CoDAS
https://codas.org.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20192018141
CoDAS
Artigo Original

Self-referred personal behavior profile of university professors: association with communicative and vocal self-evaluation

Perfil de comportamento pessoal autorreferido por professores universitários: associação com a autoavaliação comunicativa e vocal

Iara Guirão Tonon; Nayara Ribeiro Gomes; Letícia Caldas Teixeira; Adriane Mesquita de Medeiros

Downloads: 4
Views: 1198

Abstract

Purpose: Describe the self-referred personal behavior profiles of university professors and verify the association of these profiles with the self-assessment of communicative aspects and vocal symptoms.

Methods: Study conducted with 334 professors at a public university who responded to an online questionnaire regarding voice use in teaching practice. Personal behavior profile classification was the response variable, which was divided into four types: pragmatic, analytical, expressive and affable. Explanatory variables were vocal self-perception, vocal resources, and communicative aspects. Descriptive data analysis was performed with application of the Pearson's Chi-squared and Fisher's Exact tests.

Results: University professors identified themselves more with the affable and expressive personal behavior profiles. Overall, professors presented good self-perception about vocal and communicative aspects, in addition to having reported few vocal symptoms. Profiles differed for some of the assessed variables, namely, pragmatic professors reported high speech velocity and sporadic eye contact; expressive professors demonstrated self-perception about their voice and strong voice intensity; those in the analytical profile self-reported negative perception about vocal quality, weak voice intensity, poor articulation and rapid speaking rate; the other professors mostly reported voice tiredness symptoms and difficulty projecting the voice.

Conclusion: University professors identify themselves mostly with the affable and expressive profiles. Self-perception analysis of the personal behavior profile in university professors showed the influence of self-reported personality characteristics on communicative skills in the classroom.

Keywords

Voice; Communication; Faculty; Nonverbal Communication; Personality.

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil de comportamento pessoal autorreferido por professores universitários, e verificar a associação destes perfis com a autoavaliação dos aspectos comunicativos e sintomas vocais.

Método: Estudo realizado com 334 professores de uma universidade pública que responderam um questionário online referente ao uso da voz na docência. A variável resposta foi a classificação do perfil de comportamento pessoal, identificado em quatro tipos: pragmático, analítico, expressivo e afável, e as variáveis explicativas foram: autopercepção vocal, recursos vocais e aspectos comunicativos. Foi realizada a análise descritiva dos dados, além dos testes Quiquadrado de Pearson e Exato de Fisher.

Resultados: Os professores universitários se identificaram mais com os perfis de comportamento pessoal afável e expressivo. De forma geral, os docentes demonstraram boa autopercepção dos aspectos vocais e comunicativos, além de terem relatado poucos sintomas vocais. Os perfis se diferenciaram em algumas variáveis estudadas: o pragmático relatou velocidade de fala rápida e, às vezes, realizar contato de olhos; o expressivo demonstrou autopercepção positiva de sua voz e intensidade forte. Professores com perfil analítico autorreferiram percepção negativa da qualidade vocal, intensidade fraca, articulação ruim e velocidade de fala rápida e, entre os demais perfis, foi o que mais relatou sintomas de cansaço na voz e dificuldade para projetar a voz.

Conclusão: Professores universitários se identificam predominantemente com os perfis afável e expressivo. A análise da autopercepção do perfil de comportamento pessoal em professores universitários mostra a influência das características da personalidade autorreferidas sobre as habilidades comunicativas em sala de aula.

Palavras-chave

 Voz; Comunicação; Docentes; Comunicação Não Verbal; Personalidade.

Referências

1. Netto BR. Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance. Rev CEFAC. 2013;15(1):25-39. http://dx.doi.org/10.1590/ S1516-18462012005000004.

2. Martinez CC, Gurgel LG, Magalhães CR. Communicative competences in professors and health professionals education: an exploratory study. J Speech Pathol Ther. 2016;1(1):1-5. http://dx.doi.org/10.4172/2472-5005.1000101.

3. Vieira AC, Behlau M. Análise de voz e comunicação oral de professores de curso pré-vestibular. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(3):346-51. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300010.

4. Azevedo LL, Martins PC, Mortimer EF, Quadros AL, Sá EF, Moro L, et al. Recursos de expressividade usados por uma professora universitária. Distúrb Comun. 2014;26(4):777-89.

5. Rodrigues ALV, Medeiros AM, Teixeira LC. Impactos da voz do professor na sala de aula: revisão da literatura. Distúrb Comun. 2017;29(1):2-9. http:// dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p2-9.

6. Santos TD, Andrada e Silva MA. Comunicação não verbal com profissionais da voz: o que se pesquisa na fonoaudiologia. Rev CEFAC. 2016;18(6):1447- 55. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161865116.

7. Júlio CA. Quem é este desconhecido no outro lado da mesa? In: Júlio CA. A magia dos grandes negociadores: venda produtos, serviços, ideias e você mesmo com muito mais eficácia. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2005. p. 65-90.

8. May GL, Gueldenzoph LE. The effect of social style on peer evaluation ratings in project teams. J Bus Commun. 2006;43(1):4-20. http://dx.doi. org/10.1177/0021943605282368.

9. Godinho WB, Macioski JMK. Estilos de negociação - a maneira pessoal de realizar negócios internacionais. Ciênc Opinião. 2005;2(1-2):143-65.

10. Schlee RP. Social styles of students and professors: Do students’ social styles influence their preferences for professors? J Mark Educ. 2005;27(2):130- 42. http://dx.doi.org/10.1177/0273475305276624.

11. Brito EPA. Técnicas de negociação. ITPAC. 2011;4(1):20-7.

12. Barbosa N, Cavalcanti ES, Neves EAL, Chaves TA, Coutinho FA, Mortimer EF. A expressividade do professor universitário como fator cognitivo no ensino-aprendizagem. Ciênc Cogn. 2009;14(1):75-102.

13. Almeida AAF, Fernandes LR, Azevedo EHM, Pinheiro RSA, Lopes LW. Características vocais e de personalidade de pacientes com imobilidade de prega vocal. CoDAS. 2015;27(2):178-85. http://dx.doi.org/10.1590/2317- 1782/20152014144. PMid:26107084.

14. Meulenbroek LF, Thomas G, Kooijman PG, de Jong FI. Biopsychosocial impact of the voice in relation to the psychological features in female student teachers. J Psychosom Res. 2010;68(4):379-84. http://dx.doi.org/10.1016/j. jpsychores.2009.10.002. PMid:20307705.

15. El Uali Abeida M, Fernández Liesa R, Vallés Varela H, García Campayo J, Rueda Gormedino P, Ortiz García A. Study of the influence of psychological factors in the etiology of vocal nodules in women. J Voice. 2013;27(1):129. e15-20. PMid:22088305.

16. Mattei A, Revis J, Giovanni A. Personality traits inventory in patients with vocal nodules. Eur Arch Otorhinolaryngol. 2017;274(4):1911-7. http:// dx.doi.org/10.1007/s00405-016-4421-7. PMid:27942894.

17. Roy N, McGrory J, Tasko S, Bless D, Heisey D, Ford CN. Psychological correlates of functional dysphonia: An investigation using the Minnesota Multiphasic Personality Inventory. J Voice. 1997;11(4):443-51. http:// dx.doi.org/10.1016/S0892-1997(97)80041-0. PMid:9422279.

18. Roy N, Bless DM, Heisey D. Personality and voice disorders: A multitraitmultidisorder analysis. J Voice. 2000;14(4):521-48. http://dx.doi.org/10.1016/ S0892-1997(00)80009-0. PMid:11130110.

19. Behlau M, Zambon F, Guerrieri AC, Roy N. Epidemiology of voice disorders in teachers and nonteachers in Brazil: Prevalence and adverse effects. J Voice. 2012;26(5):665.e9-e18. http://dx.doi.org/10.1016/j. jvoice.2011.09.010. PMid:22516316.

20. Roy N, Merrill RM, Thibeault S, Parsa RA, Gray SD, Smith EM. Prevalence of voice disorders in teachers and the general population. J Speech Lang Hear Res. 2004;47(2):281-93. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2004/023). PMid:15157130.

21. Romano CC, Alves LA, Secco IAO, Ricz LNA, Robazzi MLCC. A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2011;19(5):1188-96.

22. Andrade BMR, Nascimento LS, Passos CRS, Nascimento UN, Souza GGA, Santos TC, et al. Caracterização vocal dos discentes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Distúrb Comun. 2014;26(4):752-68.

23. Lima JP, Ribeiro VV, Cielo CA. Sintomas vocais, grau de quantidade de fala e de volume de voz de professores. Distúrb Comun. 2015;27(1):129- 37.

24. Servilha EAM, Correia JM. Correlações entre condições do ambiente, organização do trabalho, sintomas vocais autorreferidos por professores universitários e avaliação fonoaudiológica. Distúrb Comun. 2014;26(3):452- 62.

25. Anhaia TC, Klahr PS, Cassol M. Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal. Rev CEFAC. 2015;17(1):52-7. http://dx.doi.org/10.1590/1982- 021620153314.

26. Gomes NR, Teixeira LC, Medeiros AM. Vocal symptoms in university professors: Their association with vocal resources and with work environment. J Voice. 2018; [ahead of print]. http://dx.doi.org/10.1016/j. jvoice.2018.10.010. PMid:30473269.

27. Servilha EAM, Arbach MP. Avaliação do efeito de assessoria vocal com professores universitários. Distúrb Comun. 2013;25(2):211-8.

28. Wachelke J, Natividade J, Andrade A, Wolter R, Camargo B. Caracterização e avaliação de um procedimento de Coleta de Dados Online (CORP). Aval Psicol. 2014;13(1):143-6.


Submetido em:
24/06/2018

Aceito em:
22/05/2019

5e56d64e0e8825d7245d5a15 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections