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https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20192018205
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Comunicação Breve

Co-occurrence of phonological traits in orthographic replacement of sonorant phonemes

Coocorrência de traços fonológicos em substituições ortográficas de fonemas soantes

Suellen Vaz; Lourenço Chacon.

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Abstract

Purpose: This short presentation aims to indicate phonological features inherent to the sonorant consonant class (nasals and liquids) that might be relatively problematic in the orthographic records of these phonemes. Methods: orthographic replacement in text compositionsfrom children in the first grade of elementary school was analyzed. Data analysis was performed according to the Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC). Results: Results reveal that replacement was distributed between the two classes, and within each subclass, relatively unstable phonological contrasts were detected in the orthographic records of these phonemes. Conclusion: This relative instability of contrasts pointed out phonological issues, as well as issues related to the orthographic complexity of each these segments, thus indicating a non-direct relation between speech and spelling.

Keywords

Manual Writing; Language Development; Children; Speech, Language, and Hearing Sciences; Linguistics

Resumo

Objetivo: Esta comunicação breve tem como proposta mostrar os traços fonológicos inerentes à classe das soantes – nasais e líquidas – que seriam mais ou menos problemáticos no registro ortográfico desses fonemas. Método: Foram analisadas substituições ortográficas de produções textuais realizadas por crianças da 1ª série do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada de acordo com o modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC). Resultados: Foi observado que as substituições foram distribuídas entre as duas classes de fonemas e, no interior de cada uma, foram detectados contrastes fonológicos mais e menos instáveis no registro ortográfico desses fonemas. Conclusão: Essa maior e menor instabilidade de contrastes apontou para questões fonológicas, bem como para questões relacionadas à complexidade ortográfica desses segmentos, indicando, portanto, uma relação não direta entre fala e ortografia.

Palavras-chave

Escrita Manual; Desenvolvimento da Linguagem; Crianças; Fonoaudiologia; Linguística

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Submetido em:
10/09/2018

Aceito em:
05/06/2019

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