldades de aprendizagem. Rev CEFAC. 2012;14(6):1047-56. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000078.

13. Bovo EBP, Lima RF, Silva FCP, Ciasca SM. Relações entre as funções executivas, fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de aprendizagem. Rev. Psicopedag. 2016;33(102):272-82.

14. Nicolielo-Carrilho AP, Crenitte PAP, Lopes-Herrera SA, Hage SRV. Relationship between phonological working memory, metacognitive skills and reading comprehension in children with learning disabilities. J Appl Oral Sci. 2018;26:e20170414. http://dx.doi.org/10.1590/1678-7757-2017- 0414. PMid:30043932.

15. Capovilla FC, Seabra AG. Teste Constrativo de Compreensão Auditiva e de Leitura. In: Seabra AG, Dias NM, Capovilla FC, organizadores. Avaliação neuropsicológica cognitiva: leitura, escrita e aritmética. São Paulo: Memnon; 2012. p. 29-44.

16. Stein LM. Teste de desempenho escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1994.

17. Zuanetti PA, Bernardi CN, Silva K, Mishima-Nascimento F, Fukuda MTH. Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Rev CEFAC. 2016;18(4):843-53. http:// dx.doi.org/10.1590/1982-021620161843116.

18. Spinillo AG, Martins RA. Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças. Psicol.: Reflex. Crít. 1997;10(2):219-48. http://dx.doi. org/10.1590/S0102-79721997000200004.

19. Costa ER, Boruchovitch E. As estratégias de aprendizagem e a produção de textos narrativos. Psicol. Refl. Crit (Lond). 2009;22(2):173-80. http:// dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200002.

20. Massignani LRM, Oliveira AR, Kubo OM, Botomé SP. Dramatização de histórias infantis e a compreensão de leitura por crianças institucionalizadas. Psicol, Teor Pesqui. 2012;28(2):161-9. http://dx.doi.org/10.1590/S0102- 37722012000200004.

21.Carvalho-Souza ACF, Correa J. Reprodução escrita de histórias e a escrita ortográfica de crianças. Psicol. pesq. 2007;1(2):32-40.

22. Bigarelli JFP, Ávila CRB. Narrative and orthographic writing abilities in elementary school students: characteristics and correlations. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23(3):237-47. http://dx.doi.org/10.1590/S2179- 64912011000300009. PMid:22012158.

23. Santos MJ, Barrera SD. Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção. Psicol Esc Educ. 2015;19(2):253-60. http://dx.doi. org/10.1590/2175-3539/2015/0192827.

24. Ferreira AA, Silva ACF, Queiroga BAM. Written learning and maternal education. Rev CEFAC. 2014;16(2):446-56. http://dx.doi.org/10.1590/1982- 021620146512.

25. Salles JF, Corres J. A produção escrita de histórias por crianças e sua relação com as habilidades de leitura e escrita de palavras/pseudopalavras. Psicol USP. 2014;25(2):189-200. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564A20133813.


Submetido em:
29/04/2020

Aceito em:
04/07/2020

60c9fc9fa95395717636dd52 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections