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https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20202019206
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Original Article

Consciência fonológica, nomeação automática rápida e leitura em adultos analfabetos funcionais

Phonological awareness, rapid automatized naming, and reading of functionally illiterate adults

Matheus Sant’Ana Michelino, Elizeu Coutinho Macedo

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Resumo

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil de adultos analfabetos funcionais em tarefas de leitura, consciência fonológica (CF), e nomeação automática rápida (NAR); bem como correlacionar o desempenho dessas tarefas. Além disso, buscou-se compreender quanto que o desempenho em CF e NAR predizem o resultado em leitura de palavras e pseudopalavras. Método: Foram avaliados 23 adultos analfabetos funcionais em tarefas de inteligência, leitura, CF e NAR. Resultados: Os participantes apresentaram dificuldades em CF, tendo pobre desempenho em tarefas que envolviam análise e manipulação de fonemas. Em NAR, apresentaram maior facilidade na nomeação de itens alfanuméricos. Em relação à leitura, houve dificuldades no processamento fonológico, apresentando erros por troca fonológica. Análises de correlação indicaram que a leitura apresentou maiores correlações com NAR do que com CF. Por fim, a análise de regressão indicou que o desempenho em NAR é capaz de explicar mais da metade do resultado em leitura dos participantes. Conclusão: De modo geral, o perfil dos adultos analfabetos funcionais se caracteriza por apresentar prejuízos nas habilidades avaliadas, sendo esses prejuízos mais evidentes em CF ao nível dos fonemas, bem como na nomeação de itens não-alfanuméricos. Além disso, os resultados em NAR explicam melhor os resultados de leitura de palavras e pseudopalavras do que os resultados em CF.

Palavras-chave

Linguagem; Leitura; Analfabetismo; Aprendizagem; Adultos

Abstract

Purpose: The study’s purpose is to describe the cognitive profile of a sample of functionally illiterate individuals in reading, phonological awareness (PA) and rapid automatized naming (RAN), as well as to correlate the performance of these tasks. Moreover, it sought to understand how the performances in PA and RAN predict results in reading of words and pseudowords. Methods: 23 functionally illiterate adults were assessed for intelligence, reading, PA and RAN tasks. Results: Participants showed difficulties in PA, performing poorly in tasks involving phoneme analysis and manipulation. In RAN, they found it easier to name alphanumeric items. Regarding reading, they presented difficulties in phonological processing, with errors caused by phonological exchange. Correlation analyses indicated that reading presented higher correlations with RAN than PA. Finally, a regression analysis indicated that performance in RAN can account for more than half of participants’ reading results. Conclusion: In general, the profile of functionally illiterate adults presents impairment in the abilities assessed that are more evident in PA at phoneme levels as well as in naming of non-alphanumerical items. Moreover, the results in RAN explain those in word and pseudowords reading better than the results in PA.

Keywords

Language; Reading; Illiteracy; Learning; Adults

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Submitted date:
16/08/2019

Accepted date:
02/03/2020

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