CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20192019023
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Artigo Original

Exploratory study of the teaching of neuropsychology in the curricula of undergraduate courses in Speech‑Language Pathology

Estudo exploratório do ensino da neuropsicologia nos currículos dos cursos de graduação em fonoaudiologia

Alissa Costa Brasil; Tielly Leão Lara; Márcia Lorena Fagundes Chaves; Brian Lawlor; Bárbara Costa Beber

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Abstract

Purpose: To determine the level of teaching of neuropsychology within undergraduate courses of speech-language pathology in Brazil using an exploratory document analysis of the curricula of the undergraduate courses. Methods: It is a quantitative exploratory document analysis. A review of available documents from websites and/or received from course directors (pedagogical course project, course content, and/or syllabus) of public and private universities in Brazil was carried out. Using an agreed consensus checklist, 3 researchers verified which universities offered subjects on neuropsychology by means of a search for the term ‘neuropsychology’ or neuropsychological’. Associations between type of university and region and the provision of neuropsychology courses were also explored. Results: 72 universities were included in the study and only nine of them offered subjects on neuropsychology. None of the associations tested was statistically significant. Conclusion: The provision of neuropsychology for speech-language pathology undergraduate students is limited, and not associated with the type of university, the year of the pedagogical course project, or the region in which the university is located. The findings call attention to the need to adapt undergraduate curricula in speech-language pathology to consider the entire scope of this profession and address the epidemiology of communication disorders

Keywords

Language and Hearing Sciences; Neuropsychology; Higher Education; Cognitive Neuroscience; Neurology

Resumo

Objetivo: Identificar a presença do ensino da neuropsicologia nos cursos de graduação em fonoaudiologia no Brasil através de uma análise exploratória dos currículos dos cursos de graduação. Método: Estudo documental exploratório quantitativo. Foi realizada uma busca de documentos (projeto pedagógico de curso, ementário e/ou matriz curricular) nos websites das instituições de ensino superior públicas e privadas, ou via e-mail. A busca das informações necessárias para o estudo foi feita por três pesquisadores através de um checklist elaborado em consenso. Dessa maneira, pôde-se caracterizar as instituições de ensino e, posteriormente, foram investigadas quais delas ofereciam disciplinas que abordassem o tema da neuropsicologia através de uma busca pelo nome da disciplina. Foram exploradas associações entre a natureza da instituição de ensino superior, ano do projeto pedagógico de curso e região demográfica, com a presença de disciplinas sobre neuropsicologia. Resultados: Foram incluídas no estudo 72 instituições de ensino, sendo que destas apenas nove ofereciam a disciplina de neuropsicologia. Nenhuma das associações testadas gerou diferença estatisticamente significativa. Conclusão: Há uma carência na oferta de disciplinas de neuropsicologia para os estudantes de fonoaudiologia, e esta carência não tem relação nenhuma com a natureza da instituição de ensino superior, o ano do projeto pedagógico de curso ou com a região demográfica. Os achados chamam a atenção para a importância de um currículo que considere todo o escopo de atuação profissional e se ajuste à epidemiologia dos distúrbios da comunicação.

Palavras-chave

Fonoaudiologia; Neuropsicologia; Educação Superior; Neurociência Cognitiva; Neurologia

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Submetido em:
06/02/2019

Aceito em:
23/04/2019

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